Prefeitura do Rio assina contrato da maior PPP do Brasil


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Prefeitura do Rio assina contrato da maior PPP do Brasil

Mensagem não lida por Renanfsouza » 01 Dez 2010, 09:47

29/11/10

Prefeitura do Rio assina contrato da maior Parceria Público Privada do Brasil

O prefeito Eduardo Paes assinou na manhã desta sexta-feira, 26, contrato com o Consórcio Porto Novo para o início das obras da segunda fase do projeto Porto Maravilha, que está revitalizando a região portuária da cidade. O consórcio, vencedor da licitação que estabeleceu a maior Parceria Público Privada (PPP) do País, no valor de R$ 7,6 bilhões, será responsável por todas as obras desta segunda etapa, assim como pela prestação de serviços para esta região por 15 anos.

A operação vai permitir que essas intervenções, que começam em janeiro de 2011, sejam realizadas sem ônus para a Prefeitura do Rio. O investimento a ser aplicado nessa etapa do projeto será custeado pela venda dos Cepacs (Certificados de Potencial Adicional Construtivo).

- A assinatura do contrato demonstra a confiança do setor privado na seriedade da Prefeitura em conduzir esse processo. Era isso que queríamos comprovar e conseguimos diante da assinatura de hoje - afirmou Eduardo Paes, completando que a venda dos Cepacs deve começar até o fim do ano. Segundo ele, com a assinatura desse contrato, as pessoas estarão diante de uma região "completamente transformada" daqui a cinco anos.

O secretário Felipe Góes destacou o simbolismo do dia de hoje com a assinatura da PPP:

- Essa PPP inclui todo o processo de recuperação da infraestrutura da região portuária. E isso inclui a demolição do Elevado da Perimetral, que representa um muro entre a cidade e o mar, causando sombra, barulho, poluição. A idéia, além da demolição do elevado, é trazer para a cidade veículos mais amigáveis ao meio ambiente, como é o caso dos VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos). Além disso, o contrato prevê a construção das avenidas que vão substituir o elevado, a implantação de redes de esgoto e de iluminação. Ou seja, as pessoas que moram na região e seus visitantes terão uma qualidade de vida infinitamente superior à atual – explicou o secretário.

Felipe Góes também afirmou que as primeiras intervenções da segunda fase serão voltadas à minimização dos transtornos que as obras venham causar ao trânsito:

http://www.jornalbrasil.com.br/interna. ... onum=19061

---

Fonte: Clipping da CBTU
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Voltar para “TRILHOS - OUTROS MODAIS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes