Plano Inclinado da Igreja da Penha


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Plano Inclinado da Igreja da Penha

Mensagem não lida por Vinicius » 29 Abr 2010, 12:32

No final de 2008 eu visitei o Santuário de Nossa Senhora da Penha, localizado no bairro da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro. Na época, fiz um thread sobre o plano inclinado que existe no local. Infelizmente, com as constantes mudanças de endereço do Fórum, esse thread se perdeu, porém eu tinha feito um também no SSC Brasil. Aproveitando as visitas recentes do Renan aos planos do Rio, decidi postar novamente as minhas fotos do da Penha. Como a versão do SSC era um resumo da que eu fiz para o TGVBR, terei que postar as demais fotos em uma segunda parte, que deve sair nesse final de semana. Após as devidas explicações, vamos conhecer mais um plano inclinado do Rio.

O Plano Inclinado da Igreja da Penha foi inaugurado em 5 de outubro de 2003 e veio a substituir um outro mais antigo, que ainda se encontra por lá, porém desativado. O veículo tem capacidade para 25 passageiros (três sentados), cabine panorâmica e acesso à deficientes. Ele percorre 150 metros na rocha e o tempo do percursso é de 3 minutos e 15 segundos, o que corresponde a uma velocidade média de 0,8 metros por segundo. Está em ótimo estado de conservação e a manutenção é feita pela Prefeitura. Ah, o acesso é gratuito.

Bem, vamos as fotos:

1ª parte

1. Subindo

Imagem

2. Vista contrária

Imagem

3.

Imagem

4. Estação que fica no alto do rochedo

Imagem

5.

Imagem

6.

Imagem

7.

Imagem

8.

Imagem

9. Estação que fica na base do rochedo

Imagem

Interior do veículo

10.

Imagem

11.

Imagem

12.

Imagem

13.

Imagem

Continua...


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Plano Inclinado da Igreja da Penha

Mensagem não lida por Renanfsouza » 29 Abr 2010, 15:42

Nossa que maneiro...

Caras, pode até não parecer mas isso é um passeio muito legal pra quem nunca foi. Lá de cima é possível ver o centro de Caxias, o Fundão, além de toda aquela região da "Grande Penha", ou seja, é um mirante bastante alto e completamente fora da Zona Sul, dá pra ver regiões da cidade que dificilmente se consegue de outro lugar. Vale muito a pena.

Muitas pessoas vão lá pagar promessas, subindo a escadaria de joelhos. Reza a lenda que inclusive existe um pequeno comércio que vende joelheiras para este fim logo na base da escadaria. Eu já estive lá mas não levei a máquina! Excelentes fotos Vinicius.

Vou adicionar este interessante sistema ao nosso índice. Posso utilizar a foto 7 ou você prefere que eu use outra?

Excelente contribuição, como sempre Vinicius app app app
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Plano Inclinado da Igreja da Penha

Mensagem não lida por HGP » 01 Mai 2010, 11:29

Nossa MonMartre!!!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRILHOS - OUTROS MODAIS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes