[Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1

Mensagem não lida por Renanfsouza » 24 Abr 2010, 14:13

Estação 1

Eu e Guilherme fomos a Copacabana fotografar o sistema de planos inclinados do Morro do Cantagalo. Isso é algo que eu pessoalmente queria fazer há alguns anos, contudo a favela era conhecida por ser bastante perigosa. E agora com a pacificação da favela promovida pela Polícia Militar, inclusive com a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) a oportunidade finalmente apareceu.

Até onde eu sabia, o plano inclinado encontrava-se desativado, porém ao chegarmos na favela tivemos uma agradavel surpresa: o plano inclinado estava funcionando e é um importante sistema de transportes da localidade.

Eu e Guilherme já visitamos muitas estações juntos. Foi ótimo conhecer mais estas estações com este meu grande amigo.

Ao chegarmos na Estação 1, a mais abaixo, o plano inclinado havia acabado de dar pane. Por isso resolvemos subir a pé. Mas quando eu me deparei com a altura do morro, fiquei desanimado. Tenho apenas 26 anos mas fumo desde os 13 e não tenho tanto fôlego assim para grandes subidas. Por isso procuramos um mototaxi que nos levasse até a parte mais alta do morro. Infelizmente não há ruas acima da Estação 2, então o plano foi subir de mototaxi até a Estação 2, subir a pé até a Estação 5, a mais alta do sistema, e depois descer a pé fotografando as demais.

Felizmente para mim o plano foi concertado e subimos da Estação 3 em diante pelo sistema. Os moradores o chamam de "bonde". Todas as cinco estações que compõe o sistema foram fotografadas em detalhes, mais o material rodante. O sistema é em via singela e apenas um carro que faz todo o trajeto Estação 1 x Estação 5. A lotação do carro é de 15 passageiros ou 1050 quilos. São dois pares de trilhos em duas bitolas diferentes: o plano inclinado roda pela mais larga e o contrapeso pela mais estreita. O acesso é gratuito.

Vale ressaltar que assim como foi no Plano Inclinado do Morro Santa Marta, em momento algum fomos oprimidos por ninguém - o morro está completamente em paz. Quem não é do Rio de Janeiro talvez não saiba, mas o morro em si é dividido em duas favelas distintas: a parte do morro que é voltada para Copacabana é conhecida como Cantagalo. A outra parte do morro, que dá para Ipanema, é conhecida como Pavão-Pavãozinho.

Este material é trazido em primeira mão com exclusividade para o PROTREM/TGVBR, não existindo outro relato fotográfico ou grandes informações disponíveis na internet sobre este sistema de transportes.

Foto 1: Placa de inauguração
Imagem

Foto 2: Rampa de acesso
Imagem

Foto 3: Placa de inauguração do conjunto de prédios ao lado da Estação 1
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5: Estação 2, vista da Estação 1
Imagem

Foto 6: A via, vista da Estação 1
Imagem

Foto 7: Passageiros aguardam para embarque no plano inclinado
Imagem

Foto 8: Geral da pequenina estação
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10: Geral
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16:
Imagem

Foto 17:
Imagem

Foto 18:
Imagem

Como o sistema estava inoperante naquele momento pegamos um mototaxi que nos deixou na Estação 2.

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-10 por Renan Souza e 11-18 por Guilherme Pinho, ambos em 21/04/2010
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 24 Abr 2010, 15:36

Imagem
Caramba esse sistema é antigo e eu nem sabia de sua existência :O :O
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1

Mensagem não lida por Renanfsouza » 24 Abr 2010, 18:34

^^ André, tu é outro! Da próxima vez você está INTIMADO a ir hehehehe
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 27 Abr 2010, 20:45

Esse dia foi proveitoso app ,

André, bem que você poderia tomar coragem e ir nos próximos encontros ein :P


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1

Mensagem não lida por Vinicius » 29 Abr 2010, 10:55

Renan e Guilherme, parabéns pelo registro. Eu já tinha ouvido falar do sistema, vi algumas fotos dele pela internet, mas não tinha ideia que ele era tão grande. Grata surpresa.

Ah, eu gostaria de comunicar que é quase certo que estarei no próximo encontro. Aguardem, rs.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1

Mensagem não lida por Vinicius » 29 Abr 2010, 11:15

Uma informação adicional: esse sistema foi reformado em 2002, pelo Cesar Maia.

Peguei a informação nesse site:

http://www.ferrolatino.ch/FLBBrasRioFunicEng.htm

Tem algumas dicas de sistemas que podemos tentar conhecer um dia. Que tal? :DD


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Estação 1

Mensagem não lida por Renanfsouza » 29 Abr 2010, 14:22

^^ Vinicius,

A sua companhia nos próximos encontros será ótima! Vá sim!

A gente se diverte com essas coisas, e sugestões de sistemas a serem registrados é sempre de uma imensa valia. Diz ai, quer ir aonde? Se tem trilhos eu estou dentro (às vezes até sem trilho eu vou, igual lá em Vila de Cava ano passado :D).

Vamos marcar alguma coisa algum dia ai! okk
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRILHOS - OUTROS MODAIS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes