Superlotada, Estação Luz vai ter nova passarela e mais saída

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Superlotada, Estação Luz vai ter nova passarela e mais saída

Mensagem não lida por Francis » 08 Fev 2012, 10:54

Superlotada, Estação Luz vai ter nova passarela e mais saídas de passageiros
Linhas da CPTM também terão itinerário alterado para não terminar na parada histórica no centro de SP

SÃO PAULO - Superlotada desde o fim do ano passado e instalada em um prédio tombado, a Estação Luz, no centro da capital paulista, deve passar por três mudanças significativas para não colocar em risco as estruturas históricas nem a segurança dos passageiros. E as obras devem começar no início do ano que vem. Urgência é abrir novas saídas para os passageiros do metrô e trem.

Segundo o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o local foi planejado para receber cerca de 20 mil pessoas por dia, mas é usado por mais de 465 mil desde novembro do ano passado. Naquele mês, foi inaugurada a Linha 4-Amarela do Metrô.
A primeira obra - e mais urgente - é a abertura de mais saídas para os passageiros. "Vamos construir duas saídas novas para a Avenida Cásper Líbero", diz o secretário. Essas portas vão facilitar a passagem de usuários em uma das duas galerias subterrâneas que interligam as plataformas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) às Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô. Fernandes diz querer que as obras para a abertura das novas passagens estejam contratadas até o fim do ano.
A segunda alteração será o prolongamento do Expresso Leste - linha especial paralela à Linha 11-Coral da CPTM - até a Estação Barra Funda, na zona oeste, passando pela Luz. Com a mudança, parte dos usuários deixará de embarcar na Luz, o que deve desafogar a estação.
"Também vamos fazer o Expresso ABC chegar até a Barra Funda", diz o secretário. Essa linha, planejada para começar a funcionar até 2014, também tinha como ponto final previsto a Estação Luz. No entanto, a lotação na estação mudou os planos para o futuro ramal.
A situação da Luz até já havia provocado uma mudança na Linha 10-Turquesa, que liga São Paulo ao ABC. Antes com parada final na estação histórica, o ramal agora para no Brás, com integração com a Linha 3-Vermelha. "Com o Expresso ABC, essa região voltará a ter acesso direto à Luz", promete Fernandes.
Esteira. A terceira mudança (tida como mais "embrionária" pelo governo do Estado) será a construção de um túnel entre as Estações Luz e Júlio Prestes. As paradas estão a cerca de 400 metros uma da outra, mas não têm conexão. A ideia é fazer uma passagem com esteiras rolantes, que poderiam ser usadas especialmente por pessoas que queiram ir à Sala São Paulo (na Júlio Prestes) e ao Museu da Língua Portuguesa (na Luz).

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Superlotada, Estação Luz vai ter nova passarela e mais saída

Mensagem não lida por Vicente » 09 Fev 2012, 20:41

E assim, a técnica vence: Luz e JP integradas formarão um bom complexo, as linhas parando em Barra Funda dão um melhor jeito de rede quanto a fluxos, e a 8 ganha integração melhor.
app app


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Superlotada, Estação Luz vai ter nova passarela e mais saída

Mensagem não lida por Jorge Luis » 13 Fev 2012, 22:12

com a construção desta passarela entre Luz e Julio Prestes, a linha 9 poderia chegar até Julio Prestes, junto com a linha 8 e ai então as linhas seriam privatizada pela CCR que ficaria com o controle da zona Sul e Oeste
linha 4 / 8 e 9
pode parecer delirio, mas tudo é possivel.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Diego
Novato
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Out 2011, 19:09

Re: Superlotada, Estação Luz vai ter nova passarela e mais saída

Mensagem não lida por Diego » 14 Fev 2012, 18:51

Acredito que seria melhor a ida da Linha 7- Rubi para Júlio Prestes, fazendo terminal e integração com a Linha 8 e a estação Luz. E não acho uma boa ideia a privatização das linhas pela CCR, acredito que a CPTM vem dando conta das linhas.

<O>

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante