Planos de Expansão da CPTM (O Estado de S Paulo)

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense

Avatar do usuário

Autor do tópico
Conforto
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 27 Mai 2009, 21:21
Localização: São Paulo/SP

Planos de Expansão da CPTM (O Estado de S Paulo)

Mensagem não lida por Conforto » 06 Jun 2009, 11:01

Zona norte vai ganhar metrô leve - O Estado de S Paulo edição impressa 06/06/09
Linha 16-Prata vai ligar Estação Lapa da CPTM até futuro terminal do Metrô na Vila Nova Cachoeirinha

Renato Machado

A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos anunciou ontem mudanças nos traçados do projeto para expansão das redes do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As principais são nas futuras Linhas 17-Ouro e 16-Prata do Metrô - respectivamente nas zonas sul e norte da cidade de São Paulo. Além disso, foi decidido que a Linha Prata será operada como metrô leve.

O projeto para a Linha 16-Prata previa a construção de metrô pesado para aquela região. Segundo a secretaria, a mudança foi decidida levando em conta a demanda existente e os custos da operação. A zona norte já tem a Linha 1-Azul e terá a Linha 6-Laranja. Desse modo, estima-se que a demanda será dividida e, por isso, se optou por operar como metrô leve na região.

O traçado da Linha 16-Prata ainda não havia sido definido, mas, a princípio, essa seria um braço da futura Linha 6 -Laranja, que vai de São Joaquim (zona sul) à Brasilândia (zona norte). As duas linhas comporiam o o formato da letra Y com um ponto de encontro na região da Freguesia do Ó.

O traçado definitivo prevê que a Linha 16-Prata comece na Estação Lapa - interligada com a CPTM - e siga até a futura Cachoeirinha, na zona norte. Serão 8,3 quilômetros de percurso com dez estações. O encontro com a Linha 6-Laranja ainda está mantido, mas agora será na região do bairro Santa Marina.

O trajeto da Linha 16-Prata passará por bairros da região como Nossa Senhora do Ó, Vila Dionísia e Jardim Primavera. A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos afirma que o projeto funcional será concluído até o fim do ano, mas ainda não há previsão para o início das obras.

ZONA SUL

Outra mudança de traçado aconteceu na futura Linha 17-Ouro do Metrô. O principal percurso da linha seria entre a Estação Jabaquara da Linha Azul e o Aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade. Esse trecho, no entanto, será menor, pois começará na Estação São Judas, também na Linha Azul. Esse percurso terá 3,8 km e deve ser concluído até o final do próximo ano. Já estava definido que a linha também iria operar como metrô leve.

A Linha 17-Ouro então vai continuar até a região do Morumbi, quando se interligará com a estação de mesmo nome da CPTM. O percurso total terá 22 km e deve ficar pronto até o fim de 2013. O percurso será pelas regiões do Brooklin, Moema, Ibirapuera e das Avenidas Roberto Marinho e Chucri Zaidan.

A secretaria informou que passou a denominar o trecho entre Ticoatira e Cidades Tiradentes de Linha 15-Branca, para demarcar que não pertence mais ao Expresso Tiradentes.
"Cada vez mais perto de você."


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Planos de Expansão da CPTM (O Estado de S Paulo)

Mensagem não lida por Lopes » 06 Jun 2009, 14:47

De novo isso?
Rodrigo Lopes


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Planos de Expansão da CPTM (O Estado de S Paulo)

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 10 Jun 2009, 10:20

Me desculpe, mas eu não vi nada falando sobre a CPTM nessa noticia....
Imagem

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Planos de Expansão da CPTM (O Estado de S Paulo)

Mensagem não lida por Vicente » 10 Jun 2009, 10:35

Só se for a integração da linha com a Lapa 7...

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes