[Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

[Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por visitante » 20 Mar 2009, 11:08

MOGI DAS CRUZES É O PRÓXIMO ROTEIRO DO EXPRESSO TURÍSTICO

O secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, definiu em reunião com o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, a cidade como próximo roteiro do Expresso Turístico. O encontro ocorreu nesta quinta-feira, dia 19, na sede da Prefeitura.

A expectativa é que o serviço entre em operação dentro de 60 ou 90 dias. O trem sairá da Estação da Luz, aos domingos, às 8h30, com previsão de retorno às 16h30. A idéia é seguir o mesmo modelo do Expresso Turístico que atenderá a cidade de Jundiaí, com passeios aos sábados, a partir de abril.

Entre as atrações oferecidas por Mogi estão o Circuito das Flores, o Parque da Neblina, a Feira de Artesanato e a igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, além de outras opções que serão estudadas pela Prefeitura, com o objetivo de incrementar o turismo na região.

Circuito das Flores
Localizado entre as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna, o Bairro do Itapeti abriga uma das mais importantes colônias Japonesas do Estado, a Associação Cultural e Agrícola do Itapeti, que criou o Circuito das Flores. A entidade conta com aproximadamente 60 famílias que produzem cerca de 5 milhões de vasos de orquídeas por ano.

Parque da Neblina
Localizado a 120 km de São Paulo, entre Mogi das Cruzes e Bertioga, o Parque da Neblina permite a observação da fauna e da flora, caminhadas por trilhas e banhos no Rio Itatinga. Entre as espécies de animais encontradas no local estão anta, paca, jaguatirica e onça parda.

Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo
Localizada no Largo do Carmo, a igreja é tombada pelo Condephaat, em 1982, e pelo Iphan [Patrimônio Nacional], em 1967. Construída pela Confraria Leiga de Nossa Senhora do Carmo em 1762, é separada da Igreja da Ordem Primeira apenas por um corredor. Destacam-se os altares barrocos e as pinturas no forro da nave, capela-mor e sacristia, datadas do fim do século XVIII.

Mogi das Cruzes
Localizada a 48 km da Capital, na região leste da Grande São Paulo, o município é cortado pelas Serras do Mar, do Itapeti e pelo Rio Tietê. Sua referência é o marco zero, um obelisco na Praça Cel Almeida, em frente à Igreja Catedral de Santanna. São 721 km² de extensão territorial, com cerca de 370 mil habitantes. Mais detalhes sobre a cidade no site: www.mogidascruzes.sp.gov.br


Fonte: http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/we ... DNews=5522
---------------------


Aí caramba, atrasaram o Expresso Lazer até Jundiaí, não confirmaram o Expresso até Paranapiacaba e agora vão fazer um Expresso até Mogi?

Tá meio esquisito isso tudo no final, né? =o


(e hoje eu ia ver se já dava para comprar as passagens, mas pelo visto...) =o

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por HGP » 20 Mar 2009, 11:30

Coisas loucas... Normalmente o Expresso Turístico estava sendo feito em trechos já fora da operação comercial ( Paranapiacaba), trechos de extensão operacional ( Jundiaí) e agora vem para Mogi, que pode deixar de ter trens comercialmente com o VLT... Se ao menos esse Expresso fosse até Sabaúna ou César de Souza....


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Vidal » 20 Mar 2009, 11:41

Penso da mesma forma. Acho que poderiam sim adequar as estações Cesar de Souza e Sabaúna para receber esse expresso, ainda mais se considerarmos que o Trem de Natal tem Sabaúna como estação terminal.
Estação da Luz, 23h45.

"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 20 Mar 2009, 21:53

Vidal escreveu:Penso da mesma forma. Acho que poderiam sim adequar as estações Cesar de Souza e Sabaúna para receber esse expresso, ainda mais se considerarmos que o Trem de Natal tem Sabaúna como estação terminal.
Como assim Trem de Natal? Circula no dia 25/12?

Se fosse para Sabaúna melhoraria mais a vida do povo de lá! Olha o tanto de turista para conhecer o verde da região e que daria dinheiro! Mas vamos nos contentando com um VLT Lazer mesmo!
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Correia431M » 20 Mar 2009, 22:46

Rafael Lopes escreveu:
Vidal escreveu:Penso da mesma forma. Acho que poderiam sim adequar as estações Cesar de Souza e Sabaúna para receber esse expresso, ainda mais se considerarmos que o Trem de Natal tem Sabaúna como estação terminal.
Como assim Trem de Natal? Circula no dia 25/12?

Se fosse para Sabaúna melhoraria mais a vida do povo de lá! Olha o tanto de turista para conhecer o verde da região e que daria dinheiro! Mas vamos nos contentando com um VLT Lazer mesmo!
Eu mesmo sou uma pessoa, que é louco para poder conhecer Sabaúna.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Avatar do usuário

Erick_UT440R
MEMBRO PLENO
Mensagens: 640
Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 20 Mar 2009, 22:51

Sinceramente falando... Acho essa idéia de trem turístico inventada pela CPTM uma bela porcaria!!! :brv:

Pô, os caras põe esse trem onde já existe o subúrbio??? Pra que? Pra ir para Jundiaí, prefiro mil vezes pagar R$2,55 e pegar um BUDD da Série 1100 do que esse trem fajuto!

Agora os caras me criam esse tal trem turístico para Mogi??? Não tenho nada contra Mogi das Cruzes (muito pelo contrário, é a linha onde eu mais gosto de dar rolê), mas esse trem não está com nada!

Por que não criam um trem ligando São Paulo a Santos? Ou então Santos a Peruíbe, como existia nos tempos da saudosa #FEPASA? Ou então rumo ao interior de São Paulo? wll

:( :( :(
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Vicente » 20 Mar 2009, 23:41

Por causa da área de concessão, Erick.
A área de concessão da CPTM é a das linhas metropolitanas, não tem nada no interior.
A CPTM não pode ir além das áreas já atua.


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Gustavodc » 22 Mar 2009, 01:03

Mas nos contratos diz que, caso uma operadora desejar operar um trem de passageiros (não sei se haveria diferença entre o "Turístico" e o "fixo"), ela tem prioridade sobre a carga.


Agora, pessoal de Mogi, por favor esclareçam, VALE REALMENTE A PENA conhecer essas atrações?

Avatar do usuário

Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Evandro » 22 Mar 2009, 09:21

gustavodc escreveu:Agora, pessoal de Mogi, por favor esclareçam, VALE REALMENTE A PENA conhecer essas atrações?
Vale sim... ^^

Para quem curte arquitretura histórica, Mogi das Cruzes é um prato cheio... o centro da cidade tem inúmeros casarões construídos no Séc. XIX e alguns do século XVIII.

Eu prefiro mesmo o Parque da Neblina, na Serra do Mar, mas o problema é o acesso para quem não tem carro. Não sei como que a CPTM vai resolver isso.

Em tempo... o comércio da minha sogra fica ao lado da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo... :D
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Gustavodc » 22 Mar 2009, 12:57

Valeu Evandro.

Sobre a questão de ir ao parque, certeza de que a CPTM vai utilizar o mesmo esquema de JUN, com ônibus e vans...

Só achei meio longe esse parque ae. =o


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Vidal » 22 Mar 2009, 13:25

Como assim Trem de Natal? Circula no dia 25/12?

Se fosse para Sabaúna melhoraria mais a vida do povo de lá! Olha o tanto de turista para conhecer o verde da região e que daria dinheiro! Mas vamos nos contentando com um VLT Lazer mesmo!
O trem de natal é um expresso especial. Em 2008, circulou no dia 9, entre as estações Luz e Sabaúna.

Trata-se de uma Alco RS-3 tracionando quatro carros Budd-Mafersa. Abaixo, um vídeo com trechos da viagem:



O G1 divulgou o evento quando evidenciou os trajetos exclusivos de natal, que pode ser conferido aqui.

É uma pena que o preço praticado pelo passeio seja alto, nada menos que R$ 100. Ao menos, são convertidos em recursos para garantir um natal feliz a muitas crianças.
Estação da Luz, 23h45.

"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 22 Mar 2009, 17:07

gustavodc escreveu:Valeu Evandro.

Sobre a questão de ir ao parque, certeza de que a CPTM vai utilizar o mesmo esquema de JUN, com ônibus e vans...

Só achei meio longe esse parque ae. =o
Uma hora para chegar à Taiaçupeba se for pelo Centro. Mas se for pela Mogi-Bertioga e, depois, pela Mogi-Taiaçupeba, vai um pouco mais rápido.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Landrail » 22 Mar 2009, 18:35

gustavodc escreveu:Mas nos contratos diz que, caso uma operadora desejar operar um trem de passageiros (não sei se haveria diferença entre o "Turístico" e o "fixo"), ela tem prioridade sobre a carga.
Isso só em operação, quando um trem de passageiro está em operação um trem de carga tem que "liberar faixa" para o passageiro, ou seja, tem que aguardar a passagem do trem de passageiro.
No caso proposto por você, a concessionária MRS tem prioridade sobre o trem (turístico ou convecional de serviço de passageios).
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Evandro » 22 Mar 2009, 20:28

Pessoal... mudando ligeiramente o assunto, mas seguindo a mesma linha do thread...

Eu e o Willy, outro forista daqui de Mogi, fomos hoje as estações de Sabaúna e Guararema. Em Sabaúna tivemos a oportunidade de conversar com um dos responsáveis pela preservação daquela estação, o sr. Sérgio, morador local.

Tiramos bastante fotos dos locais... em breve as imagens. b )

p.s.: Ficaremos devendo fotos das ruínas da estação de Luis Carlos, entre Guararema e Sabaúna. ptz
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por HGP » 22 Mar 2009, 20:36

Evandro escreveu:Pessoal... mudando ligeiramente o assunto, mas seguindo a mesma linha do thread...

Eu e o Willy, outro forista daqui de Mogi, fomos hoje as estações de Sabaúna e Guararema. Em Sabaúna tivemos a oportunidade de conversar com um dos responsáveis pela preservação daquela estação, o sr. Sérgio, morador local.

Tiramos bastante fotos dos locais... em breve as imagens. b )

p.s.: Ficaremos devendo fotos das ruínas da estação de Luis Carlos, entre Guararema e Sabaúna. ptz
Maravilha Evandro...Seção de Nostalgias em breve com novidades!!


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Gustavodc » 23 Mar 2009, 01:06

landrail escreveu:
gustavodc escreveu:Mas nos contratos diz que, caso uma operadora desejar operar um trem de passageiros (não sei se haveria diferença entre o "Turístico" e o "fixo"), ela tem prioridade sobre a carga.
Isso só em operação, quando um trem de passageiro está em operação um trem de carga tem que "liberar faixa" para o passageiro, ou seja, tem que aguardar a passagem do trem de passageiro.
No caso proposto por você, a concessionária MRS tem prioridade sobre o trem (turístico ou convecional de serviço de passageios).
Calma ae Land.
Supomos que amanhã de manhã eu monte uma empresa de trens de passageiros em SP e queira fazer percursos entre São Paulo e Campinas. Eu vou ter que dar passagem pra MRS/ALL? <_<
Se for isso mesmo, grande porcaria essa cláusula.
Sobre o turístico eu até posso concordar, pois ele não é regular, agora sobre trens normais, isso é absurdo.

Isso Brasil, continua assim!
Tô vendo em 2020 as vias do TAV sendo usadas pela MRS pra passar carga...
app app app

No quesito ferrovia esse país é uma grande e enorme...

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por AGV » 23 Mar 2009, 13:11

Mas nem saiu o primeiro e já querem fazer esse "monte" de opções? :brv:

Está parecendo a estória do projeto do TAV.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Francis » 23 Mar 2009, 19:54

gustavodc escreveu:Sobre a questão de ir ao parque, certeza de que a CPTM vai utilizar o mesmo esquema de JUN, com ônibus e vans...
Sim, será assim mesmo. ;)

Avatar do usuário

Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Evandro » 24 Mar 2009, 11:52

HGPFILHO escreveu:
Maravilha, Evandro...Seção de Nostalgias em breve com novidades!!
O thread já está feito... dá uma passada lá. ;)
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [Notícia] - Mogi será o próximo roteiro do Expresso Lazer

Mensagem não lida por Gustavodc » 16 Abr 2009, 02:58

Senhores, tenho novidades sobre o Expresso pra Paranapiacaba: De fontes confiáveis eu afirmo o que muitos aqui já desconfiavam: ELE NÃO VAI EXISTIR. Justamente esse roteiro do tópico (nada contra) substituirá o roteiro de Paranapiacaba. E me informou que pode haver a possibilidade de fazer direto pra Sabauna também.

Por enquanto é só, câmbio final.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes