Trem viagem do Rio de Janeiro a Corumbá!

História, estórias e debates diversos sobre nossa memória ferroviária.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Stormkamared
Membro Pleno
Mensagens: 77
Registrado em: 11 Jun 2008, 15:03
Localização: São Paulo-SP

Trem viagem do Rio de Janeiro a Corumbá!

Mensagem não lida por Stormkamared » 11 Jun 2008, 21:43

Esse video é um achado e histórico, e você vai ver nele uma coisa importante, de como os trens eram cheios e tinham demanda, só faltava era incentivo e competência pra mante-los funcionando em ordem, na NOB era um meio barato e fucnional de transporte, uma vergonha e uma triteza ver o que fizeram com a nossa malha ferroviária pra passageiros, nostalgico, lindo e saudoso tempo, uma reportagem com a Gloria Maria, pelo jeito inicio dos anos 80, se dirvitam.É uma repotagem feita por ela saindo do Rio de Janeiro, passando por São Paulo( Luz), pegando o Fepasa pra Itirapina, fazendo baldeação pela Alta Paulista até Bauru, lá pegando o trem para Corumbá, passando pelo Pantanal até a divisa com a Bolivia.

http://www.youtube.com/watch?v=BYR2FOivkWA

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 13 Jun 2008, 08:15

Bah, cara, que bom que postaste esse link. Olha só que viagenzinha BOA de fazer, devia ser!

Sensacional! E lá se foi para o descaso e disperdício também.... :cry:

Muito bom!


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 14 Jun 2008, 00:19

Que tristeza ver essas imagens e pensar que tínhamos uma grande rede de transporte ferroviário que foi praticamente extinta. Desculpem a repetição: nasci na época errada.


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 14 Jun 2008, 00:51

assisti tambem o video, e apesar dos cortes , estava bom

2 dias de viagem...mas tambem da pra aproveitar cada centimetro da paisagem...
deveria ser interessante faze uma viagem dessas :wink:

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: Trem viagem do Rio de Janeiro a Corumbá!

Mensagem não lida por André Aquino » 18 Abr 2009, 01:16

Imagem

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Trem viagem do Rio de Janeiro a Corumbá!

Mensagem não lida por Vicente » 18 Abr 2009, 17:06

app app app
Belíssimos documentos, pessoal!
O triste é ver na reportagem da Glória Maria uma V-8 funcionando, em Bauru, e depois, no vídeo do Maestro, a Wanderléa depenada...

Triste é o país onde o povo é omisso.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Trem viagem do Rio de Janeiro a Corumbá!

Mensagem não lida por Haiser » 18 Abr 2009, 21:12

O fato que mais me chamou atenção :


Gloria Maria do ano do vídeo para hoje só mudou : Corte de Cabelo!.


Lescaut
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Abr 2009, 01:45

Re: Trem viagem do Rio de Janeiro a Corumbá!

Mensagem não lida por Lescaut » 18 Abr 2009, 21:19

Verdade seja dita, esse tipo de transporte seria competitivo, hoje, se continuasse sem receber investimentos?

Nota-se pelo vídeo que a maioria dos que realizavam a viagem de São Paulo a Bauru, e de lá a Corumbá, eram mais pobres. Sei lá...

Eu acho que, implementado o TAV, os governos têm que voltar com as ferrovias regionais, mas com investimentos. Não é pra ser trem-bala, mas não precisa ser o sacolejão. :P

Eu acho inadimissível não haver ligação de trem entre o Rio e Petrópolis, por exemplo...

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: Trem viagem do Rio de Janeiro a Corumbá!

Mensagem não lida por André Aquino » 22 Abr 2009, 00:38

Lescaut escreveu:Verdade seja dita, esse tipo de transporte seria competitivo, hoje, se continuasse sem receber investimentos?

Nota-se pelo vídeo que a maioria dos que realizavam a viagem de São Paulo a Bauru, e de lá a Corumbá, eram mais pobres. Sei lá...

Eu acho que, implementado o TAV, os governos têm que voltar com as ferrovias regionais, mas com investimentos. Não é pra ser trem-bala, mas não precisa ser o sacolejão. :P

Eu acho inadimissível não haver ligação de trem entre o Rio e Petrópolis, por exemplo...
Deviam manter o trem em ótimas condições de trafego. Os pobres também tem plenos direitos de viajar.

Tudo bem que nesta nossa sociedade eles são ignorados e até odiados. Triste é ver seus filhos e filhas querendo viajar e não poderem.
Imagem


Lescaut
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Abr 2009, 01:45

Re: Trem viagem do Rio de Janeiro a Corumbá!

Mensagem não lida por Lescaut » 22 Abr 2009, 01:13

André Aquino escreveu:
Lescaut escreveu:Verdade seja dita, esse tipo de transporte seria competitivo, hoje, se continuasse sem receber investimentos?

Nota-se pelo vídeo que a maioria dos que realizavam a viagem de São Paulo a Bauru, e de lá a Corumbá, eram mais pobres. Sei lá...

Eu acho que, implementado o TAV, os governos têm que voltar com as ferrovias regionais, mas com investimentos. Não é pra ser trem-bala, mas não precisa ser o sacolejão. :P

Eu acho inadimissível não haver ligação de trem entre o Rio e Petrópolis, por exemplo...
Deviam manter o trem em ótimas condições de trafego. Os pobres também tem plenos direitos de viajar.

Tudo bem que nesta nossa sociedade eles são ignorados e até odiados. Triste é ver seus filhos e filhas querendo viajar e não poderem.
Ah, sim!

Eu quis dizer que talvez o público-alvo fosse outro. Mas até hoje o que a gente vê é gente mais pobre encarando aquela viagem terrível de ônibus pelas estradas.

Aliás, eu acho que o retrato mais emblemático é o filme Central do Brasil. Apesar de a estação de trem ser a locação principal, a viagem para o interior é feita naquele ônibus horroroso. Bem, pelo menos foram realistas. :D


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Trem viagem do Rio de Janeiro a Corumbá!

Mensagem não lida por Pablo ITT » 22 Abr 2009, 19:59

Lescaut escreveu:Verdade seja dita, esse tipo de transporte seria competitivo, hoje, se continuasse sem receber investimentos?

Nota-se pelo vídeo que a maioria dos que realizavam a viagem de São Paulo a Bauru, e de lá a Corumbá, eram mais pobres. Sei lá...

Eu acho que, implementado o TAV, os governos têm que voltar com as ferrovias regionais, mas com investimentos. Não é pra ser trem-bala, mas não precisa ser o sacolejão. :P

Eu acho inadimissível não haver ligação de trem entre o Rio e Petrópolis, por exemplo...
Já esta chegando a hora de voltar a subir a serra de Petrópolis em grande estilo.
Não sei se é só promessa mas, pelos técnicos que apresentaram os projetos no sem. Rio de Volta aos Trilhos é só uma questão de tempo.
:beer:

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: Trem viagem do Rio de Janeiro a Corumbá!

Mensagem não lida por Pranda » 22 Abr 2009, 22:35

Bela reportagem da Gloria Maria, e pensar que quase fiz esta viagem, uma coisa ou outra, não deu certo uma vez, deixei para lá, quando pensei em fazer novamente a mesma já não era possível.

Mas também o video do maestro é muito simplista e partidario, na verdade a culpa é de toda a sociedade brasileira, nos últimos 50 anos.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: Trem viagem do Rio de Janeiro a Corumbá!

Mensagem não lida por André Aquino » 07 Jan 2010, 00:12















:X:
Imagem

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Trem viagem do Rio de Janeiro a Corumbá!

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 07 Jan 2010, 13:55

Mas afinal falaram q o trêm do Pantanal seria reativado como turístico,afinal saiu????
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Trem viagem do Rio de Janeiro a Corumbá!

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 08 Jan 2010, 12:03

Pranda escreveu:Bela reportagem da Gloria Maria, e pensar que quase fiz esta viagem, uma coisa ou outra, não deu certo uma vez, deixei para lá, quando pensei em fazer novamente a mesma já não era possível.

Mas também o video do maestro é muito simplista e partidario, na verdade a culpa é de toda a sociedade brasileira, nos últimos 50 anos.
Isso é verdade,puxou muita sardinha por lado do Fernando Henrique Cardoso,mas na verdade o sucateamento das ferrovias brasileiras já se arrastava faz mais tempo,pra ser mais exato desde quando da política de incentivo a indústria automobilística realizada por JK na década de 50...

Além de simplista,partidário e um pouco de modo ''Tv Fama'' de passar notícias(na boa aqueles bonecos do Pânico,caveirinha,foto de gente chorando me fizeram perder muitas vezes a minha atenção nas imagens,isso quando elas não ocupavam quase a imagem inteira)ele puxa tbm pro lado religioso,na descrição do vídeo para qm for ver este vídeo no Youtube verão isso,e no vídeo no iníciozinho tbm se fala nisso... <_< <_<
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

André Aquino
USUÁRIO JR
Mensagens: 327
Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26

Re: Trem viagem do Rio de Janeiro a Corumbá!

Mensagem não lida por André Aquino » 13 Jan 2010, 15:06

André Vasconcellos escreveu:Mas afinal falaram q o trêm do Pantanal seria reativado como turístico,afinal saiu????
O trem saiu, sim. Infelizmente nao vem até Bauru igual o velho. :X: :brrb: nnoo
Imagem

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “NOSTALGIA SOBRE TRILHOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes