[Notícia] Técnicos estudam parceria com a Carris...


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Notícia] Técnicos estudam parceria com a Carris...

Mensagem não lida por Renanfsouza » 26 Set 2011, 15:57

26/09/2011 - 14h33

Técnicos estudam parceria com a Carris Transportes Públicos Lisboa para bondinhos

Da Redação

A comitiva que viajou a Lisboa para levantar informações sobre a operação do sistema de elétricos portugueses, encontrou soluções possíveis para o bonde de Santa Teresa. Os técnicos estudam uma parceria com a Carris Transportes Públicos Lisboa, que administra o sistema local. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26) pelo Governo do Estado.

De acordo com os técnicos, existem muitas semelhanças entre os dois sistemas, em especial, nas condições das vias, inclusive em termos de inclinação das ladeiras e nas questões referentes ao trânsito. A experiência portuguesa e o parecer sobre o que pode ser adaptado ao bonde carioca constarão do relatório que será entregue ao governador pelo interventor Rogério Onofre.

"O governador Sérgio Cabral acertou em cheio ao mandar nossa equipe a Portugal para o encontro com os técnicos da Carris. Realmente, o sistema de bondes de Lisboa e os problemas existentes ali são bastante parecidos com os de Santa Teresa e esta troca de experiência será fundamental para o serviço de recuperação necessário aos bondinhos cariocas. Em Lisboa, os integrantes da Comissão Interventora puderam constatar na prática, por exemplo, a diferença que fazem os trilhos bilabiados na via permanente em relação ao contratrilho usado em Santa Teresa. As soluções no que diz respeito ao sistema viário também chamaram a atenção. Enfim, os técnicos da Carris podem dar assessoria em todos os setores, desde a rede aérea, passando pelos bondes, até a via permanente. O governador Cabral deu um grande passo ao acenar com esta parceria entre o governo fluminense e Portugal", afirmou Onofre.

A comitiva, composta pelo engenheiro Eduardo Macedo, anunciado por Sérgio Cabral como novo presidente da Central; pelo coordenador geral da comissão de intervenção dos Bondes, Alcino Rodrigues, vice-presidente do Detro; pela arquiteta Ana Carolina Vasconcelos, sub-coordenadora da equipe de intervenção e assistente técnica da diretoria operacional do Detro; e pelo engenheiro da Central Marcelo Nery, seguiu para Lisboa na última terça-feira (20) e retornou ao Brasil neste fim de semana.

PB

---

Fonte: Agência Rio de Notícias
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Voltar para “TRILHOS - OUTROS MODAIS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes