Notícias do Metrô BH

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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por Inconfidente » 02 Ago 2009, 00:39

olhaotrem! escreveu:Amigos, instalaram maquinas de refrigerante "Coke Machine" nas estações Eldorado, Gameleira, Calafate e Central. E na Estação Central estão instalando uma livraria ou biblioteca semelhante ao "Embarque na Leitura" do Metrô de São Paulo.
Coke machine é o que há!

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Mulher é atropelada na linha do metrô Eldorado

Mensagem não lida por Inconfidente » 17 Ago 2009, 17:28

17/08/2009 08h17
FERNANDA PENNA
fernanda@otempo.com.br

Uma assistente social, de 34 anos, foi atropelada pelo metrô na manhã desta segunda-feira (17), na Estação do Eldorado, em Contagem, na Grande Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima teve perda de massa encefálica e foi levada para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII em estado gravíssimo.

A unidade de saúde afirmou que a vítima está no bloco cirúrgico. Testemunhas afirmaram que a mulher passou mal ao desembarcar, se desequilibrou e caiu na via de circulação do trem. Ela levou uma forte pancada na cabeça.

Conforme a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), as estações ficaram paradas por cerca de 30 minutos. As causas do acidente serão apuradas.

Matéria atualizada às 13h

Fonte: Portal O TEMPOonline

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Pesquisa identifica origem e destino de usuários do Metrô de

Mensagem não lida por Inconfidente » 28 Out 2009, 18:13

O Metrô de Belo Horizonte realiza nesta quarta-feira (28/10) a pesquisa de Origem/Destino 2009 no horário de pico da tarde, entre 16h30 e 19h. O trabalho tem como objetivo levantar o número de passageiros transportados nas viagens, visando retratar a quantidade de lugares disponíveis nesse intervalo de tempo. A pesquisa vai possibilitar ainda a adequação entre oferta e demanda de usuários e a avaliação da integração metrô/ônibus no Vetor Norte da Região Metropolitana de BH.

Uma equipe de 52 aplicadores estará nas 19 estações do sistema para distribuir e recolher cartões numerados da pesquisa que serão entregues aos usuários, aleatoriamente, no embarque. Cada número corresponde a uma estação específica, permitindo determinar de onde partiram os passageiros que desembarcaram naquela estação. Na saída, os cartões deverão ser entregues às pessoas, identificadas por crachás, posicionadas nas catracas. A quantidade de cartões distribuída por estação pode variar de 400 a mil, sendo proporcional ao movimento no pico da tarde. A entrega aos usuários será feita em intervalos de dez minutos, visando atingir o público mais diversificado possível.

A CBTU-METRÔ BH conta com a colaboração dos usuários para que entreguem os cartões na saída das estações. Ao contribuir com a pesquisa, os passageiros ajudarão a Companhia a oferecer um serviço ainda melhor.

O resultado da pesquisa será divulgado em 1° de dezembro.

http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 81009a.htm

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Mensagem não lida por Inconfidente » 22 Nov 2009, 12:28

Trens podem voltar a ligar cidades da RMBH

Prefeitos de alguns municípios defendem essa ideia como forma de melhorar o transporte

Elemara Duarte - Repórter - 16/11/2009 23:16

O transporte sobre trilhos tem sido defendido por muitos prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As propostas vão desde a integração do metrô da capital mineira com alguns destinos mais adensados, até a adoção do veículo leve sobre trilhos, conhecido pela sigla VLT - um tipo de trem mais “moderninho” e mais rápido que os modelos predominantes nos antigos sistemas de subúrbios, até meados da década de 1990 e, segundo especialistas, com valor de implantação menor que o do metrô.

“Diferentemente de São Paulo e do Rio de Janeiro, hoje, em Belo Horizonte, não temos nenhuma linha de subúrbio”, compara o assessor de Mobilidade da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), João Ernani Antunes Costa.

Enquanto estava ativo, o assessor afirma que chegou a utilizar o sistema de subúrbio da RMBH para visitar parentes que moravam em Betim, mas que esse transporte tinha uma deficiência no que se refere aos horários. Muitas vezes, os subúrbios precisavam disputar as linhas com o transporte de cargas. “A RMBH é um importante entroncamento, tanto rodoviário quanto ferroviário. A maior parte das cargas que vem do Nordeste e Centro-Oeste brasileiros passa por Minas Gerais”, explica.

Na RMBH, eram ligadas a Belo Horizonte pelos trilhos, sejam subúrbios ou trens “mistos” (cargas e passageiros), as cidades de Betim, Brumadinho, Caeté, Contagem, Ibirité, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Raposos, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, Sarzedo e Vespasiano. Hoje, parte desses municípios mantém apenas o transporte de cargas, em outros, as ferrovias estão abandonadas ou subutilizadas.

Costa acrescenta que a RMBH ainda faz a ligação com os portos do Sudeste, como Vitória, Rio de Janeiro e Santos, e que o fluxo deve totalizar cerca de 70% das cargas de mercadoria ferroviária do Brasil. Na Região Metropolitana, diz ele, são 330 quilômetros de malha ferroviária percorrendo 20 municípios, mas que também tem potencial de transportar passageiros.

Desses 330 quilômetros, o assessor informa que praticamente tudo está desativado ou com o transporte de carga. Entre as áreas desativadas, ele cita o Ramal de Águas Claras (entre os bairros Belvedere e Olhos d’Água) e os trechos Sabará-Caeté e Rio Acima-Belo Horizonte.

Segundo o assessor, a malha ferroviária na época do subúrbio era mais rural e hoje ela está cada vez mais adensada, o que deve trazer à tona um novo perfil de usuário. “Trata-se de um novo sistema, não o subúrbio antigo. Hoje, temos bairros adensados, como o Belvedere e o Vila da Serra, em Nova Lima”, cita.

O coordenador de Planejamento da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Adão Guimarães, diz que o metrô de Belo Horizonte foi construído com base em um “estudo de demanda” e que, em apenas alguns pontos, essa viabilidade coincidiu com o trecho dos antigos subúrbios. “Além disso, a linha do metrô não coincide com as linhas por onde passam as cargas, apesar de em alguns pontos elas serem paralelas”, frisa.

Na visão do assessor de Mobilidade da Agência RMBH, o bom transporte coletivo tem que andar o mais isolado do trânsito urbano: tanto de pessoas quanto de veículos. “Neste sentido, o metrô subterrâneo é o mais eficiente, pois não interfere nesse trânsito”, avalia.

http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje ... bh-1.38154

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Mensagem não lida por Inconfidente » 05 Jan 2010, 20:10

MG ganha 500 mil euros para viabilizar metrô até Confins


O governo espanhol vai financiar estudo para viabilizar o transporte de massa da Estação Vilarinho até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), em Confins, em uma extensão de 30 quilômetros.

Os investimentos de cerca de 500 mil euros (cerca de R$ 1,25 milhão) serão bancados pelo governo espanhol. O convênio será assinado neste mês em audiência no Palácio da Liberdade.

O transporte de massa, que pode ser metrô, está previsto no plano diretor do AITN. Divido em três fases, o plano prevê que em 2039 o aeroporto será ampliado e terá a capacidade para receber 27 milhões de passageiros ao ano. A ideia é atrair para o entorno de Confins empresas do setor aeronáutico, de tecnologia da comunicação, componentes eletrônicos e ciências da vida. (ZM)

http://www.otempo.com.br/otempo/noticia ... cia=130450

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André Vasconcellos
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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 05 Jan 2010, 22:50

Pode comentar aqui?

Na minha opinião,este projeto deveria ser prioritário para a Copa de 2014,afinal seria uma ótima ligação entre o Aeroporto e a estação terminal Vilarinho e o sistema do Metrô-BH ;) ;)

Por curiosidade ql a estação mais próxima do Mineirão ou ql tipo de integração com ônibus deve ser feita para acessá-lo usando o Metrô??
O amor nos conecta...

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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por Inconfidente » 06 Jan 2010, 09:41

André Vasconcellos escreveu:Pode comentar aqui?
Sim.
André Vasconcellos escreveu:Na minha opinião,este projeto deveria ser prioritário para a Copa de 2014,afinal seria uma ótima ligação entre o Aeroporto e a estação terminal Vilarinho e o sistema do Metrô-BH ;) ;)
Concordo em gênero, número e grau.
André Vasconcellos escreveu:Por curiosidade ql a estação mais próxima do Mineirão ou ql tipo de integração com ônibus deve ser feita para acessá-lo usando o Metrô??
A estação mais próxima do Mineirão é talvez a Estação Primeiro de Maio, uns 4 ou 5km a leste do estádio. Em outra região da cidade. Enquanto o Mineirão fica na Região da Pampulha, a estação fica na Região Nordeste da cidade.

O projeto com maior possibilidade de sair é um BRT ligando o Centro à Pampulha, região onde fica o Mineirão. O início do BRT seria a alguns metros da Estação Lagoinha. Se milagres acontecerem pode sair a Linha 3 que faria o mesmo trajeto porém de metrô. Neste caso a Estação Pampulha ficaria a uns 600 metros do estádio.

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olhaotrem!
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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por olhaotrem! » 26 Jan 2010, 11:15

Metrô de BH anuncia paralisação de 24h na quinta; greve também já está programada

Emerson Campos

Portal Uai

Publicação: 26/01/2010 10:05 Atualização: 26/01/2010 10:47


A próxima quinta-feira, dia 28 de janeiro, promete ser de trânsito complicado na capital. Isto porque o Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG) anunciou para a data uma nova paralisação em suas atividades. No início da manhã desta terça-feira, cartazes pregados nas estações já alertavam os usuários sobre o período em que os trens devem ficar fora de circulação.

A 'greve' – como está descrita a paralisação nos informativos divulgados nas estações – será total e não haverá um funcionamento em escala mínima para atender a população. De acordo com o presidente do Sindimetro-MG, José Geraldo Alves, a decisão foi tomada na última assembléia da categoria, realizada no dia 19 de janeiro.

Segundo Alves, o principal motivo da paralisação é uma proposta de reajuste no Plano de Cargos Salariais (PCS) apresentada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ao Departamento de Controle das Estatais do Ministério do Planejamento (Dest) sem o conhecimento da categoria. Ainda de acordo com o presidente, esta proposta foi arquivada pelo Dest, antes mesmo de ser levada aos trabalhadores.

Greve por tempo indeterminado

José Geraldo Alves lembrou que a paralisação é apenas um alerta e destacou que durante a assembléia já foi definida uma data para a greve por tempo indeterminado, caso as negociações não avancem: o dia 11 de fevereiro.

A reportagem do Portal Uai entrou em contato com CBTU, mas o órgão ainda não se pronunciou oficialmente sobre a possível paralisação.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/ap ... MADA.shtml

PS: Ontem eu fui na Estação Central, vi um cartaz colado em uma pilastra perto dos bloqueios inmormando sobre essa greve.
Ampliação do Metrô BH já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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olhaotrem!
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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por olhaotrem! » 20 Mar 2010, 10:15

Em breve: Cartão Ótimo no Metrô BH

Já instalaram os validadores do sistema Ótimo (Bilhetagem eletrõnica dos ônibus metropolitanos, vulgo "vermelhões"), em três bloqueios da estações central, mas estão tampados por um pedaço de papel colado com durex. Parece que aqueles bilhetes de integração estão com os dias contados (o bilhete tarifa A foi aposentado depois que colocaram a integração via Cartão Bhbus)
Ampliação do Metrô BH já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por Inconfidente » 22 Mar 2010, 01:01

olhaotrem! escreveu:Em breve: Cartão Ótimo no Metrô BH

Já instalaram os validadores do sistema Ótimo (Bilhetagem eletrõnica dos ônibus metropolitanos, vulgo "vermelhões"), em três bloqueios da estações central, mas estão tampados por um pedaço de papel colado com durex. Parece que aqueles bilhetes de integração estão com os dias contados (o bilhete tarifa A foi aposentado depois que colocaram a integração via Cartão Bhbus)
Isto é ótimo! :D
Vai ter desconto na segunda passagem também?


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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por Landrail » 26 Mar 2010, 23:21

26/03/10
Estação São Gabriel opera como rodoviária

A Estação São Gabriel, da CBTU-METRÔ BH, vai operar como rodoviária na Semana Santa. A expectativa da Companhia é de que cerca de 30 mil usuários passe pela estação.
A CBTU-METRÔ BH estendeu a circulação dos trens até meia-noite, com intervalos de 14 minutos, a partir das 20 horas, dos dias 29 de março a 5 de abril. O objetivo é oferecer comodidade e rapidez aos passageiros, além de contribuir para a redução de movimentação de carros e pessoas evitando congestionamento e facilitando o deslocamento.
A Companhia colocará folhetos informativos nos quadros de aviso informando como chegar ao Terminal São Gabriel.

Fonte: http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 60310a.htm
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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por Landrail » 12 Abr 2010, 14:08

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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por Landrail » 12 Abr 2010, 16:11

BRT não substitui metrô, diz BHTrans

12/04/2010 - O Estado de Minas


Pista exclusiva e livre de obstáculos, ônibus articulados, com maior capacidade de passageiros, estações de embarque e desembarque, pontualidade e rapidez são alguns atributos do Transporte Rápido por Ônibus, o BRT (sigla de Bus Rapid Transit). O sistema modal que é visto como a alternativa mais imediata para o transporte na capital está longe de representar uma solução definitiva para Belo Horizonte. O diretor de planejamento da BHTrans, empresa que administra o trânsito da capital, Célio Freitas, assume que o BRT resolve o problema no horizonte da Copa 2014, mas não é um substituto ao metrô. “O custo de implantação é de 20% em relação ao metrô. O BRT é uma solução a curto prazo, mas é o metrô o transporte de massa de altíssima capacidade”, ressalta.

O mestre em engenharia de transporte Paulo Rogério Monteiro, assessor técnico de mobilidade da Agência Metropolitana, destaca que um sistema eficiente é aquele que aproveita as características dos modos de transporte. “Não existe uma solução metropolitana que não passa pela alternativa intermodal. A mobilidade metropolitana é uma grande e complexa engrenagem composta por peças diferentes. Resta saber encaixar cada uma”, afirma. Monteiro explica que a escolha do tipo de transporte a ser adotado leva em consideração as faixas de capacidade de transporte. Enquanto o BRT trabalha com a capacidade de 19 mil passageiros por hora por sentido, o metrô pesado é capaz de carregar 60 mil (veja quadro).

Mesmo sem as esperadas linhas 2 (Calafate-Barreiro) e 3 (Savassi-Lagoinha) do metrô, a BHTrans se debruça na tentativa de interligar o BRT à linha existente. O corredor da Cristiano Machado terá interface com a Estação São Gabriel e, futuramente, com a Estação Vilarinho. Já o BRT da Antônio Carlos-Pedro I e da Pedro II-Carlos Luz terão ligação com a Estação da Lagoinha.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... eria=10196
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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por Landrail » 22 Abr 2010, 11:07

Mais segurança na subestação CBTU METRÔ-BH

20/04/10

A CBTU METRÔ-BH promoveu reformas na subestação do Pátio São Gabriel, no montante de R$72 mil. O investimento foi destinado à aquisição de cabos, instalação de postes e reformas internas na cabine de medição de energia, com vistas a evitar quedas no fornecimento de energia e depredação dos equipamentos.

Fonte: http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 00410a.htm
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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por Landrail » 22 Abr 2010, 11:12

CBTU METRÔ BH investe na preservação do meio ambiente
20/04/10

A CBTU METRÔ BH promove a revitalização nos jardins que dão acesso à torre de controle de trens do Pátio São Gabriel. Serão cerca de 450m² de grama construídas em torno do prédio.

A obra tem como objetivo proporcionar aos empregados uma mudança de comportamento e despertar para a necessidade de preservação ambiental.

Serão construídos passeios de acessos ao prédio como forma de garantir a preservação do local. O espaço da revitalização foi, por muito tempo, um estacionamento improvisado, mas junto com as obras será criado um estacionamento coberto e com ampliação no número de vagas.

Fonte: http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 00410b.htm
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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por Landrail » 30 Abr 2010, 00:48

Mais 40 vagões para o metrô de Belo Horizonte

29.04.2010
Imagem

Os investimentos no metrô de Belo Horizonte estão próximos de uma retomada. Três deputados federais mineiros se reuniram ontem, em Brasília, com a subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Mirian Belchior, e saíram de lá com a promessa de que, em junho, o governo federal irá anunciar a liberação de cerca de R$ 160 milhões para a Linha 1 (Eldorado/Vilarinho). O dinheiro seria usado na compra de 40 vagões (que formariam dez composições), aumentando a frota atual de trens de 25 para 35.Os deputados Leonardo Quintão (PMDB), Mário Heringer (PDT e Jaime Martins (PR) saíram do encontro confiantes, diante do interesse demonstrado por Mirian no caso do metrô da capital. O dinheiro seria liberado na 2ª etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), previsto para junho. Ao todo, Minas deve receber entre R$ 700 milhões e R$ 1 bilhão, incluídos aí os valores destinados ao metrô.

A expectativa é que o metrô, hoje operando com sua capacidade máxima - de 170 mil usuários -, atenda 300 mil passageiros por dia. Com os novos trens, o intervalo nas viagens, nos períodos fora dos horários de pico, reduziria de dez para seis minutos.
Parte do dinheiro seria utilizada na adequação na sinalização, pois, com mais dez composições, o controle operacional precisaria ser redimensionado. A assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não confirma a compra de novos vagões, mas garante que a estrutura dos trilhos é capaz de receber a nova frota. O órgão afirmou que o valor aproximado de R$ 4 milhões por vagão condiz com a realidade do mercado.

Segundo o deputado Leonardo Quintão (PMDB), relator da Subcomissão de Transporte de Passageiros sobre Trilhos nas Regiões Metropolitanas da Câmara Federal, somente com os novos investimentos o metrô deixará de ser deficitário e passaria a gerar lucros.

"Nosso pedido se concentrou na liberação de verbas para novos vagões porque essa é a forma mais rápida e barata de aumentar a capacidade do metrô", disse. Ainda que a verba realmente seja liberada, os vagões só deverão operar a partir de 2012. Segundo Quintão, depois de comprados, os carros demoram cerca de um ano e meio para ser entregues.

O especialista em transporte Ronaldo Gouvêa elogia a diminuição do tempo entre as viagens, mas pondera que, para receber mais 130 mil passageiros, é preciso melhorar a integração do metrô com os ônibus. "Preferiria que o anúncio fosse da liberação de R$ 1 bilhão para a construção da Linha 3", diz, em referência ao ramal Savassi-Pampulha.

PAC 2 - Verba. Em junho, o governo federal irá anunciar as obras contempladas com o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). A expectativa é que Minas receba entre R$ 700 milhões e R$ 1 bilhão em projetos de mobilidade.

Deputado defende transferência de gestão - A possibilidade de a gestão e o controle do metrô serem transferidos ao Estado de Minas ou aos municípios também voltou a ser colocada em debate durante a reunião na Casa Civil. Hoje o metrô está sob a responsabilidade da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Segundo o deputado Leonardo Quintão (PMDB/MG), a CBTU não tem condições de fazer investimentos. “Somente com investimentos o metrô passará a dar lucros e deixará de ser um problema. Vamos falar com o governador Antonio Anastasia para convencê-lo de que essa é uma necessidade. Outra possibilidade é um consórcio das prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e, depois, Betim, Ribeirão das Neves e Confins”, disse.

De acordo com a assessoria de imprensa da CBTU, essa é uma discussão antiga, mas não há nada de concreto sobre uma possível mudança.

Fonte: O Tempo - MG

http://blogs.abril.com.br/ferrovia/2010 ... metro.html
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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por HGP » 01 Mai 2010, 09:15

BH merece um melhor serviço sobre trilhos. Ser deficitário para mim é ser mau gerido.


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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por Tiago Costa » 02 Mai 2010, 18:30

Não necessariamente. O Metrorec é um excelente sistema e é deficitário. A CPTM não é o melhor exemplo do mundo em gestão, mas também gerencia seus custos de maneira muito boa, e é deficitária. Ser deficitário significa apenas que o valor da passagem é menor que o valor que seria necessário para que as receitas cobrissem os custos, não que é má gestão.

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HGP
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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por HGP » 04 Mai 2010, 21:06

Tiago Costa escreveu:Não necessariamente. O Metrorec é um excelente sistema e é deficitário. A CPTM não é o melhor exemplo do mundo em gestão, mas também gerencia seus custos de maneira muito boa, e é deficitária. Ser deficitário significa apenas que o valor da passagem é menor que o valor que seria necessário para que as receitas cobrissem os custos, não que é má gestão.

Deficit sobre deficit leva o sistema a falencia. Não há meios de se melhorar a receita com publicidade, valores justos de passagem, subsidios, etc?


Tiago Costa
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Re: Notícias do Metrô BH

Mensagem não lida por Tiago Costa » 04 Mai 2010, 22:45

O sistema é subsidiado, ou teria falido nos primeiros 3 meses de operação. Lembre-se de que é uma empresa pública, logo não vai à falência por falta de verbas. Apesar disso, há sim publicidade, mas nunca será suficiente para arrecadar algo próximo do necessário para equilibrar as contas. É como o Metrô-SP e a CPTM: ambos precisam de subsídios (a CPTM muito mais que o Metrô-SP), e ambos estão aí, cada dia maiores. Eles têm outras fontes de renda, mas nossos impostos são o que os impede de falir.

Mas até que estamos bem. Os metrôs de Paris e Nova York (especialmente o de Nova York) são pesadamente subsidiados, algo que gira em torno da casa de um bilhão de dólares por ano. O Metrô-BH não precisa de mais do que algumas centenas de milhões de reais por ano em subsídios.

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