demora da chegada dos trilhos a Rondonópolis desanima setor

Moderador: cataclism2


Autor do tópico
Isaias
Usuário Jr.
Mensagens: 268
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

demora da chegada dos trilhos a Rondonópolis desanima setor

Mensagem não lida por Isaias » 17 Dez 2010, 18:53

adiamento da chegada dos trilhos a Rondonópolis desanima setor

Folha do Estado

A prorrogação por dois anos da chegada dos trilhos da Ferronorte a Rondonópolis, publicada no Diário Oficial do Estado na segunda-feira (13.12), causou desânimo nos produtores mato-grossenses. Com o novo prazo, a América Latina Logística (ALL), detentora da concessão da ferrovia Senador Vicente Vuolo, tem até 31 de dezembro de 2012 para terminar o trecho Alto Araguaia a Rondonópolis.

Na avaliação do diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-muito), órgão integrante do Fórum Pró-Ferrovia, Carlos Fávaro, a dilação do prazo só vem a confirmar a falta de compromisso com datas e prazos no país. “Situações que só vêm a evitar a eficiência e competitividade de nosso Estado, que tem na falta de logística o maior entrave para, enfim, se consolidar como potência”.

Contudo, o diretor da Aprosoja-muito destaca que além da problemática da demora de mais dois anos para a conclusão dos trilhos a Rondonópolis, seu efetivo funcionamento, baseado em seu modelo de concessão, deveria ser revisto. De acordo com Fávaro, é vital para Mato Grosso contar com a ferrovia no escoamento de seus produtos. Contudo, a concessão por trilhos, na qual é a ferrovia, ou seja, que somente a ALL pode explorar seus serviços, em nada agrega para o desenvolvimento de Mato Grosso.

“Na verdade os preços cobrados pela empresa são os mesmos do rodoviário, o modal mais caro do mundo, perdendo apenas pelo da aviação, com uma redução de 2% a 3%, sendo ineficiente”.

Conforme ele, o ideal para a Ferronorte seria o modelo de concessão por vagões. “Assim, várias empresas poderiam explorar os serviços e abriria para a concorrência, baixando os preços. Com isso, Mato Grosso se tornaria mais competitivo com uma logística viável e eficiente”.

A prorrogação da conclusão dos trilhos da ferrovia até Rondonópolis foi feito através de um termo aditivo entre a ALL e a Agência Nacional de Transpotes Terrestres (ANTT). Com a decisão, Cuiabá também adia seus planos de chegada dos trilhos da ferrovia. Atualmente, a Senador Vicente Vuolo termina em Alto Araguaia.

Voltar para “Carga News”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes