[Notícia] CPTM garante Expresso Leste e Metrô Leve até o fim

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

[Notícia] CPTM garante Expresso Leste e Metrô Leve até o fim

Mensagem não lida por Caco » 14 Jan 2009, 17:33

Mogi News, 14 de janeiro de 2009

O presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Sérgio Henrique Passos Avelleda, se reuniu ontem com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) para tratar sobre a implantação, em Mogi, do chamado Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que a CPTM está chamando de Metrô Leve. Avelleda garantiu que, até o final do próximo ano, o Expresso Leste estará circulando entre as estações de Guianases e Suzano, e que o Metrô Leve completará a viagem entre o município suzanense e a Estação Estudantes, em Mogi. Ele voltará à cidade no próximo dia 26 para explicar como e com quais recursos o Metrô Leve funcionará em Mogi, inclusive com a possibilidade da implantação de pelo menos quatro novos pontos de parada ou estações.

A extensão do Expresso Leste para Mogi foi uma das principais promessas de campanha feitas em 2007 pelo então candidato José Serra (PSDB), depois eleito governador. No ano passado, surgiu a possibilidade de o expresso, que já circula entre as estações Guainases e Luz, ir somente até Suzano. A viagem até Mogi será feita pelo VLT ou Metrô Leve.

Promessa

Desde que o governador tucano assumiu, já se passaram dois anos sem que a promessa de melhorar o sistema de trens nas cidades do Alto Tietê fosse cumprida. Faltam menos de dois anos para o fim do mandato de Serra e não existe sequer previsão de datas para a abertura de licitações para expansão do Expresso Leste ou Metrô Leve.
Mesmo assim, o presidente da CPTM, que esteve em Mogi acompanhado de diretores e assessores, afirmou que, até o final de 2010, todos os usuários do Alto Tietê terão um atendimento de melhor qualidade, com trens mais rápidos, seguros e confortáveis, além de estações novas e mais modernas.


Apoio

O prefeito aproveitou a visita do presidente da companhia de trens para destacar a atenção que o governador José Serra está dispensando ao município e à sua administração. "Estamos mantendo uma ótima relação com o governo estadual, a prova disso é que o presidente da CPTM esteve conosco para apresentar maiores detalhes de Metrô Leve, que representará uma solução urbanística fundamental para o futuro da cidade. O Metrô Leve vai permitir que a gente derrube esse verdadeiro muro de Berlim (muros da CPTM) que divide a nossa cidade em dois lados", destacou.

De acordo com o presidente da CPTM, o governo estadual já tomou a decisão política de instalar o Metrô Leve entre Suzano e Mogi. O projeto será desenvolvido nos próximos 23 meses caso o município ratifique a iniciativa da Prefeitura de investir neste novo sistema. (B.S.)

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 14 Jan 2009, 21:42

Ai, meu Deus... Olha a besteira...
ESTÃO DETURPANDO A IDÉIA DE METRÔ PRA ESTÃO ENGANAR O POVO DE MOGI!!
Substituir Heavy Rail por Light Rail é diminuir a capacidade de transporte...E simplesmente pôr o VLT não vai integrar os dois lados de Mogi. Quer conexão? Construa viadutos, passagens em desnível. Mas DEIXEM A LINHA FÉRREA EM PAZ! ELA É NECESSÁRIA PARA A POPULAÇÃO E PARA A ECONOMIA!


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 14 Jan 2009, 21:53

O presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Sérgio Henrique Passos Avelleda, se reuniu ontem com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) para tratar sobre a implantação, em Mogi, do chamado Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que a CPTM está chamando de Metrô Leve
Alguém quer, por favor, abrir os olhos desse povo?!
Eles vão trocar transporte rápido (tudo bem que o VLT pode ser rápido) por um mais lerdo e de menor, e bota menor, capacidade.
Esses caras não pensam?
Isso que dá fazer promessa de campanha a doidado, e ainda tem a pachorra, e cara de pau, de chamar de "Metrô".

Quase igual quando trocaram os nomes das linhas da CPTM.

Isso é piada!

=o


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 14 Jan 2009, 23:30

Pra mim seria como trocasse o Fepasão de 12 carros, por alguns ou um só Toshiba.
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 15 Jan 2009, 00:55

Merda hein,trocar um sistema de trens todo organizadinho por um VLT pára-anda de passagem de nível só pra derrubaar muro :brv: :brv: ...

E q discursinho mais sensacionalista e abatido pra fazer o povão achar q é uma boa se f... dentro de 2 carros :lol: :
"Estamos mantendo uma ótima relação com o governo estadual, a prova disso é que o presidente da CPTM esteve conosco para apresentar maiores detalhes de Metrô Leve, que representará uma solução urbanística fundamental para o futuro da cidade. O Metrô Leve vai permitir que a gente derrube esse verdadeiro muro de Berlim (muros da CPTM) que divide a nossa cidade em dois lados"
Bem,Mogi só sai perdendo... :( :(
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Evandro » 15 Jan 2009, 00:59

Das duas, uma...

Ou o povo de Mogi se toca antes sobre essa aberração, e enche o auditório no dia da reunião com cartazes de protesto e manifestações contrárias, ou então vão pagar (e bem caro) por isso, com atropelamentos constantes, atrasos, super-lotação, etc.
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 15 Jan 2009, 13:45

Caco, will, edumelo, arthur e demais foristas de Mogi e região tem que ir para questionar isso....

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 15 Jan 2009, 13:53

Evandro escreveu:Das duas, uma...

Ou o povo de Mogi se toca antes sobre essa aberração, e enche o auditório no dia da reunião com cartazes de protesto e manifestações contrárias, ou então vão pagar (e bem caro) por isso, com atropelamentos constantes, atrasos, super-lotação, etc.
E depois, cimentão e concretão aonde "havia" uma linha féssea, para passas veículos sobre pneus.... <_<

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 15 Jan 2009, 14:56

VLT NÃO É METRÔ COMO O DE SP!!!. :brv:

Isso tem nome: manobra política.

Tenho amigos que moram em Mogi, e que achavam a proposta boa (o nome "Metrô" faz um peso enorme!!). Quando eu expliquei o que iam fazer na realidade, a ficha caiu. E começaram a passar a informação pra vizinhos deles por lá (o detalhe triste é que um dos amigos é engenheiro e não estava percebendo o assassinato ao transporte público, diminuindo a oferta de lugares).

Infelizmente há muita gente ainda que tem preconceito contra os trens, devido à péssima recordação da CBTU, tanto em Mogi quanto no ABC.

Se todo mundo aqui que conhece alguém daquela região deixar bem claro ao conhecido que o VLT pode agravar o problema da região, haverá maior questionamento popular.


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 15 Jan 2009, 15:39

Vicente, mas é isso mesmo.

Quando falam que vão transformar a CPTM em MetRô, eu fico fulo da vida.
Essa manobra de colocar os nomes das linhas com números foi uma grande manobra de marketing.
Isso é iludir o povo.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 15 Jan 2009, 16:04

gustavodc escreveu:Vicente, mas é isso mesmo.

Quando falam que vão transformar a CPTM em MetRô, eu fico fulo da vida.
Essa manobra de colocar os nomes das linhas com números foi uma grande manobra de marketing.
Isso é iludir o povo.
Depende... a troca de cores das linhas realmente foi algo inútil, mas a troca de letras para números, em meu ver, foi uma coisa lógica, pois torna-se um sistema único.
Quanto a transformar a CPTM em metrô (meio de transporte, não a empresa), não entendi sua rejeição... Politicagens à parte, transformar as linhas da CPTM em linhas de metrô significa aumentar a oferta e reduzir os intervalos, que é o que determina se uma linha é metrô ou trem aproximador (intervalo e oferta de lugares). E isso é uma necessidade urgente para a RMSP.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 15 Jan 2009, 16:54

^^
Entendo o seguinte, Francis:
Historicamente, o Metrô foi planejado de maneira diferenciada, para ser um serviço melhor, mais regular e de abrangência diferenciada aos, à época, "trens de subúrbio".
Ocorre que o Metrô-SP, ao longo do tempo, virou uma das maiores referências mundiais em Qualidade em transporte sobre trilhos (sendo hoje inclusive, certificado ISO 9001 -eu sei como é difícil implantar ISO numa empresa, já fiz muito...). E, como toda empresa estatal que dá certo(infelizmente!!), é usada como uma vitrine política.
E os antigos "trens de subúrbio" foram ganhando característica de linhas ferroviárias de médio percurso, deixando o modo de operação da CPTM e Metrô muito parecidos. Mas nos detalhes, o Metrô ganha disparado, e é por isso que é bastante respeitado.
A minha decepção com o caso de Mogi é que estão iludindo o povo usando a boa imagem da Companhia do Metropolitano de São Paulo. Esse projeto é passar de um modo operacional de "metrô pleno", que é o trem metropolitano convencional, para um estágio inferior, onde pode-se reduzir a oferta de transporte à polulação, só pra ficar "sem o muro de Berlin (olha como se referem à vedação da faixa, que absurdo!!!), que impede que as duas partes da cidade se integuem harmonicamente."

Ora, muro por muro, quero ver alguém ter coragem de propor um absurdo desse na Radial Leste! Há um muro ali também "dividindo e impedindo a integração das duas partes da ZL!

Que a CPTM e a Companhia do Metropolitano de São Paulo possuem bom potencial de sinergia e deveriam ser cada vez mais aproximadas até uma fusão de estruturas, é fato, e eu concordo com isso, até porque iria reduzir a folha em alguns cargos de confiança caros. Mas usar a imagem de uma das empresas pra enganar, é golpe baixo!


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 15 Jan 2009, 17:20

Vicente A.O.Junior escreveu:^^
Entendo o seguinte, Francis:
Historicamente, o Metrô foi planejado de maneira diferenciada, para ser um serviço melhor, mais regular e de abrangência diferenciada aos, à época, "trens de subúrbio".
Ocorre que o Metrô-SP, ao longo do tempo, virou uma das maiores referências mundiais em Qualidade em transporte sobre trilhos (sendo hoje inclusive, certificado ISO 9001 -eu sei como é difícil implantar ISO numa empresa, já fiz muito...). E, como toda empresa estatal que dá certo(infelizmente!!), é usada como uma vitrine política.
E os antigos "trens de subúrbio" foram ganhando característica de linhas ferroviárias de médio percurso, deixando o modo de operação da CPTM e Metrô muito parecidos. Mas nos detalhes, o Metrô ganha disparado, e é por isso que é bastante respeitado.
A minha decepção com o caso de Mogi é que estão iludindo o povo usando a boa imagem da Companhia do Metropolitano de São Paulo. Esse projeto é passar de um modo operacional de "metrô pleno", que é o trem metropolitano convencional, para um estágio inferior, onde pode-se reduzir a oferta de transporte à polulação, só pra ficar "sem o muro de Berlin (olha como se referem à vedação da faixa, que absurdo!!!), que impede que as duas partes da cidade se integuem harmonicamente."

Ora, muro por muro, quero ver alguém ter coragem de propor um absurdo desse na Radial Leste! Há um muro ali também "dividindo e impedindo a integração das duas partes da ZL!

Que a CPTM e a Companhia do Metropolitano de São Paulo possuem bom potencial de sinergia e deveriam ser cada vez mais aproximadas até uma fusão de estruturas, é fato, e eu concordo com isso, até porque iria reduzir a folha em alguns cargos de confiança caros. Mas usar a imagem de uma das empresas pra enganar, é golpe baixo!
Entendo tudo o que você disse, Vicente. É justamente por isso que dei a resposta. O Metrô-SP foi planejado para ser exatamente o que é, enquanto a CPTM é o resultado da ocupação ocorrida ao longo da malha ferroviária neste século que se passou. Acontece que hoje, o papel das duas é o mesmo, e regiões que foram subúrbios, como Santo Amaro, Osasco, ABC, não são mais subúrbios.

Existem duas verdades nesta história, que vem da interpretação confusa de um mesmo fato. A primeira é sobre o que você está dizendo: usam o nome da Companhia do Metropolitano para confundir a cabeça das pessoas, isto é fato. Porém, o outro fato, que é sobre o que eu disse no meu comentário, é que as pessoas se iludem justamente por não conseguir dissociar Companhia do Metropolitano de São Paulo do sistema de transporte metrô. As pessoas acham que o meio de transporte "metrô" é só aquele operado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo. Oras, o que tem a ver??? Estamos às vésperas de ver funcionando a linha 4, que não será operada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo e aí, vão chamar de quê? O que faz um sistema ser caracterizado como metrô é a oferta de lugares e o headway e não a empresa que opera


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 15 Jan 2009, 18:30

Transformar CPTM em Metrô de Superfície e não o '' Metrô'' que é a Companhia do Metropolitano de São Paulo!


Os mais ignorantes é que são enganados com a propaganda da CPTM com qualidade de metrô


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 15 Jan 2009, 19:14

Francis.

Entendo e nunca, de maneira nenhuma falei que isso será ruim. Muito pelo contrário, uma oferta maior, trens melhores, melhor sinalização, enfim, tudo o que estão fazendo é muito bom.

Eu não lembro e não sei se você se lembra, mas a CPTM herdou um problema enorme.
O que eu fico puto da vida é usarem o nome do Metrô, apenas para enganar.
A CPTM demorou mais de 10 anos pra começar a parecer uma empresa confiável e decente e agora querem mudar isso.

Uma coisa é padrão Metrô, a outra é chamar de Metrô.

Isso é propaganda, por que não melhoram tudo e continuam chamando de trem metropolitano ao invés desse ridículo "Metrô de Superfície". Todos nós sabemos que isso é o padrão, mas e o povão? Isso é politacagem, aqui a pouco minha tia vai falar que veio de Metrô e vai falar que desceu em SMP*.
Isso que eu não concordo, com a politicagem.


*São Miguel Paulista, Variante de Poá - EFCB, Linha F ou Linha 12 para alguns.[/b]


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 15 Jan 2009, 19:42

gustavodc escreveu:Francis.

Entendo e nunca, de maneira nenhuma falei que isso será ruim. Muito pelo contrário, uma oferta maior, trens melhores, melhor sinalização, enfim, tudo o que estão fazendo é muito bom.

Eu não lembro e não sei se você se lembra, mas a CPTM herdou um problema enorme.
O que eu fico puto da vida é usarem o nome do Metrô, apenas para enganar.
A CPTM demorou mais de 10 anos pra começar a parecer uma empresa confiável e decente e agora querem mudar isso.

Uma coisa é padrão Metrô, a outra é chamar de Metrô.

Isso é propaganda, por que não melhoram tudo e continuam chamando de trem metropolitano ao invés desse ridículo "Metrô de Superfície". Todos nós sabemos que isso é o padrão, mas e o povão? Isso é politacagem, aqui a pouco minha tia vai falar que veio de Metrô e vai falar que desceu em SMP*.
Isso que eu não concordo, com a politicagem.


*São Miguel Paulista, Variante de Poá - EFCB, Linha F ou Linha 12 para alguns.[/b]
Minha irmã fala que vai para a Vila Olímpia de metrô, e nem fui eu que falei pra ela para chamar de metrô ou trem. As pessoas vão chamar as linhas que utilizam de metrô assim que pareça isso para elas, independente de ser ou não o Metrô-SP ou a CPTM e da propaganda do Governo do Estado de São Paulo. Mas não entendi seu ponto, o que é enganação? Chamar de metrô? Qual o problema, é proibido?

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 15 Jan 2009, 19:58

Bem,essa discussão também se resume a uma coisa:Diferença entre Metrô e Trêm Urbano,ou Metropolitano ou o q seja...

E algumas coisas:
1-Se é um ''Metrô'' então deveriam colocar Metrô Pesado e não VLT,aí há tbm uma grande diferença.
2-Independente de qtos VLTs sejam licitados o intervalo nunca será o de Metrô ou tal.
3-Reaqfirmando o q disseram acima,não é pq a Companhia do Metropolitano de São Paulo q irá operar q será Metrô,só leva o nome da empresa e não mais.
4-Se querem ''unir'' Mogi das Cruzes não seria mais fácil um projeto de reurbanização e de preferência ''SEM MEXER'' NOS TRILHOS DA CPTM?
5-Se realmente há ''preconceito'' a linha da CPTM em Mogi devido aos tempos de CBTU pq não algum projeto q revitalizasse o sistema atual e não um projeto só pra derrubar muro e acabar preconceito???

Isso se resume a uma coisa:A ''falta'' do que fazer.Mogi das Cruzes deve ter outros problemas mais sérios e se preocupam em simplesmente obra pro povo iludido q acredita q ''VLT é Metrô'' e q ''a cidade deixará de ser dividida'' ver...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 15 Jan 2009, 20:01

Mais um pedaço da EFCB que se perde....


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 15 Jan 2009, 20:10

André Vasconcellos escreveu:2-Independente de qtos VLTs sejam licitados o intervalo nunca será o de Metrô ou tal.
Pelo que parece, o intervalo seria de 3 minutos. Mas independente disso, realmente concordo que o problema ali é a melhoria que o VLT traria, se realmente seria eficaz. E acredito que a população é que pode escolher o que vai querer para o futuro. Mas sinceramente, eu ainda (sou solitário no meu ponto de vista :lol:) acho precipitado julgar um projeto que ainda não foi detalhado, embora dado o histórico de supostas melhorias transformas em transtornos não indicar diferença nesse caso. Mas eu não acho que todos tenham que fazer como eu, pelo contrário. Acho que quem discorda do projeto deve lugar contra ele, pois assim eles, no mínimo, vão ter que oferecer muito mais que o básico para poder acontecer um consenso (não que esse consenso seja a implantação do VLT, mas poderia ser a tão esperada expansão do Expresso Leste).

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 15 Jan 2009, 20:19

HGPFILHO escreveu:Mais um pedaço da EFCB que se perde....
Ia cogitar isso :( :( :gr: :gr:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes