[Notícia] L4 é tema de reunião entre moradores da Barra e ZS

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Notícia] L4 é tema de reunião entre moradores da Barra e ZS

Mensagem não lida por Renanfsouza » 28 Out 2008, 16:23

28/10/2008 - 14h40

A construção da Linha 4 do metrô, que ligará a Barra da Tijuca à Zona Sul da Cidade, ganha cada vez mais força na sociedade carioca. Mais de 30 representantes de diferentes associações comunitárias da Zona Sul, Barra da Tijuca e Recreio, participaram de uma reunião na noite da última segunda-feira (28/10) para discutir detalhes do projeto. O encontro teve a participação do secretário de Transportes, Julio Lopes e do presidente do consórcio Rio Barra, Julio Oliveira.
O projeto prevê que a nova linha do metrô terá 16,3 quilômetros de extensão. O custo previsto é de R$ 2 bilhões para a construção do trecho e a compra de 86 novos carros. De acordo com licitação feita em 1998, o consórcio Rio Barra é responsável por 55% dos investimentos e o governo do estado pelos 45% restantes.

Segundo Ney Suassuna, o presidente da Acibarra (Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca) e líder do governo no Senado, as associações precisam caminhar juntas com os órgãos federais. O presidente da Acibarra acredita que toda a cidade será beneficiada com a construção da Linha 4 e que sem ela a Barra da Tijuca irá ficar imobilizada.

- Temos consciência de que precisamos estar lado a lado do poder público para ajudar no que for preciso. Estivemos em Brasília na semana passada e o relator do orçamento, o senador Delcídio Amaral, prometeu nos ajudar no que pudesse e nós vamos continuar cobrando. O secretário Julio Lopes tem demonstrado um enorme interesse nesta questão e nos acompanhou nas reuniões na capital federal. Temos o apoio do governador Sérgio Cabral, do novo prefeito Eduardo Paes, mas precisamos chamar a atenção dos governantes em Brasília. Pedimos a todos os 46 parlamentares para apresentarem o projeto na emenda – comentou Ney Suassuna.

Para Julio Lopes, a eleição de Eduardo Paes para prefeito do Rio de Janeiro dará ainda mais força para que a Linha 4 do metrô saia o mais rapidamente. O secretário afirmou que reuniões como estas são importantes para lembra que a sociedade está presente para cobrar soluções para melhorias do Estado.

- O governador Sérgio Cabral está muito empenhado em viabilizar as linhas 3 e 4 do metrô e estas são duas grandes prioridades. Tenho certeza que o novo prefeito será um aliado importante nesta luta. Estas reuniões contribuem muito para que nós possamos cobrar da bancada de deputados em Brasília e que eles priorizem a construção das linhas na janela do orçamento do governo. O ministro das Cidades também reconhece a sua importância e isso mostra que há uma conjunção de homens públicos para resolver esta questão. Estamos com os nossos melhores engenheiros empenhados em escolher o melhor traçado, juntamente com a concessionária Rio Barra – afirmou o secretário de Transportes.

Participaram da reunião representantes da das associações Fambarra, Ouvidoria da Barra, Lagoa Viva, Amalga, Amagavea, Amigos do Jardim Oceânico e associação de Moradores do Recreio.

Fonte: SETRANS/RJ
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 28 Out 2008, 16:44

Não vejo a hora de a Linha 4 começar a ser construída :D! O trecho a ser construído vai ter 16,3 km? Vai custar muito barato, se for R$ 2 bilhões o0!

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 28 Out 2008, 20:06

Tomara que a Linha 4 seja aprovada o quanto antes!! :lol:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 28 Out 2008, 22:04

Imaginem isso: 3 linhas de metrô sendo construidas no Rio simultaneamente: L3, L4 e L1A <O> <O> <O> <O>

Mal vejo a hora !!!
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 28 Out 2008, 22:11

Você é a favor da Linha 1A :O?


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 28 Out 2008, 22:17

^^ Não exatamente cara... Porque pra mim a L1A não mata o projeto original da L2, até porque a L3 impulsionará a expansão da L2 para facilitar a integração com as barcas. Mas ao mesmo tempo ela é meio tapa buraco... Sei lá, eu não tenho uma opinião bem definida sobre a L1A.

Mas é empolgante pensar em ter tantas linhas sendo construidas :lol:
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 28 Out 2008, 22:25

Ah, sim :D. Com certeza, o Metrô-Rio merece essas expansões!


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 28 Out 2008, 23:24

A linha 1A não é exatamente uma linha nova né.... :rl:
é só uma interligação
Imagem


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 29 Out 2008, 00:54

^^

Era isso que eu ia falar. Muito pretensão do Metrô Rio chamar essa interligação de uma nova linha. Mas...

Quanto a notícia, boa iniciativa. Eu só espero que com o Paes a Linha 4 finalmente saia do papel. Eu só queria que os governos escolhessem o traçado até a Carioca, mas isso eu já acho muito difícil.


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 29 Out 2008, 10:21

Pelo que eu vejo até agora, a indefinição do traçado, que vai gerar um gargalo na Linha 1 de qualquer jeito pois a Linha 1 não atingiu sua racionalidade no transporte dos passageiros, e issa racionalidade só será alcançada com a realização do fechamento do anel, essa Linha 1A vai atrasar o desenvolvimento da Linha PRINCIPAL do Metrô, que foi feita para absorver a demanda de todas as futuras Linhas, o intervalo de projeto que era de 90 segundos nunca será atingido e isso impossibilitará que a Linha 1 se integre as Linhas 2, 3 e 4 ao mesmo tempo, no máximo ela conseguiria absorver a Linha 3, do jeito que vai ficar nem pensar na Linha 4 chegar a qualquer ponto dela nos próximos 20 anos...

O Metrô está tratando a "Linha" 1A como extensão da Linha 2 até Botafogo, mas num diz que essa Linha terá apenas 3 km pois só contamos o número de vias novas que serão feitas entre São cristóvão e Central, eu até gosto de sistema de ramais, são largamente utilizados em diversos Metrôs do mndo, mas aqui no Rio não foi planejado, na minha visão, tudo que vai contra o projeto original não merece ir a frente...
Preferiria mil vezes que juntassem a grana da Linha 4 e da Linha 3 para duas coisas somente, expandir a L2 até a Carioca e concluir o anel da L1.

Mas de qualquer forma é um fato inédito mesmo, 3 projetos sendo executados simultaneamente, só num digo que é a primeira vez que constroem duas Linhas ao mesmo tempo porque as Linhas 1 e 2 foram feitas juntas. :rl:
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante