[Notícia] CPTM renova identidade visual

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Edegar Faria
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Dez 2008, 16:37

Uma análise do logo

Mensagem não lida por Edegar Faria » 20 Dez 2008, 23:10

Olá pessoal!

Sou novo aqui e venho dar meu pitaco como profissional sobre esse logo. Sou formado em Design Gráfico e adoro sistemas metroferroviários, sobretudo os que uso.

Todos sabem a imagem que temos da CPTM nos dias de hoje. Apesar do constante esforço no remodelamento, as coisas parecem andar devagar. Essa semana assisti ao SPTV com manchetes curiosas que incluíam o novo estacionamento do Metrô e os problemas que fizeram a linha 9 - Esmeralda funcionar deficientemente. É evidente que a notícia foi divulgada pelo fato da linha estar de frente com a Rede Globo, mas não entremos em detalhes, foi apenas para termos a visão dos meios televisivos.

Há 40 anos prestando serviços, o Metrô de São Paulo sempre foi sinônimo de qualidade. As alterações visuais que foram feitas soaram sutis ou intermediárias. O visual foi copiado, inclusive, por sistemas no Brasil.

Quando um logo é feito, leva-se em conta uma série de fatores complexos que demandam estudo e planejamento. Um bom logotipo exige pouca manutenção ao longo dos anos e fixa na mente de seus consumidores. Acompanhamos uma aproximação dos visuais da CPTM e do Metrô, estando os dois em "caixas" azuis. Mas, agora, quando tudo muda drasticamente (até o mapa da rede), fica difícil aproximar a imagem das duas companhias em termos de qualidade de serviços.

Chegamos em um ponto interessante: sempre que uma empresa vai mal, ela muda sua identidade para simbolizar uma nova fase. Mas, uma coisa extremamente importante deve ser acrescentada: o investimento em marketing e publicidade deverá ser pesado. Bom, o tempo dirá!


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 20 Dez 2008, 23:16

Pois é, justamente quando dizem que querem atribuir a qualidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo à operação da CPTM, resolvem torná-las totalmente diferentes. Não consigo entender. o0
Imagem

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Uma análise do logo

Mensagem não lida por HGP » 20 Dez 2008, 23:22

Edegar Faria escreveu:Olá pessoal!

Sou novo aqui e venho dar meu pitaco como profissional sobre esse logo. Sou formado em Design Gráfico e adoro sistemas metroferroviários, sobretudo os que uso.

Todos sabem a imagem que temos da CPTM nos dias de hoje. Apesar do constante esforço no remodelamento, as coisas parecem andar devagar. Essa semana assisti ao SPTV com manchetes curiosas que incluíam o novo estacionamento do Metrô e os problemas que fizeram a linha 9 - Esmeralda funcionar deficientemente. É evidente que a notícia foi divulgada pelo fato da linha estar de frente com a Rede Globo, mas não entremos em detalhes, foi apenas para termos a visão dos meios televisivos.

Há 40 anos prestando serviços, o Metrô de São Paulo sempre foi sinônimo de qualidade. As alterações visuais que foram feitas soaram sutis ou intermediárias. O visual foi copiado, inclusive, por sistemas no Brasil.

Quando um logo é feito, leva-se em conta uma série de fatores complexos que demandam estudo e planejamento. Um bom logotipo exige pouca manutenção ao longo dos anos e fixa na mente de seus consumidores. Acompanhamos uma aproximação dos visuais da CPTM e do Metrô, estando os dois em "caixas" azuis. Mas, agora, quando tudo muda drasticamente (até o mapa da rede), fica difícil aproximar a imagem das duas companhias em termos de qualidade de serviços.

Chegamos em um ponto interessante: sempre que uma empresa vai mal, ela muda sua identidade para simbolizar uma nova fase. Mas, uma coisa extremamente importante deve ser acrescentada: o investimento em marketing e publicidade deverá ser pesado. Bom, o tempo dirá!


Bem vindo Edegar, nao se esqueça de se apresentar no respectivo forum de apresentações para todos te conhecerem e darem as boas vindas!

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 20 Dez 2008, 23:37

Bem,o novo mapa da CPTM agora está mais ''legível'' e o visual vermelho caiu bem nos 2070...Agora é oq todos disseram acima,se este marca o início de uma nova fase o tempo nos dirá...

E eu me pergunto:E todos os trens reformados até antes da renovação visual vão ficar na mesma quanto a pintura não? :(
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 20 Dez 2008, 23:40

Disse um funcionario da alta cupula que todos serão colocados na cor vermelha. (ou seja, mais gastos, já que poderiam ter vindo na nova cor)

Agora, até quando, só Nostradamus dirá :lol:



Agora há também quem diga que isso só será aplicado na linha 9. Outros dizem que serão nas linhas 9 10 e 11 primeiro, e só depois nas outras..

Boatos por enquanto.
Imagem


Edegar Faria
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Dez 2008, 16:37

Mensagem não lida por Edegar Faria » 20 Dez 2008, 23:56

Imaginem o cara que cuida da Assessoria de Imprensa da CPTM! :lol:

Primeiro uma mudança no nome das linhas, depois a identidade da empresa com trens recém reformados e outros adquiridos. Isso só desgasta a imagem da empresa.

Como a CPTM é meio maluca, é bem capaz de pintarem tudo. Chega até a ser engraçado ver os 1100 e os 1600 pintados de vermelho, hehe.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 21 Dez 2008, 00:00

Edegar Faria escreveu:Imaginem o cara que cuida da Assessoria de Imprensa da CPTM! :lol:

Primeiro uma mudança no nome das linhas, depois a identidade da empresa com trens recém reformados e outros adquiridos. Isso só desgasta a imagem da empresa.

Como a CPTM é meio maluca, é bem capaz de pintarem tudo. Chega até a ser engraçado ver os 1100 e os 1600 pintados de vermelho, hehe.
Mas a nova identidade visual não possui a cor cinza??É mais provável q apenas façam uma faixa vermelha na altura dos frisos laterais e na frente a faixinha vermelha com o novo logo da CPTM,no lugar das faixinhas vermelha e azul...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 21 Dez 2008, 00:09

o que ele está fazendo em Julio Prestes?

Todos da linha 9 serão pintados?
Se não já terei que começar a pintar algumas composições minhas!
Rodrigo Lopes


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 21 Dez 2008, 00:15

Lopes escreveu:o que ele está fazendo em Julio Prestes?

Todos da linha 9 serão pintados?
Se não já terei que começar a pintar algumas composições minhas!

Sim, todos da CPTM serão pintados, conforme tão prometendo.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 21 Dez 2008, 00:46

Mais trabalho...
Só vou pintar 2 carros de um 3000!

como ficou as laterais dele?
Rodrigo Lopes


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 21 Dez 2008, 01:03

Lopes escreveu:Mais trabalho...
Só vou pintar 2 carros de um 3000!

como ficou as laterais dele?
O 3000 não foi pintado ainda.... ;)


Só aquele 2071 é que foi.
Imagem


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 21 Dez 2008, 01:17

Vou esperar....
Vai que não pintam..

Mas alguém tem fotos da Lateral dele? (2071)
Rodrigo Lopes


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 21 Dez 2008, 01:17

Vai lá no topico q você encontra
Imagem

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 21 Dez 2008, 01:18

Será interessante ver o 5000 ganhar novamente uma cor q é muito familiar pra ele...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Mensagem não lida por Correia431M » 21 Dez 2008, 02:35

E os 2100, vão voltar ao padrão antigo, como se estivessem operando pela Renfe, na Espanha.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178


visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por visitante » 21 Dez 2008, 17:59

Em tempos: o site já está com a nova logomarca.


Diego César
USUÁRIO JR
Mensagens: 92
Registrado em: 15 Dez 2008, 11:10
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Diego César » 21 Dez 2008, 21:18

Acho até que os 2100 vão ficar bonitos.

Pelo menos é garantido que os que já estão com a pintura bem feinha e com alguns "remendos",como o 2114,2137,2103 vão ficar legais.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 22 Dez 2008, 00:13

Mas esses 2100 vão demorar muito pra voltar a "ativa"?
Rodrigo Lopes


Edegar Faria
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Dez 2008, 16:37

Mensagem não lida por Edegar Faria » 22 Dez 2008, 00:26

Por falar em 2100 (isso muito me interessa, hehe), estou doido para ver os novos itens de acessibilidade. Tomara que deixem o anúncio das estações mais claro, como na Linha 5 :lol: .

Eu vi uma foto esses tempos de um vagão lá no Brás. Estava na fase de funilaria, sem portas e bancos. Não sei dizer de quando é a foto.


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 22 Dez 2008, 00:52

Sim, o 2148 continua nas oficinas de Roosevelt/Brás

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes