[Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

[Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Mensagem não lida por Haiser » 05 Mai 2009, 17:56

Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes


Serviço terá 14 viagens nos dias úteis e 16 aos sábados, domingos e feriados

O governador José Serra anunciou na tarde desta terça-feira, 5, a extensão do Expresso Leste da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até Mogi das Cruzes, atendendo uma atinga reivindicação da população. Atualmente, o Expresso Leste faz a ligação entre a estação Luz, no centro da capital, e a estação Guaianazes, no extremo da zona leste, pela linha 11-Coral.

Desde 2007, o Governo do Estado vem investindo na moderização da Linha 11-Coral. Entre as melhorias está a entrega de 10 trens completamente reformados. As composições garantem maior conforto, confiabilidade e um desempenho superior, oferecendo uma viagem mais rápida e confortável e possibilitando a ampliação da operação do Expresso Leste.

De acordo com o governador José Serra a ampliação do Expresso Leste proporcionará um salto de qualidade em curto prazo. "Da última vez que estive em Mogi, prometi que ouviria a população sobre o Expresso Leste. E foi isto que aconteceu: fizemos um plano, ouvimos a população e concluímos que a melhor alternativa é estender a operação do Expresso Leste até Mogi das Cruzes, o que já será uma grande melhoria para toda a população daquela região."

A partir de um estudo, a CPTM definiu a nova estratégia operacional do Expresso Leste, que será a realização de 14 viagens entre Luz e Estudantes, sem baldeações em Guaianazes, em horários fora do pico nos dias úteis e 16 viagens aos sábados, domingos e feriados, com os modernos trens da série 2.000, os chamados "trens espanhóis". A nova operação já vale a partir do próximo sábado, 9.

Nos dias úteis, a operação comercial será a seguinte: às 5h ocorrerá a primeira partida de Estudantes com sentido à Luz. Entre 9h e 15h, haverá 3 viagens no sentido Estudantes-Luz e 3 no sentido inverso. Após as 19h30, quando termina o horário de pico da tarde, serão realizadas mais 4 viagens em cada sentido. Visando oferecer mais conforto aos universitários, o denominado "Trem dos Estudantes", que parte diariamente às 22h15 da Estação Estudantes, seguirá, sem transferências em Guaianazes, até a Estação Luz em um trem espanhol.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, agradeceu a mais esse benefício oferecido pelo governador à cidade.
"Mais uma vez o governador José Serra cumpriu o contrato estabelecido com a população", afirmou. Bertaiolli disse ainda que a cidade cumprirá sua parte para acabar com as passagens em nível e permitir que o Expresso Leste circule durante todo o dia até Mogi.

A etapa seguinte será a extensão do Expresso Leste até Suzano, com os modernos trens existentes somados às novas composições que serão adquiridas pela CPTM, operando em intervalos regulares ao longo de todo o dia. A chegada do Expresso Leste - com intervalos entre trens podendo alcançar 3 minutos - a Mogi das Cruzes exigirá previamente o fechamento das passagens de nível e, consequentemente, a construção de viadutos ou passagens inferiores pela administração municipal.

Expansão SP
A Extensão do Expresso Leste faz parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, o maior investimento já feito no setor de transporte público em São Paulo. Até 2010, a rede com qualidade de metrô será quadruplicada, passando de 60 km para 240 km, sendo 160 km de linhas da CPTM, que vão operar com padrão de metrô de superfície. Além disso, estão sendo adquiridos 107 trens: 60 para a CPTM e 47 para o Metrô.



Fonte : http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticia ... ?id=200889

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: [Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Mensagem não lida por Vicente » 05 Mai 2009, 18:22

Fim do VLT mal explicaddo do sr Bertaiolli.
Vox populi, vox Dei.

VLT lá em Mogi, só se for dentro da cidade ou saindo pra Guararema/Jacareí / São José. Todas as alternativas chegando a Estudantes, e daí, o expresso.


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Re: [Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Mensagem não lida por Vidal » 05 Mai 2009, 19:45

Muito bom. E como o esquema deverá vigorar no horário do vale, não deverá afetar negativamente o headway e, conseqüentemente, a lotação (já bastante crítica atualmente) nos picos na secção Luz - Guaianazes.

Além de servir como um experimento para projetar a operação permantente Luz - Estudantes, também deve estimular o crescimento da demanda do trem em função do maior conforto das composições de Série 2000 e do incômodo das integrações ao menos nessas 14 / 16 viagens.

Com um acréscimo na frota e / ou otimização da operação (passagem do CCO Luz para o moderno CCOU Brás, por exemplo), seria interessante que o mesmo fosse feito na Linha 7 - Rubi, que as composições fizessem o trajeto Luz - Jundiaí, em maior quantidade de viagens do que somente os três primeiros trens até Luz e os três últimos até Jundiaí.
Editado pela última vez por Vidal em 05 Mai 2009, 20:07, em um total de 2 vezes.
Estação da Luz, 23h45.

"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: [Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Mensagem não lida por Lopes » 05 Mai 2009, 20:06

ou seja...

"2000" em Estudantes, temos que ir tirar fotos! :DD

Mas horários em detalhes...
Tá certo que é fora do horário de pico, portanto... será alternada, uma a cada 30 minutos...

Logo que possível, irei!
Rodrigo Lopes


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: [Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 05 Mai 2009, 20:34

Vidal escreveu:Com um acréscimo na frota e / ou otimização da operação (passagem do CCO Luz para o moderno CCOU Brás, por exemplo), seria interessante que o mesmo fosse feito na Linha 7 - Rubi, que as composições fizessem o trajeto Luz - Jundiaí, em maior quantidade de viagens do que somente os três primeiros trens até Luz e os três últimos até Jundiaí.
Isso ja esta sendo estudado ha um tempo, pelo que soube, e parece que pode ser implantado em breve
Imagem


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: [Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Mensagem não lida por Caco » 05 Mai 2009, 20:56

Bela notícia para a população mogiana.

Depois de quase 10 anos o Expresso Leste à Mogi das Cruzes (sim, ele vinha até aqui logo após a inauguração do sistema).

Tomara que aos poucos e com a chegada das novas composições encomendadas para o Expresso Leste o número de viagens cresça, mas já está de bom tamanho.

Fiquei surpreendido pela rapidez com que vai começar a operação.

Essa notícia também é uma pá de cal em cima do assunto VLT em substituição da linha 11 e que não durou muito tempo depois da divulgação no final de janeiro em audiência da própria CPTM aqui na cidade.

Mas temos que ficar de olho na prefeitura para que construa os viadutos que deverão desafogar o trânsito no centro de Mogi das Cruzes, essenciais para a implantação definitiva do Expresso Leste até Estudantes.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: [Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Mensagem não lida por HGP » 05 Mai 2009, 23:04

Boa noticia para os fãs da EFCB!!! Mas agora como o Vicente falou, um VLT apos Estudantes não ia tão mal assim....


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Re: [Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Mensagem não lida por Will . » 09 Mai 2009, 12:16

gostei :lol:
esse modelo de operação lembra um pouco o que eu acho ideal para a linha 11... partidas alternadas entre dois destinos, de modo a eliminar a baldeação e tambem se adequar a demanda de trechos diferentes


recomendo voces lerem as materias do mogi news dos ultimos dias sobre o EL, ta imperdivelmente comico (materias forçadas e erros)
do diario de mogi, eles não guardam as edições na internet, e como só venho em mogi nos finais de semana, não vi o que escreveram durante a semana


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: [Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Mensagem não lida por Francis » 09 Mai 2009, 18:11

Mais uma decisão política que atrasa o desenvolvimento técnico e sério do transporte público. Parabéns.

Avatar do usuário

Pranda
USUÁRIO JR
Mensagens: 342
Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
Localização: São Paulo - Capital

Re: [Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Mensagem não lida por Pranda » 09 Mai 2009, 23:50

^^

Por isso é uma "bomba" ? :DD <O> <O>
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Mensagem não lida por Tiago Costa » 10 Mai 2009, 02:22

É bomba porque foi mais uma "mágica" que surgiu, afinal não tinha nada disso em projeto. Não chega a ser uma novidade legítima, porque a Revista Ferroviária já tinha noticiado (não era o foco principal da notícia, pelo que eu me lembre) isso algumas semanas antes. Mas ainda assim, nada estava previsto nos projetos, e isso é complicado, pois aí os projetos têm que ser adequados a essas decisões políticas. No caso de Mogi, aparentemente essa decisão é ótima, mas como disse o Francis, "só" tem o problema de gastar o dinheiro público mais do que o necessário (caso existe um único loop Luz-Estudantes, ao invés de um loop Luz-Suzano e outro loop Luz-Estudantes, com intervalo bem maior), quando precisamos gastar todo e qualquer dinheiro público com cuidado, pois ele é insuficiente para as grandes necessidades hoje em dia.


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Re: [Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Mensagem não lida por ArqPaulo » 22 Jun 2009, 14:08

caramba, que confusao, :ttn: hora expresso, hora vlt....ai vai e volta....zona

mas ainda bem que ganhou o expresso leste e a cptm, viva o sistema ferroviario

VLT PERDE A PRIMEIRA BATALHA, TCHAU MONORAIL DOS SIMPSONS
TCHAU LEVY FIDELIX,

pelo menos em mogi....
ufa :ttn: :ttn: :ttn:


Jasm1976
USUÁRIO JR
Mensagens: 450
Registrado em: 28 Mai 2009, 23:52

Re: [Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Mensagem não lida por Jasm1976 » 22 Jun 2009, 16:36

na realidade o prefeito bertaiolli queria os 2 para mogi mas o serra aceitou o expresso leste,o prefeito queria que o vlt fosse um complemento a partir da estaçao de mogi para a periferia do municipio,nem tudo da como a gente quer :rl:


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: [Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Mensagem não lida por Francis » 22 Jun 2009, 23:28

Jasm1976 escreveu:na realidade o prefeito bertaiolli queria os 2 para mogi mas o serra aceitou o expresso leste,o prefeito queria que o vlt fosse um complemento a partir da estaçao de mogi para a periferia do municipio,nem tudo da como a gente quer :rl:
o0 O VLT seria um substituto ao trecho Suzano (ou Ferraz de Vasconcelos) a Estudantes, e contava com o apoio do prefeito Bertaiolli. Este projeto de Estudantes para a frente nunca esteve no âmbito da CPTM, até porque este trecho não é da CPTM.


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Re: [Bomba!] Expresso Leste chega até Mogi das Cruzes

Mensagem não lida por ArqPaulo » 30 Jun 2009, 19:27

Em se tratanto de tranposte sobre trilhos, no Brasil, e ainda mais após as mudanças e trapalhadas dos ultimos meses em sp.....


ffif Eu só acredito vendo!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes