[Notícia] Estado e União Assinam Convênio para Implantar L3

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[Notícia] Estado e União Assinam Convênio para Implantar L3

Mensagem não lida por Renanfsouza » 05 Jun 2008, 13:21

Estado e União Assinam Convênio para Implantar Linha 3 do Metrô

27/12/2007 - 19h38

A Secretaria Estadual de Transportes fecha o ano com chave de ouro. Na última semana de 2007, o Governo Federal está repassando R$ 5 milhões para o projeto executivo da Linha 3 do metrô. Esse é o primeiro passo para a implantação da linha que vai ligar Niterói a Itaboraí. A assinatura do convênio para a transferência de recursos aconteceu nesta quinta-feira, dia 27 de dezembro, em Nilópolis. O termo foi assinado pelo governador Sérgio Cabral, pelo Ministro das Cidades, Márcio Fortes e pelo Secretário de Transportes, Julio Lopes.

A obra da Linha 3 está orçada em aproximadamente R$ 800 milhões. Em contrapartida ao aporte federal, o estado destinará R$ 2.140 milhões para o projeto executivo, que vai definir os principais detalhes para a realização da obra. Nos últimos dez anos, essa é a primeira vez que o Governo Federal investe recursos a fundo perdido na expansão do metrô no Rio de Janeiro. Todas as obras anteriores vinham contando apenas com recursos próprios do estado e financiamentos externos. Pelos planos do secretário de Transportes, o trabalho inicial estará pronto em 10 meses.

- Só a partir da conclusão do projeto executivo é que poderemos iniciar as obras da Linha 3. A ligação vai atender entre 80 e 100 mil passageiros por dia. Essa região de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí é uma das que mais precisam de novos investimentos em transportes. Com o funcionamento do Comperj, então, vai aumentar ainda mais a demanda por transporte de massa. Vamos também recorrer ao Governo Federal para podermos acelerar as obras e, quem sabe, entregar esse trecho pronto ainda no governo Sérgio Cabral – destacou Julio Lopes.

O primeiro trecho da Linha 3 terá 12,5 km e ligará a antiga estação de trem do Barreto, em Niterói, até o bairro Zé Garoto, em São Gonçalo. Pela previsão dos técnicos da Secretaria de Transportes, nesse trecho a linha será suspensa. O elevado por onde passarão as composições do metrô deverá ser erguido sobre a linha férrea que existe na área. Inicialmente, chegou-se a cogitar a hipótese de aproveitar o leito ferroviário para a implantação do metrô.

Mas, levantamentos feitos pela Secretaria de Transportes e de Habitação mostraram que, dessa forma, a obra ficaria muito mais cara devido à necessidade de remover mais de 10 mil casas construídas indevidamente às margens da ferrovia. Além disso, os 12 cruzamentos que existem ao longo da linha tornariam necessária a construção de viadutos ou mergulhões caso o metrô passasse no mesmo nível da rua. Obras que trariam impacto muito maior à rotina da região.

A Secretaria de Transportes pretende utilizar na Linha 3 os antigos carros que funcionavam na Linha 2 do metrô e que foram substituídos no final da década de 90. Hoje, 14 trens articulados, num total de 28 carros, estão guardados em perfeitas condições no pátio da Opportrans. Cada um deles tem capacidade de transportar 1.300 pessoas por viagem.

Desde o início do ano, o secretário Julio Lopes vem trabalhando para implantação do projeto. Foram inúmeras reuniões técnicas, encontros com as prefeituras de Niterói e São Gonçalo, e até visitas com investidores estrangeiros interessados em operar a ligação. Em maio, por exemplo, Julio Lopes levou um grupo de executivos da Veólia, empresa francesa que é a maior operadora de transportes do mundo, presente em 25 países.

Fonte: SETRANS/RJ
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

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