[Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Material Rodante


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Material Rodante

Mensagem não lida por Renanfsouza » 29 Abr 2010, 10:06

[Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Material Rodante

Eu e Guilherme fomos a Copacabana fotografar o sistema de planos inclinados do Morro do Cantagalo. Isso é algo que eu pessoalmente queria fazer há alguns anos, contudo a favela era conhecida por ser bastante perigosa. E agora com a pacificação da favela promovida pela Polícia Militar, inclusive com a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) a oportunidade finalmente apareceu.

Até onde eu sabia, o plano inclinado encontrava-se desativado, porém ao chegarmos na favela tivemos uma agradavel surpresa: o plano inclinado estava funcionando e é um importante sistema de transportes da localidade.

Ao chegarmos na Estação 1, a mais abaixo, o plano inclinado havia acabado de dar pane. Por isso resolvemos subir a pé. Mas quando eu me deparei com a altura do morro, fiquei desanimado. Tenho apenas 26 anos mas fumo desde os 13 e não tenho tanto fôlego assim para grandes subidas. Por isso procuramos um mototaxi que nos levasse até a parte mais alta do morro. Infelizmente não há ruas acima da Estação 2, então o plano foi subir de mototaxi até a Estação 2, subir a pé até a Estação 5, a mais alta do sistema, e depois descer a pé fotografando as demais.

Felizmente para mim o plano foi concertado e subimos da Estação 3 em diante pelo sistema. Os moradores o chamam de "bonde". Todas as cinco estações que compõe o sistema foram fotografadas em detalhes, mais o material rodante. O sistema é em via singela e apenas um carro que faz todo o trajeto Estação 1 x Estação 5. A lotação do carro é de 15 passageiros ou 1050 quilos. São dois pares de trilhos em duas bitolas diferentes: o plano inclinado roda pela mais larga e o contrapeso pela mais estreita. O acesso é gratuito.

Vale ressaltar que assim como foi no Plano Inclinado do Morro Santa Marta, em momento algum fomos oprimidos por ninguém - o morro está completamente em paz. Quem não é do Rio de Janeiro talvez não saiba, mas o morro em si é dividido em duas favelas distintas: a parte do morro que é voltada para Copacabana é conhecida como Cantagalo. A outra parte do morro, que dá para Ipanema, é conhecida como Pavão-Pavãozinho.

Este material é trazido em primeira mão com exclusividade para o PROTREM/TGVBR, não existindo outro relato fotográfico ou grandes informações disponíveis na internet sobre este sistema de transportes.

Foto 1: Interior
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3:
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5: Botoneira
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7: A via, vista de dentro do veículo
Imagem

Foto 8: Roldanas
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11: À medida que o plano inclinado sobe é possível ver belas vistas de Copacabana
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14: O plano inclinado desce para a Estação 4
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16:
Imagem

Foto 17: O plano inclinado rumo à Estação 5, de onde a foto foi tirada
Imagem

Foto 18:
Imagem

Foto 19:
Imagem

Foto 20:
Imagem

Foto 21:
Imagem

Foto 22:
Imagem

Foto 23:
Imagem

Foto 24:
Imagem

Foto 25:
Imagem

Foto 26: O contrapeso subindo. Isso significa que o plano inclinado estava no sentido Estação 1
Imagem

Foto 27:
Imagem

Foto 28: O belo veículo
Imagem

Foto 29:
Imagem

Foto 30:
Imagem

Foto 31:
Imagem

Foto 32:
Imagem

Foto 33: A via, vista de dentro do veículo
Imagem

Foto 34:
Imagem

Foto 35:
Imagem

Foto 36:
Imagem

Foto 37: Bancos
Imagem

Foto 38:
Imagem

Foto 39:
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza e Guilherme Pinho
Fotos: 1-35 por Guilherme Pinho e 36-39 por Renan Souza, ambos em 21/04/2010
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [Plano Inclinado do Morro do Cantagalo] Material Rodante

Mensagem não lida por Vinicius » 29 Abr 2010, 11:08

Simples, mas eficiente como os demais planos que encontramos pela cidade. Lembra o veículo que eu andei na Penha. Apesar de anos sob o domínio do tráfico, até que o plano inclinado encontra-se em bom estado de conservação.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRILHOS - OUTROS MODAIS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes