Quatro estações do metrô fechadas após desabamento

Moderador: Guilherme Pinho

Avatar do usuário

Autor do tópico
Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Quatro estações do metrô fechadas após desabamento

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 26 Jan 2012, 18:29

25.01.12 às 22h26 > Atualizado em 26.01.12 às 01h03..

Quatro estações do metrô fechadas após desabamento



Rio - Por conta do desabamento na Avenida Treze de Maio, no Centro do Rio, o Metrô Rio fechou às 21h55 as estações Cinelândia, Carioca, Presidente Vargas e Uruguaiana, que ficam no entorno do imóvel.

A linha 1 funciona de Saens Pena até a Central e da Glória até General Osório, sendo interrompida no trecho do Centro. A linha 2 funciona da Pavuna até Estácio. Para ir à Central, é preciso fazer a transferência para a linha 1. A baldeação será no Estácio para desafogar a estação Central.

Os técnicos da concessionária, junto à Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, começaram a avaliar na noite desta quarta-feira se a tragédia afetou alguma estrutura do metrô ou se há vazamento de gás na região.

A Guarda Municipal afirmou que está no local com 60 homens e que já houve um princípio de incêndio. A Defesa Civil estima que 11 pessoas teriam sido atingidas pelo desabamento do prédio de 18 andares na Avenida Treze de Maio, no Centro da cidade, na noite desta quarta-feira. Este número seria de mortos e feridos, no entanto ainda não há precisão quanto às informações.

Com a queda, os imóveis ao lado, de oito e quatro andares foram atingidos. O menor foi destruído enquanto o outro acabou parcialmente destruído. O prédio fica ao lado do Theatro Municipal, que foi atingido em seu anexo.

O professor da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe) da UFRJ, Moacyr Duarte, afirmou que é primordial que haja uma inspeção nos prédios vizinhos para cuidar da segurança do resgate de vítimas. "É preciso saber se as outras estruturas foram comprometidas", disse à Globo News.

Um homem que estava em frente ao prédio afirmou que ajudou a retirar três pessoas feridas dos escombros após o acidente. Orlando Silvino, de 52 anos, estava em um churrasquinho na frente da construção e afirmou que as pessoas foram levadas para o Hospital Souza Aguiar, também no Centro.

O analista de sistemas Fernando Amaro, de 29 anos, também estava na frente do prédio e contou que fugiu das primeiras pedras que cairam antes do desabamento total. De acordo com Fernando, ele aguardava um grupo de 10 amigos que faziam um treinamento no 6º andar. Os bombeiros aumentaram o isolamento no local para impedir a aproximação de curiosos. Ainda não há um número oficial de feridos.

Policiais militares e equipes da Prefeitura também estão no local. A Defesa Civil ainda não precisou o número de vítimas, mas, os técnicos acreditam que possam haver pessoas soterradas sob a grande quantidade de escombros. O prédio fica ao lado do Teatro Municipal. O prefeito Eduardo Paes já se dirige para o local.

Por conta do incidente, a Avenida Almirante Barroso, trecho entre a Rua Senador Dantas e Avenida Rio Branco, no Centro, encontra-se interditada ao tráfego de veículos em ambos os sentidos.

De acordo com testemunhas que estão no local, um tremor foi sentido junto de forte estrondo na hora do desabamento e uma grande nuvem branca tomou conta da região. Além disso, nos arredores do prédio são ouvidos diversos gritos de socorro. Diversos veículos foram atingidos e há relatos de cheiro de gás no local.

O prédio de 18 andares funcionava até às 21h e tinha em seu primeiro andar uma agência bancária. O terceiro e o nono andar estavam em obras. Um cordão de isolamento foi formado e um prédio ao lado de 21 andares, já foi isolado e também corre risco de desabamento. O fornecimento de luz e gás do imóvel foram cortados.

Ainda não há informações sobre as causas do desabamento.

---
Fonte: O Dia Online

Avatar do usuário

Autor do tópico
Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Linhas 1 e 2 do metrô carioca operam normalmente

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 26 Jan 2012, 18:33

Linhas 1 e 2 do metrô carioca operam normalmente

26/1/2012 15:09, Por Redação, com ABr – de Brasília



Ainda há um pouco de fumaça e cheiro forte de queimado nas estações Cariocas e Uruguaiana devido o desabamento de três prédios no centro do Rio, mas as linhas operam normalmente

As linhas 1 e 2 do metrô carioca estão operando normalmente desde as 5h, mas ainda há muita fumaça e forte cheiro de queimado nas estações Carioca e Uruguaiana, em decorrência do desabamento de três prédios, na noite da quarta-feira, na Avenida 13 de Maio, no centro do Rio. Assim que os trens se aproximam das duas estações, os passageiros vão sendo alertados do problema pelos condutores, por meio do sistema de alto-falante.

Logo após o desabamento, a concessionária Metrô Rio determinou o fechamento, por medida preventiva, das estações Cinelândia, Carioca, Uruguaiana e Presidente Vargas, todas na região central da cidade. Até a meia-noite, quando o metrô deixa de circular, a Linha 1 funcionou apenas entre as estações Glória e General Osório, no sentido sul, e da Central a Saens Peña, na direção norte. Já a Linha 2 ficou operando da Pavuna ao Estácio.

Após vistoria feita durante a madrugada pelos bombeiros, que não constataram danos estruturais no trecho por onde passam os trens das duas linhas, o tráfego foi normalizado.

As galerias da Linha 1 do metrô passam sob a Avenida 13 de Maio, que liga o Largo da Carioca à Cinelândia. Foi na década de 70 do século passado, quando o metrô foi construído, que a 13 de Maio se tornou uma via de pedestres, com tráfego de carros limitado a veículos de serviço e carros autorizados a estacionar.

---
Fonte: Correio do Brasil

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 5 visitantes