CPTM: 17 anos de uma história de transporte sobre os trilhos

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

CPTM: 17 anos de uma história de transporte sobre os trilhos

Mensagem não lida por Haiser » 01 Dez 2009, 14:17

CPTM: 17 anos de uma história de transporte sobre os trilhos paulistas

Escrito por Redação Webtranspo: Eliane Leite / Foto: Divulgação - 1.12.2009 11h16

Imagem


Plano de expansão do transporte metropolitano proporcionará maior crescimento à companhia



Criada em 1992, com a proposta de oferecer serviços no transporte de passageiros, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) galgou passos largos na sua caminhada de 17 anos, assumindo, em primeiro lugar, as operações da CBTU – STU/SP (em maio de 1994) e, posteriormente, a da Fepasa (em março de 1996). Hoje, sob a administração da STM (Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos), a companhia é uma das mais reconhecidas no que se refere ao transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

“Desde sua criação, em 1992, a CPTM experimentou uma série de transformações na qualidade dos seus serviços, principalmente nos últimos três anos, quando passou a receber investimentos significativos do Governo do Estado por meio do Plano de Expansão. As mudanças também refletiram em um novo conceito de relacionamento com seus usuários e a comunidade, por meio de ações de cunho educativo, cultural e de inserção social”, disse um porta-voz da empresa por meio da assessoria de imprensa.

No início, 700 mil passageiros eram transportados por dia. Há pouco mais de três anos, esse número mais que dobrou, passando para 1,5 milhão de pessoas. Atualmente, aproximadamente, dois milhões de usuários circulam diariamente pelo sistema.

Toda essa expertise é operacionalizada por, em média, 6.500 funcionários. O trabalho, conforme relatou o porta-voz da companhia, agrada a maioria dos usuários. “Segundo a última pesquisa realizada pela CPTM, em setembro de 2009, com 3.900 usuários, o índice de aprovação (ótimo + bom) é de 68,5%, com margem de erro de 1,5%. Vale ressaltar que, nesta pesquisa, a opção de resposta 'regular' não foi apresentada ao usuário, forçando-o a opinar positiva ou negativamente”, disse. De acordo com a assessoria da CPTM, em março do ano passado, esse mesmo índice era de 51,5%.

O período também foi de desafios para a empresa. “O principal desafio da CPTM sempre foi proporcionar transporte de qualidade, com rapidez, conforto e segurança. Quando criada, a companhia herdou uma ferrovia carente de recursos, com inúmeros problemas, principalmente nas áreas de segurança e prestação de serviços. Ao longo destes anos, uma grande revolução se deu nos bastidores da empresa”, observou.

Para o futuro, a meta da empresa exigirá muito trabalho. “Um grande desafio está em marcha: transformar a CPTM na operadora de trens mais moderna do Brasil, com a melhoria dos serviços oferecidos e a revitalização de toda a sua infra-estrutura”.

Para conquistar o título, a empresa se apoia no “Plano de Expansão SP”, que visa o crescimento do transporte metropolitano no estado, com investimentos de R$ 20 bilhões no Metrô, CPTM e EMTU/SP até 2010. O programa, do Governo do estado, já destinou recursos à extensão de linhas, construção e reforma de estações, dinamização de infra-estrutura, modernização do sistema de sinalização e recuperação da frota.






Premiações

A CPTM lista uma série de premiações pelo seu trabalho. A mais recente, recebida em maio deste ano, foi o “10º Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente”. O prêmio “busca identificar e difundir as melhores práticas em serviços ao cliente no Brasil. Além disso, a iniciativa também reconhece as empresas que visam a excelência no atendimento e conquistam novos clientes ao mesmo tempo em que mantêm um alto índice de satisfação e fidelidade”.

No fim do ano passado, a Sema (Secretaria de Meio Ambiente), do município de Osasco, concedeu à CPTM o prêmio “Diploma Verde”, em razão das ações sustentáveis realizada pela companhia, como coleta seletiva de resíduos sólidos domiciliares recicláveis, chamado de “Mutirão do Lixo Eletrônico: Recicle. Não descarte essa idéia”, coleta de lixo em parceria com as cooperativas de catadores Coopermundi e Coopernatu e pela divulgação interna na CPTM da “4ª Semana da Árvore de Osasco”.

Entre várias outras premiações, a “Serviços Públicos Estaduais” também foi de grande importância para a empresa, já que ressalta a eficiência da companhia no seu relacionamento com os usuários. O prêmio considerou ações e programas como “Dirigente de Plantão”, “Central de Atendimento 0800”, “Experiente Cidadão”, “Jovem Cidadão”, “Relações com a Comunidade” e “Achados e Perdidos”, entre outras.


CPTM e ação social

No seu comprometimento com a ação social, a companhia tem se preocupado em levar conhecimento sobre a empresa para os futuros passageiros do sistema. Neste sentido, destaca o “Programa Usuário do Amanhã”, como uma de suas principais atividades.

“Realizado semanalmente, o PUA (Programa Usuário do Amanhã) leva crianças e adolescentes de escolas públicas da Grande São Paulo para uma visita enriquecedora pelas estações e trens da CPTM. São dezenas de estudantes que aprendem um pouco da história e do funcionamento da companhia”, explica o representante da empresa.

“A expressão 'aqui se aprende brincando', de fato, faz sentido no decorrer do percurso, quando as principais atividades da empresa são conhecidas. Com atenção e encantamento, a meninada visita estações, o CCO (Centro de Controle Operacional) do Brás, a cabine do maquinista, e se informa sobre equipamentos até então desconhecidos, que ganham sentido à medida que os monitores explicam suas funções e importância”, detalha.

Ao fim da visita, os visitantes recebem gibis com histórias em quadrinhos sobre coleta seletiva do lixo, precauções contra a dengue e cuidados com o sistema ferroviário. Com isso, a empresa acredita colaborar com noções de cidadania e saúde.



Fonte : http://www.tgvbr.seuhost.net/phpBB3/pos ... =post&f=83

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: CPTM: 17 anos de uma história de transporte sobre os trilhos

Mensagem não lida por Vicente » 01 Dez 2009, 14:39

^^
Realmente, nós que tivemos a honra de conhecer a companhia mais de perto, podemos que tudo isso da reportagem é fato, não há nada inventado.
Os esforços no sentido de se melhorar o relacionamento com o usuário, a qualidade da gestão e dos processos internos são bastante visíveis. Há ainda muito o que progredir? Claro que há, mas o caminho da boa gestão está aberto.
Trabalho há 10 anos na área de qualidade, visito empresas de diversas atividades, auditando a gestão e execução das atividades. E fiquei contente com o que vi na CPTM: quem quer fazer direito não tem motivo pra se esconder, mas sim se orgulhar de seus esforços, e buscar melhorar. Foi isso que vi.
Parabéns ao pessoal que faz a empresa acontecer, em todos os níveis.
app app

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes