[Notícia] Estações de trem ganham reformas superficiais

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense

Avatar do usuário

Autor do tópico
Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

[Notícia] Estações de trem ganham reformas superficiais

Mensagem não lida por Vicente » 29 Jan 2009, 10:32

Estações de trem ganham reformas superficiais
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC

Às vésperas de expirar o prazo anunciado para a entrega das estações de trem da região modernizadas, prometidas para 2010, o governo do Estado investirá R$ 12 milhões na manutenção superficial de paradas da Linha 10 (Luz-Rio Grande da Serra) e em mais outra linha do sistema.

Parte do dinheiro foi revertido para a pintura de paredes, manutenção de escadarias e catracas das estações Prefeito Saladino e Utinga, ambas em Santo André.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) não informou se as demais estações do Grande ABC serão recuperadas. Ainda na Linha 10, a estação Moóca receberá os serviços além das paradas Piqueri e Pirituba, na Linha 7.

O plano de modernização das estações prevê a implantação de itens de acessibilidade nos prédios como escadas rolantes e elevadores e prepara as estações para a chegada do Expresso ABC, metrô de superfície que pelo cronograma original do governo deveria entrar em operação também em 2010, mas segue sem previsão para início das obras.

O orçamento estadual para 2009 garante R$ 76,2 milhões para melhorias no transporte ferroviário regional e início das obras do trem expresso.

Para as estações que estão passando pela atual reforma - Prefeito Saladino e Utinga - a modernização das estações facilitaria a locomoção dos passageiros pelo espaço. Hoje, usuários que desembarcam por engano em uma dessas paradas dependem da autorização dos funcionários para transitar entre as plataformas. Pessoas com mobilidade reduzida ainda têm de vencer um conjunto de escadarias para circular.

TREM EXPRESSO - Enquanto o Expresso ABC anda a passos curtos, o modelo de concessão para o Expresso Aeroporto/Trem de Guarulhos foi escolhido. Ficou definido que o futuro concessionário terá de dividir com o governo as obras de construção da linha.

A empresa, que ainda será licitada, terá 32 anos para operação do trem e até três nos para realização das obras.

BILHETE ÚNICO - Um convênio entre governo do Estado e Prefeitura de São Paulo abriu uma brecha para que o Bilhete Único seja adotado pelos ônibus da Grande São Paulo.

A STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) não forneceu detalhes de como a expansão da bilhetagem pode ocorrer para outros municípios além da Capital; informou apenas que qualquer cidade da região metropolitana poderá se incorporar ao sistema. A STM também não informou a partir de quando os municípios podem aderir ao Bilhete Único, que é atualmente usado pela CPTM, Metrô e ônibus paulistanos. A publicação do ajuste entre governos foi feita no Diário Oficial, na última terça-feira, também sem detalhes do processo.

Fonte: Diário do Grande ABC
http://setecidades.dgabc.com.br/default ... perficiais

Avatar do usuário

Autor do tópico
Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 29 Jan 2009, 10:37

Bom, pelo menos os jornalistas do ABC cobram decentemente...


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Mensagem não lida por Vidal » 29 Jan 2009, 12:14

A Estação Prefeito Saladino ganhou também um novo tótem, na cor turquesa.

Seria conveniente a troca de toda a identidade visual das estações dessa reforma. Até hoje, as placas de destino à Luz possuem adesivos de cores diferentes.

E falando em identidade visual, a comunicação visual da Estação Mooca suprimiu o acento agudo com um adesivo marrom. :lol:

Sobre o Bilhete Único, se atingisse o corredor São Mateus - Jabaquara, já representaria muita praticidade e economia.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 29 Jan 2009, 12:17

Bom, é claro que eu gostaria de estações novas e modernas, mas enquanto elas não vem, eu apoio essa reforma das antigas.

Não são apenas superficiais, tem muitos outros itens "invisiveis" que estão sendo reformados na estrutura das estações, como nivelamento de degraus e infiltrações (a da Mooca era terrível)
Ninguém merece ficar pegando trem numa estação cheia de goteiras.

Só acho que deveriam ampliar a cobertura de Pref Saladino
Imagem


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 29 Jan 2009, 14:50

Quando vão "dar na idéia" de levar aquele processo de modernização, construção de novas estações...
Duvido sair antes de 2010
Rodrigo Lopes


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 29 Jan 2009, 18:22

Eu acho que pode até começar nesse ano ainda, mas não fica tudo pronto antes de terminar 2010. Mas para mim, pouco importa isso, desde que comece, ehehe.


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 29 Jan 2009, 19:09

Quando li o Titulo, achei que seria uma materia do Jornal da Tarde.

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 30 Jan 2009, 12:28

A única coisa turquesa que eu já vi na linha 10 é o tótem da estação São Caetano nnoo, que muito provavelmente foi colocado lá sob influência do prefeito de SCS.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 30 Jan 2009, 12:30

A Estação Rio Grande da Serra também tem um totem na cor turquesa também :D.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 30 Jan 2009, 15:40

Prefeito Saladino também, acho que Guapituba também.
Imagem

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 30 Jan 2009, 17:07

Mooca e Utinga estão tendo reformas. Mas beeem superficiais, tão só "dando um tapa"...

Bom saber que não é só São Caetano... me referi ao prefeito porque São Caetano só tem obra e reforma... tem uma rua perto da estação que nos últimos dois anos teve o asfalto trocado a cada 6 meses! Prefeitura com dinheiro sobrando é foda viu... :brv:


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 30 Jan 2009, 18:12

^^
em compensação tem ruas nas "periferia" de São Caetano (Gerty e Prosperidade por exemplo) com asfalto bem ruim, e outras ainda com paralelepipedo.
Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 30 Jan 2009, 19:00

Capuava também tem o tótem indicando "linha 10-turquesa"


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 30 Jan 2009, 19:07

Vicente A.O.Junior escreveu:Capuava também tem o tótem indicando "linha 10-turquesa"
Então foi Capuava que eu confundi com Guapituba, hehehe

preciso sair mais pra me atualizar...
Imagem

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 30 Jan 2009, 19:41

lipe_andreense escreveu:^^
em compensação tem ruas nas "periferia" de São Caetano (Gerty e Prosperidade por exemplo) com asfalto bem ruim, e outras ainda com paralelepipedo.
Experimenta passar no Bairro Prosperidade, que por sinal é ligado ao resto de São Caetano por UMA rua.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 30 Jan 2009, 19:48

Eduardo GJF escreveu:Experimenta passar no Bairro Prosperidade, que por sinal é ligado ao resto de São Caetano por UMA rua.
Já conheci, fui a pé de Utinga até lá pela Av dos Estados, e foi dificil achar o lugar pra atravessar a linha da CPTM...
Imagem

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes