[Rio de Janeiro] Tijuca e Rocinha podem ter teleférico e VLT


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Rio de Janeiro] Tijuca e Rocinha podem ter teleférico e VLT

Mensagem não lida por Renanfsouza » 12 Nov 2010, 07:57

11/11/2010 - 9h30

Tijuca e Rocinha podem ter teleférico e VLT

Da Redação

Imagem

A comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e a Tijuca, na Zona Norte, podem ganhar teleférico e monotrilho (VLT), em projeto de reurbanização que Secretaria Estadual de Obras pretende pedir ao governo federal que inclua na próxima etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o chamado PAC 2.

Podem ser beneficiadas nove comunidades - complexos da Penha, Lins e Tijuca, Mangueira, Cidade de Deus, Batam, Juramento, Rio das Pedras e comunidade Kelson e entorno do Mercado São Sebastião, na Penha. Além dessas, o governo do estado pretende fazer outras obras nas comunidades já beneficiadas com o PAC 1 - Rocinha, Alemão, Manguinhos. Entre outras intervenções, podem ser implantados sistemas de teleférico e veículo leve sobre trilhos (VLT), na Rocinha e Tijuca, respectivamente.

"A falta de acessibilidade é um dos principais problemas dessas comunidades. No Complexo do Alemão, por exemplo, uma pessoa que mora no alto do morro leva mais de meia hora para chegar à parte baixa, passando por vias que não permitem sequer a passagem de qualquer tipo de veículo. Por isso, lá a principal intervenção é o sistema de teleférico. Agora, queremos levar a outras comunidades, como a Rocinha", afirma o vice-governador Luiz Fernando Pezão, que está na Europa para visitar empresas fabricantes de teleféricos e VLT.

De acordo com o secretário de Obras, Hudson Braga, que acompanha o vice-governador na viagem, o projeto do VLT da Tijuca prevê uma linha de seis quilômetros, a ser implantada nas encostas das comunidades, que parte da Praça Saens Peña, ligando as comunidades do Salgueiro, Formiga e Borel à Praça Afonso Viseu.

"A função principal é a de transportar os moradores desses locais. Mas há um segundo benefício para a cidade: os trilhos funcionariam como um ecolimite, uma vez que pretendemos desadensar a encosta e reduzir riscos de deslizamento", explica o secretário.

O presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), Ícaro Moreno, que também está na comitiva à Europa, adianta que o sistema de teleférico da Rocinha deve ter 2.500 metros de extensão e integrado à futura estação do metrô da Linha 4.

(MG)

---

Fonte: Agência Rio de Notícias
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [Rio de Janeiro] Tijuca e Rocinha podem ter teleférico e VLT

Mensagem não lida por Renanfsouza » 12 Nov 2010, 07:59

Pelo visto o projeto do plano inclinado da Rocinha vai ser substituido pelo teleférico.

Não sei, mas acho que é meio cedo pra apostar tanto num sistema que ainda não foi testado no Rio. O teleférico do Complexo do Alemão ainda nem foi aberto.........
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRILHOS - OUTROS MODAIS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes