[Notícia] Cabral: Retomar bondinhos é uma questão de honra


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Notícia] Cabral: Retomar bondinhos é uma questão de honra

Mensagem não lida por Renanfsouza » 20 Set 2011, 11:31

19/09/2011 - 14h51

Retomar bondinhos é uma questão de honra, diz Cabral

Da Redação

O governador Sérgio Cabral afirmou nesta segunda-feira (19) que o sistema de bondinhos de Santa Teresa só voltará a operar quando todos os problemas que resultaram na prestação de um serviço de má qualidade forem resolvidos. "Virou uma questão de honra para mim devolver a Santa Teresa e à cidade um novo serviço de bondes. Assumo o erro do nosso governo, mas vamos dar uma resposta que a população do Rio de Janeiro merece, e este cartão postal vai ser retomado de uma maneira que todos vão ficar muito felizes", afirmou Cabral durante a solenidade de abertura do Encontro Brasil-Alemanha, no píer Mauá, Zona Portuária do Rio.

Cabral também reconheceu que os bondinhos não tiveram em sua administração a mesma atenção dada a tantos outros problemas herdados de governos anteriores. Embora os bondinhos não representassem nem 3% do volume de transporte coletivo no bairro, o serviço era totalmente desorganizado, com trilhos, postes e bondes em más condições, além de um número de funcionários incompatível com a operação.

"Então tudo isso tem que ser revisto. Durante quatro anos tratamos aquele patrimônio da mesma maneira desleixada e não respeitosa que os governos anteriores. Não tem explicação encontrar-se com tantos sérios problemas uma operação relativamente tão simples, que com investimento, cuidado, zelo e gestão poderia estar em outra situação", constatou Cabral.

O governador disse que o sistema pode ser municipalizado e até já vem conversando com o prefeito Eduardo Paes neste sentido, mas só passará o serviço ao município depois de deixá-lo em boas condições de funcionamento. "Não posso entregá-lo à prefeitura na situação como está. Aquilo lá não tem condições de funcionar. Temos de parar, receber todas as informações de uma consultoria técnica de qualidade. Vamos agora fazer um convênio com a empresa Carris de Lisboa. Nesta semana, já está indo uma equipe nossa para lá. Deve chegar na quarta-feira em Lisboa", informou o governador.

---

Fonte: Agência Rio de Notícias
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [Notícia] Cabral: Retomar bondinhos é uma questão de honra

Mensagem não lida por Pablo ITT » 20 Set 2011, 17:56

^^ ^^ ^^
Bom primeiro quero transmitir a minha grande satisfação de vê-lo de volta, Renan.
Segundo é por esta outra notícia que completa a sua, potei originalmente no SSC.

Empresa que administra bonde de Lisboa vai revitalizar o de Santa Teresa

A empresa que administra os bondes de Portugal ficará responsável também por revitalizar os bondinhos de Santa Teresa. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (16) pelo governador Sérgio Cabral. A Empresa Central Logística, que administra os bondinhos, já tem novo presidente. Indicado pelo interventor Rogério Onofre, Eduardo Macedo deve assumir a vaga já na próxima semana.

O novo presidente era diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Três Rios (Saaetri), segundo informações da assessoria de imprensa do Detro.

Na manhã desta sexta-feira (16), o governador Sérgio Cabral anunciou que a empresa Carris de Portugal, firmará um acordo de cooperação técnica com o governo do Rio. O objetivo é aplicar o conhecimento português na revitalização dos bondinhos de Santa Teresa.
Acidente com bonde deixou seis mortos e mais de 50 feridosAcidente com bonde deixou seis mortos e mais de 50 feridos

O anúncio foi feito após uma reunião com o ministro-adjunto de Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, o vice-governador e coordenador executivo de Projetos e Obras do estado, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Eduardo Paes, durante o 6º Encontro Brasil-Portugal, que acontece em Copacabana, Zona Sul do Rio.

"Os bondes fazem parte do cartão postal da cidade do Rio de Janeiro. Nós temos a obrigação moral e cívica de retomar o serviço com uma outra qualidade. Os bondes voltarão modernizados com a tecnologia dos elétricos de Lisboa, com dignidade, não só para os moradores de Santa Teresa, que tanto lembra bairros portugueses, como também para todo o povo do Rio e do Brasil que ama esse meio de transporte tradicional e característico do bairro. A Carris, inclusive, já administrou esse serviço na década de 40", disse o governador.

O ministro da Economia de Portugal, Alvaro Santos Pereira, e o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, afirmaram que a cooperação técnica começa na próxima semana.

"A partir de segunda-feira, a Carris vai trabalhar em conjunto com o Governo do Rio para, o mais rápido possível, colocar o elétrico, que aqui chamam bondinho, em Santa Teresa, onde ele deve estar. Trata-se de um cartão de visitas desta bela cidade que é o Rio de Janeiro", disse Relvas.

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/ ... ta-teresa/

Se alguém se interessar por bondes portugueses, é só entrar no site abaixo:
http://www.railfaneurope.net/pix_frameset.html

Clicar na bandeira portuguesa, clicar em Trams e depois Lisboa.

Os portugueses agradecem a preferência.
:rl:

As expedições ferroviárias continuam.................

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRILHOS - OUTROS MODAIS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes