Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

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Landrail
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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Landrail » 22 Abr 2010, 11:58

Deu vazio nas licitações da Norte-Sul

22/04/2010


Nenhuma empresa compareceu às sessões públicas promovidas pela Valec, na semana passada, para receber propostas para licitações, do tipo concorrência pública e menor preço, em dois trechos da Ferrovia Norte-Sul: EF Carajás-Anápolis e Araguaina-Guarai.

Considerando que não houve nenhum candidato às concorrências, a Valec está avaliando com seu corpo jurídico se novas licitações serão abertas ou se poderão fazer contratações diretas (sem licitação).

As licitações eram para obras e serviços de adequação (como instalação do canteiro, terraplenagem, drenagem, entre outros) nos trechos da Norte-Sul para atender os termos de entrega e recebimento antes que os trechos fossem entregues para operação pela Vale.

Um dos editais era para o trecho EF Carajás-Anápolis, especificamente no subtrecho entre Porto Franco (MA) e Araguaína (TO). E o outro para o trecho entre Araguaína (TO) e Guaraí (TO) e acesso ao pátio de Guaraí (TO).

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André Vasconcellos
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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 22 Abr 2010, 13:13

Impossível q estes trechos não sejam de interesse de ninguém a esse ponto o0 o0
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Landrail » 22 Abr 2010, 14:43

^^ também acho, deve ser falta de divulgação.
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cataclism2
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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por cataclism2 » 22 Abr 2010, 20:10

Landrail escreveu:Transcontinental começa ser definida

Haja dedo aqui pra tanta figa! Gostei dos números e previsões "oficiais", mesmo que sempre precisemos dar uma desdenhada neles... :P


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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Landrail » 02 Mai 2010, 00:57

Para produtores, frete poderia custar US$ 60/t

28/04/2010 - NetMarinha



Monopólio. Concessão. Direito de exclusividade. Falta de concorrência. Essas palavras são usadas pelos produtores mato-grossenses para denunciar os altos preços do frete cobrados pela detentora da concessão de exploração do transporte ferroviário no Estado, a América Latina Logística (ALL). “A ferrovia chegou a Mato Grosso, mas a situação não melhorou em nada para o produtor em termos de preço, como se falava antes da chegada dos trilhos”, critica o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja), Glauber Silveira.

Segundo ele, o preço cobrado pela ALL é o mesmo do rodoviário - “o produtor não tem benefício nenhum, não vemos vantagens” – por isso ele acredita que a chegada dos trilhos da ALL a Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá) não vai mudar em nada a situação para os produtores. “Mesmo chegando a Rondonópolis, a ALL continuará com o monopólio da ferrovia no Estado e o valor vai continuar alto”. Ele conta que estão sendo cobrados US$ 100 por tonelada, “enquanto poderia ser US$ 60. É assim porque não há concorrência, falta competição neste mercado”.

Ricardo Tomczyk, vice-presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, diz que os preços da ALL são balizados pelo frete rodoviário porque não há concorrência. “Falta um marco regulatório de concessão de ferrovias. No Brasil a empresa obtém a concessão e explora da maneira que acha conveniente, mesmo quando o dinheiro público financia e arca com as despesas da ferrovia”, denuncia. Segundo ele, os custos não reduziram em nada desde a implantação da ferrovia e os preços são abusivos.

Na opinião do presidente da Aprosoja/muito, Glauber Silveira, há necessidade de uma mudança na legislação brasileira que regulamenta a exploração do transporte ferroviário. “Deram uma concessão à ALL e ficamos sem concorrência. Em outros países, existe o direito de passagem que permite a utilização dos trilhos por outras operadoras, garantindo concorrência nos serviços e tornando os preços competitivos para o produtor”.

Ele disse que o Movimento Pró-Logística de Mato Grosso está atento e cobrando uma providência do governo federal quanto à legislação. “Já encaminhamos nossa sugestão, agora esperamos uma mudança para que outras empresas também tenham direito de utilizar os trilhos e explorar o transporte”.

Para Silveira, as dificuldades com a infraestrutura logística só vão ser amenizadas, em Mato Grosso, quando for concluída a pavimentação da BR-163 (Cuiabá-Santarém). Com isso, a produção mato-grossense pode ser escoada pelos portos da região Norte, como de Itaqui, no Maranhão, e Itacoatiara no Amazonas. Atualmente, segundo Glauber Silveira, a metade da produção mato-grossense de soja – cerca de 9 milhões de toneladas na safra 2009/2010 - é escoada por ferrovia.

ALL

Por meio de nota, a ALL esclarece que não foi procurada pelos produtores rurais para discutir preços de frete. No ano passado, no período chamado de fechamento, a ALL explica que havia esta oportunidade, entretanto, não foi aproveitada pela classe e as negociações foram tratadas diretamente com as tradings entre os meses de novembro de 2009 a dezembro de 2010.

A ALL esclarece ainda que investe R$ 700 milhões ao ano para aumentar a capacidade de transporte, com foco no atendimento cada vez maior no seu ramo de atuação. “A empresa concorre diretamente com o segmento rodoviário”.


Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... eria=10314
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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Landrail » 02 Mai 2010, 01:00

BNDES garante verba da Ferronorte

30/04/2010 - Só Notícias muito


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) garantiu recursos para a execução da obra dos trilhos da Ferronorte, no trecho Alto Araguaia/Rondonópolis, que deve ficar pronto até 2012. Em audiência, hoje, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, também conseguiu o compromisso de que os executivos do banco intervenham junto à América Latina Logística (ALL) para que haja celeridade e definição quanto a chegada dos trilhos da ferrovia a Cuiabá.

Silval Barbosa, acompanhado dos deputados federal Wellington Fagundes, e estadual Sebastião Rezende, se reuniu com os superintendentes das Áreas de Estruturação de Projetos, Henrique Amarante da Costa Pinto; de Infraestrutura, Nelson Fontes Siffert e com a chefe de departamento de Transportes e Logísticas, Adely Maria Branquinho das Dores. O superintendente de Estruturação de Projetos do BNDES, Henrique Amarante, compõe o conselho de Administração da ALL e se comprometeu em levar para o Conselho da empresa o pedido de definição sobre a obra da Ferrovia Centro-Norte até Cuiabá.

"O transporte ferroviário é considerado de alta capacidade e vai beneficiar a logística e garante o desenvolvimento de Mato Grosso", destacou Silval durante a negociação quando demonstrou o potencial produtivo e econômico de Mato Grosso. No dia 15 de abril o governador Silval Barbosa se reuniu em Brasília com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Pastos, e cobrou providências sobre o empreendimento.

Henrique Amarante se surpreendeu com os números apresentados pelo governador e reconheceu a importância e necessidade da obra para a região que vai além do transporte de grãos.



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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Landrail » 02 Mai 2010, 01:06

Rodoviários querem mudança na matriz

29/04/2010


"Ver hoje o transporte rodoviário de carga com participação de 60 % na matriz de transporte é ruim. Melhor seria uma participação menor num país mais desenvolvido e com mais transporte ferroviário e marítimo". A frase é do presidente da Federação de Transportes do Espírito Santo, Wagner Chieppe, um dos maiores empresários de transporte rodoviário do País, diretor do Grupo Águia Branca, que controla a Trip Linha Aéreas, a Viação Águia Branca e a transportadora de automóveis Autoport, entre outras empresas.

Chieppe foi entusiasticamente aplaudido pela platéia de funcionários da Vale, FCA, MRS e outras operadoras, presentes ao II Encontro de Ferrovias, promovido pela ANTF, na sede da EF Vitória a Minas. Presente também o ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, que exibiu uma transparência mostrando que, até 2025, a ferrovia deve ultrapassar a rodovia na matriz de transportes, alcançando 35 % do total transportado, contra 30 % da rodovia. Em 2005, segundo os dados do ministro, os percentuais eram 25 % e 58 %, respectivamente.

Na mesa de abertura estava também o presidente da ANTF, Marcelo Spinelli, que voltou a alertar para a escassez aguda de mão de obra especializada para o setor. "Sem profissionais não vamos conseguir fazer nosso trabalho nem alcançar nossas metas". E o presidente da MRS, Eduardo Parente, para quem o maior sinal da evolução do transporte ferroviário nos últimos anos foi o crescimento do direito de passagem (que permite a uma ferrovia trafegar nas linhas da outra): "Embora o aumento no volume de carga entre 2007 e 2009 não tenha ido mais do que 10 % no conjunto das ferrovias, devido à crise do ano passado, o aumento no direito de passagem subiu mais de 50 %", celebrou ele.

TAV x TCU

Na ocasião, o ministro Paulo Sérgio reafirmou que o projeto do TAV continua sendo prioritário para o governo, apesar da demora na publicação do edital: "Negociamos intensamente com os japoneses, franceses, alemães, coreanos e chineses, a ajustamos a modelagem até onde podíamos ajustar. Agora estamos dependendo exclusivamente do TCU -- afirmou. Assim que eles liberarem, nós botamos na rua."

Hoje estava previsto que o plenário do TCU -- que se reúne às quartas -- aprovaria o edital, mas o assunto não entrou em pauta.


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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Landrail » 02 Mai 2010, 01:09

Hewitt projeta novo retardador para a EFVM

29/04/2010


A Hewitt projetou o novo retardador do pátio de classificação (hump yard) da Estrada de Ferro Vitória a Minas, em Tubarão (ES).

Com esse equipamento e a modernização da sinalização do pátio, a velocidade dos vagões que descem a rampa pode aumentar de 18 km/h para 30 km/h, aumentando a eficiência do pátio.


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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Landrail » 02 Mai 2010, 01:13

Nova sinalização quase pronta na EFVM

30/04/2010


Até outubro deste ano - dentro do prazo previsto em maio de 2008, quando o projeto começou - a EF Vitória a Minas deve concluir a reforma da sinalização ao longo de todos os 570 km de sua linha tronco, mais um trecho do ramal de Itabira. A obra permitirá à ferrovia atingir uma capacidade teórica (ou seja, excluido o tempo em terminais) de 8,2 trens por hora e por sentido, ou 196 trens por dia e por sentido, praticando uma distäncia mínima de 8 km entre trens. Na prática, a EFVM faz 36 trens por dia, por sentido. É tráfego suficiente para atender a demanda, que esta crescendo rapidamente. A informação foi divulgada durante o II Encontro de Ferrovias promovido pela ANTF e que se encerrou ontem, dia 29 de abril, em Vitória (ES).

A demanda na Vitória a Minas vem aumentando nos últimos cinco anos devido a uma série de fatores. A abertura de novas minas, a construção de um quinto virador de vagões em Tubarão, a ampliação do pátio no porto do mesmo nome, a adoção da tração distribuída (segundo a GE, o Brasil é hoje o segundo país do mundo em uso de tração distribuída, com 700 unidades em operação) e a construção da terceira linha em Ipatinga, Drummond e na entrada de Tubarão.

Em consequência, a Vale começou a estudar, já em 2004, a modernização do sistema existente, com mais de 30 anos de uso, baseado em relés, de fabricaçao japonesa. Contratou uma consultora inglesa, a Advanced Railway Technologies, e dois anos depois decidiu não usar o sistema mais moderno de todos, de bloco móvel, considerado muito caro e de uso pouco provado, mas uma tecnologia intermediária, o Track Circuit Block, ou Circuito de Via Eletrônico Micro-Processado. Este substitui o circuito de via convencional por comandos eletrônicos transmitidos através dos próprios trilhos. O sistema elimina os cabos de via - que já estavam com o tempo de validade vencido há cinco anos - e tem as vantagens adicionais de permitir o uso de no-break e de transmitir outros sinais além dos comandos do CCO.

O sistema esta sendo fornecido pela GE e o projeto terá um custo total de R$ 100 milhões, considerado barato para o aumento de tráfego que vai proporcionar.


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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Landrail » 02 Mai 2010, 01:26

Rumo recebe novos vagões

29/04/2010

Imagem
Os primeiros 120 vagões adquiridos pela companhia já estão operando

A Rumo Logística, que pertence ao grupo Cosan, apresentou na quarta-feira (28), em Santos, os primeiros 120 vagões HPT adquiridos para o transporte de açúcar entre o interior de São Paulo e o porto de Santos. Os novos vagões permitirão a redução no tempo de descarga de cada vagão de 45 minutos para 1 minuto. Cada vagão tem capacidade para 100 toneladas de açúcar e também podem ser utilizados no transporte de grãos e fertilizantes.

No total, o grupo adquiriu 729 vagões, que estão sendo produzidos pela AmstedMaxion e pela Randon, e 50 locomotivas. As primeiras locomotivas devem ser entregues em maio e o restante dos equipamentos (vagões e locomotivas) programados para chegar até julho deste ano. Esses equipamentos retirarão das estradas cerca de 30 mil caminhões por mês, diminuindo, consequentemente a emissão de CO2 na atmosfera. O custo total empregado em todos os itens é de, aproximadamente, U$ 100 milhões, sendo que os recursos vieram por meio de investidores privados e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As aquisições fazem parte da parceria que a companhia fez com a ALL para o transporte de açúcar e derivados. O acordo prevê investimentos de R$ 1,2 bilhão ao longo de cinco anos, por parte do grupo Cosan, o maior player de logística do mundo em exportação de açúcar.

O açúcar seguirá de caminhão até os centros logísticos da Cosan no interior de São Paulo, Jaú, Sumaré e Itirapina (o último em construção), onde serão embarcados nos trens para o porto de Santos, onde a empresa conta com dois berços de atracação de navios e armazéns.

O projeto da Cosan é receber quatro trens por dia, com 120 vagões de 100 toneladas cada, em Santos. Hoje, a empresa recebe composições com 85 vagões.

O grupo Cosan tem capacidade para movimentar 10 milhões de toneladas de açúcar por ano no complexo santista. A expectativa é movimentar 6 milhões de toneladas de açúcar, ensacado e a granel, em 2010. O destino do produto é o Oriente Médio, Ásia, Rússia e Canadá (em menor quantidade).

Hoje, 50% das operações de açúcar são feitas por ferrovia. Há dois anos, a movimentação representava 5%. “A ideia é ter 80 a 90% da movimentação de açúcar por trem”, explica o diretor comercial e de operações da Cosan, Carlos Magano.



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Vicente
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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Vicente » 06 Mai 2010, 16:59

80 a 90% nos trilhos.
app app app app

Isso é pra quem diz que a ferrovia não vale a pena.


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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Landrail » 13 Ago 2010, 22:43

Ferrovia Centro-Atlântica será reaberta em Angra

12/08/2010 - Diário do Vale


A secretaria de Atividades Econômicas de Angra dos Reis vai reativar a ferrovia Centro-Atlântica - que liga a região Costa Verde a vários municípios do Rio de Janeiro. Desde o início do ano, a ferrovia estava com o tráfego interrompido devido os estragos causados pelas fortes chuvas. Com a possibilidade da reabertura da Centro-Atlântica, os trechos interditados estão sendo revitalizados pela secretaria de Obras do município.

- Os trechos prejudicados já estão recebendo a limpeza e a manutenção da prefeitura de Angra. Assim que os pontos forem revitalizados, a estrada será reaberta - afirmou o secretário de Atividades Econômicas de Angra, Alexandre Tabet. A previsão da prefeitura é de que a ferrovia seja reaberta no dia 1º de setembro, e logo após sejam retomadas as atividades de transporte ferroviário.

- Nossa expectativa é de que na segunda quinzena de setembro já haja movimentação de carga - afirmou o gerente de Relações Portuárias da secretaria, Aurélio de Moura.Com o objetivo de planejar os reparos na via férrea, as equipes da secretaria de Atividades Econômicas e da concessionária responsável pela ferrovia Centro-Atlântica promovem reuniões quinzenais desde o início do ano, com representantes dos sindicatos da orla portuária. Durante a realização desses encontros, foi definido os locais que mais necessitavam de revitalização, como o trecho entre Rio Claro e Lídice que está totalmente recuperado.

- Conforme íamos conversando, íamos melhorando os trechos que foram interrompidos por causa dos estragos das chuvas. A ferrovia transportava, basicamente, cimento, mas agora a ideia é realizar o transporte de qualquer tipo de carga. Por isso, no dia 17 de setembro, em Angra, haverá outra reunião para rever as condições de retorno dos clientes tradicionais e de outros para o Porto de Angra dos Reis - afirmou o coordenador de Relações Institucionais da concessionária, José Cruz.




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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Landrail » 13 Ago 2010, 22:52

Julio Simões antecipa operação de terminal

12/08/2010 - Brasil Econômico


O projeto era previsto para entrar em operação no próximo ano, mas foi adiantado em função de um contrato firmado com a Usiminas para o transporte de bobinas de aço.

O diretor administrativo financeiro da companhia, Denys Ferrez, disse que hoje todo o transporte está sendo feito por rodovia e, por mês, são movimentadas 20 mil toneladas de bobinas entre a usina de Cubatão e os clientes finais da siderúrgica.

Esse contrato tem validade para cerca de seis meses e poderá ser estendido com a conclusão das obras do ramal ferroviário e da ampliação do armazém.

A obra do terminal multimodal está dividida em fases e, nesta primeira etapa está prevista a construção de um armazém de 22 metros quadrados e um ramal ferroviário. Tudo isso deverá ser concluído no primeiro semestre do próximo ano. Hoje, operamos em 13 mil metros quadrados, com capacidade de 80 mil toneladas estáticas, diz Ferrez.
Com o contrato com a Usiminas, a Julio Simões coloca na estrada 20 carretas por dia e a expectativa é que possa movimentar, além das bobinas, 60 mil toneladas por mês até dezembro.

O executivo ressaltou que no segundo trimestre, além do contrato com a Usiminas, a companhia teve uma receita de R$ 29 milhões com novos clientes e R$ 36 milhões com aumento de serviços de contratos já existentes.

A receita bruta de prestação de serviços alcançou R$ 452,3 milhões, aumento de 22,5% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

A maior parte desse crescimento aconteceu com novos negócios da companhia.

O lucro líquido foi de R$ 6,7 milhões, menor do que os R$ 17 milhões do mesmo período do ano anterior.

Essa redução pode ser explicada pelo fato de que no ano passado tivemos um reconhecimento de créditos tributários diferidos. Excluindo-se os efeitos não recorrentes, o lucro líquido no ano passado foi de R$ 100 mil, disse.

Os investimentos foram de R$ 391 milhões no semestre, sendo que 92% foram destinados a novos negócios.
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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Landrail » 13 Ago 2010, 22:59

Iochpe-Maxion lucra R$ 47,1 milhões

12/08/2010 - Valor Econômico


A fabricante de peças para os setores automotivo e ferroviário Iochpe-Maxion registrou no segundo trimestre lucro líquido de R$ 47,1 milhões, resultado muito superior aos R$ 4,6 milhões apurados no mesmo período do ano passado. Os dados levam em conta os resultados da divisão Fumagalli, adquirida em setembro de 2009.

A receita operacional líquida consolidada da empresa somou R$ 569,4 milhões entre abril e junho, mais que o dobro do reportado no segundo trimestre de 2009 (R$ 279,3 milhões). O lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (Ebitda, na sigla em inglês) foi de R$ 88,7 milhões, ante R$ 19,8 milhões.

Segundo a Iochpe-Maxion, o desempenho do trimestre foi beneficiado pelo forte crescimento da produção brasileira de veículos e máquinas agrícolas, com destaques para o crescimento da produção de caminhões. A companhia também citou o forte crescimento da produção americana de veículos leves.

De acordo com o balanço contábil divulgado hoje pela companhia, as exportações e vendas internacionais consolidadas atingiram R$ 114,4 milhões no segundo trimestre, um aumento de 211,5% na comparação com igual período de 2009. O principal destino das exportações, em valor, foram os Estados Unidos (63,4%), seguidos por México (20,8%) e América Latina (7,7%).
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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Landrail » 13 Ago 2010, 23:08

CSN investirá R$ 1,3 bilhão na Transnordestina

11/08/2010 - EXAME.com


O vice-presidente financeiro da CSN, Paulo Penido Marques, afirmou hoje (11/08) durante a teleconferência de resultados que a companhia investirá cerca de 1,3 bilhão de reais este ano na construção da ferrovia Nova Transnordestina.

O valor equivale a mais de um terço do total que será investido pela companhia este ano, de 3,4 bilhões - o que comprova quanto o projeto é importante para a CSN hoje. De acordo com o executivo, 535 milhões de reais já foram aportados na ferrovia no primeiro semestre. A previsão é de que a obra seja concluída em 2012.

Nosso custo por quilometro é um dos menores do mundo - nosso cuidado com a execução é muito grande, afirmou Marques. Estamos com a toda fixação e trilhos praticamente prontas e, até o final de 2012, devemos operar essa linha nova e, ai sim, começar a obter ganhos com ela.

Avaliada em 4,5 bilhões de reais, a Nova Transnordestina foi idealizada por Benjamin Steinbruch, cujas empresas CSN e Taquari controlam a Cia. Ferroviária do Nordeste. Além das duas empresas privadas, boa parte dos recursos envolvidos no projeto virá do Finor (Fundo de Investimento do Nordeste) e do FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste). Esses fundos, administrados pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), participam com recursos que serão transformados em participação acionária.

Para a CSN, a importância do projeto está no ganho de logística que a empresa ganhará quando concluído a obra. A ferrovia terá capacidade para transportar 30 milhões de toneladas de carga por ano. No total, terá 1.728 quilômetros de extensão - 955 são compartilhados com a Transnordestina Logística. A malha passará por diversas cidades de Pernambuco e Piauí e facilitará a entrega de materiais nos portes de Suape e Pecém.
Nossa intenção com os investimentos na Transnordestina, além dos portos e participação na MRS, é fazer da CSN uma empresa de mineração autosuficiente em logística, com a integração dos meios que usamos para fazer entregas aos clientes, disse Marques.
Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... eria=11144
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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 30 Ago 2010, 15:09

^^ Bom saber que depois do marasmo que rondou o setor ferroviário nos anos 80 e 90, finalmente a ferrovia volta a se reestabelecer como um grande player no cenário nacional. :beer:

Falta agora só a volta do transporte de passageiros de longo percurso. Espero que seja em breve. hmy
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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por AGV » 07 Mai 2011, 22:23

Landrail escreveu:Geoterra inova com formação de composições

Imagem
Locomotiva GE U-5B, da Geoterra, no pátio da VCP, em Três Lagoas (MG)

A empresa Geoterra (ex-Terra Gama) foi criada há dois anos com a especialidade de realizar manobras e criar composições a partir de vagões vazios, dentro dos pátios de algumas operadoras, como a ALL – América Latina Logística - e a MRS Logística. Hoje, o contrato mais importante em andamento do grupo é com a ALL e a VCP (Fibria), em Três Lagoas (MG).

Em Três Lagoas, acontece o seguinte procedimento: a ALL despacha seus vagões vazios para dentro do pátio. A Geoterra, por sua vez, com suas locomotivas personalizadas U12C, U6, CE 45, entre outras, pega estes vagões, formam novas composições, carregam o produto (no caso, a celulose) e entregam à operadora.

Leva-se, em média, 10 horas para carregar uma composição, com cerca de 50 vagões. A empresa forma 25 composições por mês. Cada vagão transporta 54 toneladas, sendo 2.700 toneladas por composição e 67.500 toneladas/mês.

Somada com a Terra Gama, que participou da Feira Negócios nos Trilhos 2007, a Geoterra está a 19 anos no mercado, sendo que nos últimos anos seu foco somente o setor ferroviário. Anteriormente, a Terra Gama lidava com todos os modais (rodoviário, marítimo e ferroviário). Carlos Augusto Moreira, que comandava a antiga empresa e criou a Geoterra, diz que “não quer mais a multimodalidade”, e também não trabalha com varejo.

A Geoterra possui cinco unidades espalhadas pelo Brasil, com 2 mil funcionários e frota de 10 locomotivas e 90 vagões.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... a=&pagina=
No dia 02/05 recente, noteo uma composição destas na L8 da CPTM.

Alguns trens da empresa:

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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por AGV » 07 Mai 2011, 22:24

Landrail escreveu:Geoterra inova com formação de composições

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Locomotiva GE U-5B, da Geoterra, no pátio da VCP, em Três Lagoas (MG)

A empresa Geoterra (ex-Terra Gama) foi criada há dois anos com a especialidade de realizar manobras e criar composições a partir de vagões vazios, dentro dos pátios de algumas operadoras, como a ALL – América Latina Logística - e a MRS Logística. Hoje, o contrato mais importante em andamento do grupo é com a ALL e a VCP (Fibria), em Três Lagoas (MG).

Em Três Lagoas, acontece o seguinte procedimento: a ALL despacha seus vagões vazios para dentro do pátio. A Geoterra, por sua vez, com suas locomotivas personalizadas U12C, U6, CE 45, entre outras, pega estes vagões, formam novas composições, carregam o produto (no caso, a celulose) e entregam à operadora.

Leva-se, em média, 10 horas para carregar uma composição, com cerca de 50 vagões. A empresa forma 25 composições por mês. Cada vagão transporta 54 toneladas, sendo 2.700 toneladas por composição e 67.500 toneladas/mês.

Somada com a Terra Gama, que participou da Feira Negócios nos Trilhos 2007, a Geoterra está a 19 anos no mercado, sendo que nos últimos anos seu foco somente o setor ferroviário. Anteriormente, a Terra Gama lidava com todos os modais (rodoviário, marítimo e ferroviário). Carlos Augusto Moreira, que comandava a antiga empresa e criou a Geoterra, diz que “não quer mais a multimodalidade”, e também não trabalha com varejo.

A Geoterra possui cinco unidades espalhadas pelo Brasil, com 2 mil funcionários e frota de 10 locomotivas e 90 vagões.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... a=&pagina=
No dia 02/05 recente, notei uma composição destas na L8 da CPTM.

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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Landrail » 20 Nov 2011, 16:43

MRS conclui obras de novo túnel na Ferrovia do Aço
09/11/2011

A MRS concluiu, no município de Jeceaba (MG), mais uma obra estratégica dentro dos planos de expansão de sua capacidade de transporte. O túnel T 70 B, o primeiro construído pela Empresa, é uma duplicação do já existente túnel 70. Com extensão de 865 metros, permitirá a eliminação do gargalo operacional neste trecho onde ocorre a confluência de trens que seguem para o carregamento nos Terminais do Andaime, Pires e Itacolomi e de composições carregadas oriundas de Alberto Flores, Sarzedo, Sarzedo Novo, Olhos D'Água, Casa de Pedra, Barreiro e Joaquim Murtinho.

"Naquele trecho da Ferrovia do Aço há fluxo de trens nos dois sentidos, especialmente de composições carregadas de minério exportação e carga geral oriundas de Belo Horizonte", afirma Alessandro Nasser, Gerente Geral de Infraestrutura. Ele explica que o túnel T70 faz parte de um projeto mais amplo, a Alça Dupla do P1-07, que contempla também a construção de uma ponte ferroviária próximo à estação de Jeceaba, 3,1 quilômetros de linhas até o P1 -07, com sete AMVs, até dezembro de 2011, e a instalação do sistema de sinalização eletrônica, a cargo do Projeto CBTC, no primeiro trimestre de 2012. Além do túnel, já foi concluída a retirada de interferências do trecho, tais como postes, cabos de sinalização, de energia elétrica e de fibras ópticas.

Diretor Comercial da MRS, Sérgio Garcia, avalia a importância deste projeto para a Companhia. "Desde o fim da última crise, crescemos quase 20% e há muitos projetos de mineração à beira da nossa linha, assim como a nossa ambição de crescer no segmento de carga geral. Este investimento é parte importante de nosso plano de crescimento e remove um gargalo que poderia ser limitante para nossa capacidade de atendimento futura."

Previsto no Plano Diretor da Empresa, o T70 teve custo da ordem de R$ 30 milhões, e foi construído pela J. Dantas, empreiteira de Belo Horizonte, com o gerenciamento e fiscalização da Concremat, a partir do projeto elaborado pela Vetec e coordenado pela Gerência de Infraestrutura.




Fonte: http://www.mrs.com.br/noticias/files/de ... ticia=2203
Editado pela última vez por Landrail em 20 Nov 2011, 16:45, em um total de 1 vez.
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Re: Carga NEWS: informações e notícias=> ferrovias de carga

Mensagem não lida por Landrail » 20 Nov 2011, 16:45

Outubro de 2011: recorde de produção na MRS
11/11/2011


A MRS Logística – operadora da malha ferroviária sudeste – fechou outubro com o melhor resultado em 15 anos de concessão, com 14,5 milhões de toneladas transportadas, volume 3,8% superior ao seu último recorde mensal, de 13,97 milhões de toneladas, registrado em julho de 2011. No acumulado do ano, o total produzido chega a 128,3 milhões de toneladas, o que representa incremento de 6,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Outros indicadores evidenciam a evolução do negócio MRS. “Entre 2008 e 2010, atingimos a marca de 13 milhões de toneladas em apenas um mês de cada exercício, já este ano emplacamos o volume cinco vezes. Depois de bater na trave em julho, em outubro passamos pela barreira de 14 milhões de toneladas”, comemora o Presidente da MRS, Eduardo Parente.

Para Eduardo, assim como cruzar a fronteira de 14 milhões de toneladas transportadas, a maior estabilidade na operação também é motivo de comemoração. “Alcançamos o melhor resultado em outubro sem bater o recorde diário de 562 mil toneladas, produzido em maio deste ano, mas superamos em nove vezes o recorde da média de dez dias (500 mil toneladas). Isso mostra que estamos com um sistema muito mais confiável e produtivo”, ressalta.

Quebra de paradigmas

Houve dois fatores determinantes para o atingimento desse resultado. O primeiro foram investimentos importantes na confiabilidade do sistema, com destaque para a implementação de paradas semanais programadas para manutenção de via na Ferrovia do Aço, aumentando a regularidade do serviço.

O outro foi a mudança do sistema operacional. “A empresa está investindo R$ 600 milhões na compra de locomotivas que permitem o aumento da potência por trem, eliminado a necessidade de locomotivas de auxílios para subidas de rampas, que depois tinham que voltar no contrafluxo”, comentou Carlos Waack, Diretor de Operações. Com isso, o tempo de percurso médio da empresa caiu cerca de 10% quando comparado aos mesmos períodos no ano anterior.

“Esse foi um pedaço relevante do plano de investimentos de R$ 1,5 bilhão em 2011, mas também houve investimentos importantes em duplicação de pátios, modernização da sinalização, novos vagões e muita manutenção preventiva. Estamos animados com os resultados que isso vai gerar também para 2012”, acrescentou Waack.



Fonte: http://www.mrs.com.br/noticias/files/de ... ticia=2204
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