Breve Histórico do Aeromóvel


Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Breve Histórico do Aeromóvel

Mensagem não lida por Pablo ITT » 08 Fev 2012, 17:03

Breve Histórico do Aeromóvel.

O Aeromóvel é um meio de transporte urbano automatizado em via elevada de concepção inteiramente brasileira e que utiliza um singular sistema[1] de propulsão pneumática, inventado por Oskar H.W. Coester. O nome Aeromóvel deriva de Aerodynamic Movemente Elevated

Histórico:
Desde 1961, quando grandes distâncias passaram a ser percorridas pelos novos aviões a jato em tempos menores do que pequenas distâncias nos centros urbanos, Oskar H.W. Coester vem estudando os problemas relacionados com as dificuldades de mobilidade nas grandes cidades.
Em 1977, requereu a primeira patente de uma nova concepção, o Sistema Aeromóvel, e em 1978 Coester adquiriu o controle acionário da Metalúrgica Alpair em São Leopoldo, que passou a concentrar as atividades do Aeromóvel, passando a chamar-se Aeromóvel Brasil S/A. Em 1983, em Porto Alegre, operou uma linha-piloto de testes onde foram certificados os componentes da tecnologia, mas o projeto não foi adiante.
O projeto foi implementado com sucesso em 1989, na cidade de Jakarta, capital da Indonésia. Constitui-se de uma linha circular construída no interior de um parque ecológico, que abriga centros de convenções, teatros, hotéis etc.
Projetos futuros
Está sendo projetada uma linha do aeromóvel ligando a estação de metrô aeroporto até o Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre. Com 1000 metros de extensão, será a primeira vez que este transporte será utilizado comercialmente no Brasil e será administrado pela empresa Trensurb. Ainda não está definida a data de implantação da linha. e também um no município de Nova Iguaçu-RJ, que ligaria o terminal rodoviário da cidade aos bairros de Santa Rita e Cabuçu

Tecnologia
O sistema proposto foi concebido a partir dos conceitos fundamentais da aviação, que são; redundância e falha segura, apresenta -se como um sistema de alta confiabilidade, notadamente, devido às características inatas ao projeto, que impedem a colisão entre veículos adjacentes (evitada pela compressibilidade do ar dentro do duto que mantêm afastadas entre si as aletas impulsoras dos veículos).
O Aeromóvel baseia-se no princípio de redução do peso-morto por passageiro transportado. Sua propulsão é pneumática, utilizando-se de gradientes de pressão que se estabelecem no interior de um duto localizado na via elevada logo abaixo do veículo e que propelem o mesmo através do empuxo fornecido a uma aleta solidária ao veículo, que se movimenta sob rodas de aço em trilhos tradicionais. O ar é insuflado pela ação de turbo - ventiladores centrífugos comerciais de acionamento elétrico, dispostos em casas de máquinas localizadas em pontos determinados no solo.

Características de transporte
O Aeromóvel é um meio de transporte não-convencional classificado na categoria de APM (Automated People Mover), devido ao fato de sua operação ser totalmente automatizada. Caracterizado pela altíssima freqüência de serviço (pequenos headways), pode ser desenhado para atender demandas de até 25 000 passageiros/hora-sentido.
O reduzido índice de peso-morto por passageiro transportado do sistema proposto (razão entre a massa total do veículo vazio pela lotação máxima de passageiros) é alcançado devido ao caráter passivo do veículo, resultando em um significativo baixo custo relativo de investimento no Aeromóvel e num ainda menor custo de operação e manutenção. O consumo energético equivalente encontra-se em patamares inferiores à metade dos observados nos sistemas sobre pneus.

Meio ambiente
Sob o ponto de vista dos impactos ambientais, o Aeromóvel provou ser extremamente silencioso, uma vez que as fontes de vibração (motores elétricos) encontram-se afastadas dos veículos, em módulos facilmente isoláveis com métodos tradicionais. A disrupção visual à paisagem circundante é reduzida e suas linhas modernas conferem aos sistemas atrativos turísticos. Quanto à propulsão, uma vez utilizando-se motores elétricos industriais, corrente alternada de baixa tensão e potência, para o acionamento mecânico dos sopradores, a emissão de poluentes gasosos é nula.
A característica adaptativa e a grande versatilidade de projeto do Aeromóvel conferem-lhe o vantajoso trunfo de poder estabelecer conexões entre diferentes sistemas modais, preenchendo históricas lacunas ainda existentes nas deficitárias redes de transportes dos massivos centros urbanos, com o benefício da ausência de qualquer ônus ao ambiente no que concerne ao aumento de emissões. A sua facilidade de construção e grande liberdade de traçado para suas vias permitem o cruzamento de forma quase incólume por regiões que não permitiriam o tráfego de sistemas mais intrusivos (como em áreas verdes).
Desse modo, o Aeromóvel pode ser aplicado para reduzir os tempos médios de viagem atualmente observados, tirando proveito de sua racional ocupação vertical do espaço urbano, que dispensa em grande parte as onerosas ampliações nas pistas de rolagem e demais intervenções, sendo, portanto, uma alternativa de baixo custo e ambientalmente orientada; que torna mais célere a capacidade de mobilidade, e em conseqüência também disso, contribui a aumentar a qualidade de vida nas grandes cidades.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aerom%C3%B3vel

Oficial
http://www.aeromovel.com.br/

UFRGS
http://www.mecanica.ufrgs.br/mmotor/aeromovel.htm

História
Imagem

Projeto
Imagem

http://www.youtube.com/watch?v=a37z4yAdodo


Projeto completo da Prefeitura municipal de Nova Iguaçu
Imagem

http://www.novaiguacu.rj.gov.br/agenda_res.php?id=95


_______________________________________________________________________________

Com mais este projeto o Rio passa a contar com quase todos os modelos de transporte guiado existente no país, faltando apenas o Strassbahn, aquele monotrilho alemão que viaja "pendurado".

:DD


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Breve Histórico do Aeromóvel

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 10 Fev 2012, 19:45

Nao muito longe existe o de Poços de Caldas, que nunca operou oficialmente desde a dec. 80
Abraços,
Bruno


Autor do tópico
Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Breve Histórico do Aeromóvel

Mensagem não lida por Pablo ITT » 11 Fev 2012, 17:06

Pois é, estou contando com o falecido Monotrilho do Barra Shopping. Que operou oficialmete, deixou saudades mas era caro toda vida.

:D

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRILHOS - OUTROS MODAIS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes