[Noticia] CPTM recua e cancela obra de grade na Lapa

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

[Noticia] CPTM recua e cancela obra de grade na Lapa

Mensagem não lida por Correia431M » 17 Out 2009, 00:36

Leiam abaixo texto de noticia publicada hoje nos jornais do Grupo Estado.

CPTM recua e desiste de grade
Após reclamação de moradores, empresa cancela troca de muro por grade em estação

Elvis Pereira e Naiana Oscar

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) cancelou, ontem à noite, a troca do muro que cerca a estação Lapa, na zona oeste da capital, por um gradil. A obra, iniciada neste mês, estava sendo contestada por moradores da Rua William Speers. Eles alegavam que a mudança aumentaria a poluição sonora, reduziria a segurança na via e permitiria, ainda, que ratos e escorpiões que circulam nos trilhos passassem a invadir os imóveis.

A instalação do gradil faz parte de um projeto iniciado pela companhia em agosto passado. O objetivo é construir ou substituir 180 quilômetros de muros ou cercas. Desse total, 70 km receberão alambrados, por se tratarem de locais próximos à vegetação. Outros 40 km terão os gradis. O restante abrange a reforma de muros e, principalmente, a construção destes em locais onde a linha férrea está desprotegida.

O recuo da CPTM foi anunciado um dia antes de os moradores da Rua William Speers entregarem um abaixo-assinado com 500 assinaturas à companhia. Uma das idealizadoras do protesto, Maria Cristina Santos Terra Rocha, moradora da rua há 42 anos, argumentava que a medida resultaria numa série de transtornos, como a migração de escorpiões e ratos para as casas, além do aumento da poluição sonora. “Os muros abafam o barulho provocado pelos trens, principalmente à noite”, acrescentou ela.

O estudante Rafael Marques, de 19 anos, explicou que, com os gradis, a rua se tornaria mais perigosa. “Os vândalos já pulavam esse muro antes. Agora, ficaria mais fácil”. Para ele, a companhia desrespeitou os moradores ao executar a obra sem consultá-los. “Eles não estavam preocupados com a nossa segurança e bem-estar.”

A aposentada Jocelyna Sampaio Camargo, de 66 anos, reclamava do frio e da poeira. “Passou a ter muito vento aqui”. A idosa, que mora ali há nove anos, afirmou não ter sentido diferença com relação ao barulho após a remoção do muro. “Estava a mesma coisa”. A moradora ressaltou, entretanto, o seu descontentamento. “O muro era da mesma altura das grades. Não tinha necessidade de fazer isso. Eles estavam gastando uma fortuna”.

Favoráveis

Apesar das críticas, alguns moradores se mostravam favoráveis à substituição. “Adorei isso”, disse a dona de casa Alzira Marcelina Jesus. “À noite, assaltantes pulavam o muro. Com grade, a gente conseguia vê-los”. Moradora da rua há 60 anos, Maria Cecilia também havia aprovado a troca. “O que gostei foi do visual à noite. Até as crianças achavam bonito”. A CPTM compromete-se a remover as grades no curto trecho onde elas já haviam sido colocados. O local voltará a ser murado.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes