Infelizmente, há. Numa entrevista à Revista Ferroviária em maio de 2008, o Portella falou na transformação na CPTM para CPMS.Vidal escreveu:Eu li sobre essa coisa de CPMS também. Há alguma evidência oficial?
Trem Série 2070/2000 Fase II - Alstom
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Se juntarem de verdade as duas empresas, melhorarem o serviço, acabar com os cabides, funcionarios jurassicos que afundam a cia, investir em manutenção de verdade, etc.. não é problema algum.haiser escreveu:Suponho que todos pensamos como é ruim a não-fixação da padronização da ''logomarca da CPTM'' em ambito regional.
E imagine em âmbito nacional ou internacional . Isso que eu chamo crise de identidade.
Daqui a poco é CPMS. . . . logo é o q? ( Junção entre METRÔ e CPTM)
Agora ficar brincando de ferrorama, pintando trenzinho e dizer que é metro de superficie, vai tomar no rabo...
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A CPTM está com mais identidades simultâneas que fugitivo da polícia!
Se esse dinheiro estivesse sendo utilizado onde precisa de verdade (sinalização, reforma COMPLETA dos trens antigos e estações ou compra de novos trens, etc) ninguém estaria triste desse jeito!
O Governo do Estado de São Paulo perdeu pontos comigo numa das poucas áreas que eu pensava estar sendo conduzida de forma razoável.
Mas, povo, é preciso movimentar a economia! Vamos gerar emprego nas fábricas de adesivos, tintas e nas de painéis de fibra pra estações...
(Aliás: quantos padrões de pintura temos em cada série rodando hoje??)
#$%Y&¨$%#!!!!! O QUE ESTÃO FAZENDO COM O IMPOSTO QUE PAGO???
Se esse dinheiro estivesse sendo utilizado onde precisa de verdade (sinalização, reforma COMPLETA dos trens antigos e estações ou compra de novos trens, etc) ninguém estaria triste desse jeito!
O Governo do Estado de São Paulo perdeu pontos comigo numa das poucas áreas que eu pensava estar sendo conduzida de forma razoável.
Mas, povo, é preciso movimentar a economia! Vamos gerar emprego nas fábricas de adesivos, tintas e nas de painéis de fibra pra estações...
(Aliás: quantos padrões de pintura temos em cada série rodando hoje??)
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Vamos contar:Vicente A.O.Junior escreveu:A CPTM está com mais identidades simultâneas que fugitivo da polícia!
Se esse dinheiro estivesse sendo utilizado onde precisa de verdade (sinalização, reforma COMPLETA dos trens antigos e estações ou compra de novos trens, etc) ninguém estaria triste desse jeito!
O Governo do Estado de São Paulo perdeu pontos comigo numa das poucas áreas que eu pensava estar sendo conduzida de forma razoável.
Mas, povo, é preciso movimentar a economia! Vamos gerar emprego nas fábricas de adesivos, tintas e nas de painéis de fibra pra estações...
(Aliás: quantos padrões de pintura temos em cada série rodando hoje??)
#$%Y&¨$%#!!!!! O QUE ESTÃO FAZENDO COM O IMPOSTO QUE PAGO???
Metropolitano: aplicado nos trens recentemente reformados e mais novos.
"2 faixas": aplicado nos 1600 antigos, 1400 antigos, nos 1100, e
nos 5000 de reformas antigas.
Fepasa: nos 5000 em um 4800 (rio claro)
o 3000 tem um padrão um pouco diferente do Metropolitano, mas com o mesmo layout basico
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Bom, sem entrar no mérito de se é bom ou ruim (o que eu sempre achei o ideal seria a unificação, porque isso forçaria a modernização da CPTM), nunca acreditei muito nesta história de CPMS, até porque já vi muitas coisas acontecerem nos bastidores nos 7 anos em que trabalho no sistema. Só acredito vendo. Porém, confirmando o que disse o Tiago, realmente esta suposta empresa seria a operadora das linhas que deixariam de ser "trem", e a linha 9 é a única nesta condição. A CPTM, por melhor que seja em comparação com CBTU e FEPASA, tem sua imagem ligada a elas, e a realidade que elas representaram. O mesmo usuário que usa a CPTM usa o Metrô, e se comporta de forma totalmente diferente em um e em outro (sem educação na CPTM e "educado" no Metrô), e isso se deve a fatores de anos e anos de ferrovia sucateada. Esta nova operadora seria a diferenciação entre o que é "ruim" (o trem) e o bom (o tal metrô de superfície), e em termos de marketing, isto é positivo sim, mas em minha opinião não seria preciso criar-se uma nova operadora, seria só passar para a Companhia do Metropolitano de São Paulo. Só esta mudança de operadora já traria enormes diferenças à percepção do usuário, pois o respeito a marca do Metrô-SP é muito grande. Creio que a intenção seja esta com a nova operadora.lipe_andreense escreveu:Pffff....
vai ser a mesma porcaria que era a Fepasa, CBTU, CPTM, afinal serão as mesmas cabeças de bagre na direção...
Em tempo: lipe, sejamos justos: o secretário dos transportes metropolitanos é quem determina estas mudanças todas (a CPTM só obedece, não pode fazer nada). Ele já deu sinais de que a linha 9 seria dirigida em conjunto pela CPTM/Metrô, e os diretores e gerentes da linha 9 não são os mesmos de sempre, são todos do Metrô, inclusive já trabalhei com três deles. Quanto a isso, haverá mudanças sim.
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Eu sei. O que me deixa triste é exatamente nesse ponto, a CPTM é muito "fraca", o Metro é mais "forte" frente ao governo. Ninguém vem com ideias loucas ou muda coisas da noite pro dia no Metrô, na CPTM fazem isso.Francis escreveu:Em tempo: lipe, sejamos justos: o secretário dos transportes metropolitanos é quem determina estas mudanças todas (a CPTM só obedece, não pode fazer nada). Ele já deu sinais de que a linha 9 seria dirigida em conjunto pela CPTM/Metrô, e os diretores e gerentes da linha 9 não são os mesmos de sempre, são todos do Metrô, inclusive já trabalhei com três deles. Quanto a isso, haverá mudanças sim.
Eu também sou a favor da unificação bem feita das empresas (não deixando a empresa cptm de canto, ou só colar adesivo), com o Metro absorvendo os trechos de maior adensamento e a CPTM oferecendo o serviço tipo o RER de Paris, como por exemplo até Jundiiaí e Mogi das Cruzes (quando digo trecho adensado isso inclui a RM, e não só a capital )
É tudo Metrô na linha 9 ?
Tem funcionário que me diz que ainda tem gente da Fepasa mandando.
O problema é querer se aplicar o padrão de operação do metrô numa linha que claramente não está apta para isso ainda, com frota mista de trens de diferentes especificações, estações com alguns problemas, outras sem estrutura, etc...
Isso tinha que ser básico, para então poder mudar a administração e "criar uma nova empresa".
Por que o Expresso Leste não se inclui nessa ? Afinal tem tanta coisa do Metrô lá já, além de ter uma estrutura melhor que a linha 9.
Ops, esqueci, passa na Zona Leste, e não na vitrine da Marginal...
Não levem a mal essa minha posição, eu quero sim o melhor para a CPTM (afinal sem ela eu só chegaria em SP de busão, e nunca teria me interessado pelo tema), mas eu não boto minha mão no fogo por essa mudança...
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Falando em preparo, agora o texto do Expansão SP/Plano de Expansão já admite que as linhas 9 e 11 precisam melhorar para ficarem no padrão que eles tanto falam:
Gostei disso. O primeiro passo para a melhoria é admitir que precisam ser feitas melhorias. Mas precisa de mais. Até agora, não falaram de nada concreto das melhorias nas linhas 8 e 10. Na Linha 8, já fizeram a audiência pública, mas ainda não foi lançado nenhum edital. Já existe uma empresa que está fazendo o projeto do Expresso ABC, mas sei lá, poderiam falar mais nele.
A Linha 9-Esmeralda ... hoje é uma das mais próximas desse nível de serviço.
http://www.cptm.sp.gov.br/E_PROJETOS/default.aspEntre os 160 km de linhas com qualidade de metrô está o Expresso Leste (Luz-Guaianazes), que hoje já se aproxima bastante desse padrão, operando com intervalos de 6 minutos nos horários de pico com trens e estações modernas, em um trecho de 24 km.
Gostei disso. O primeiro passo para a melhoria é admitir que precisam ser feitas melhorias. Mas precisa de mais. Até agora, não falaram de nada concreto das melhorias nas linhas 8 e 10. Na Linha 8, já fizeram a audiência pública, mas ainda não foi lançado nenhum edital. Já existe uma empresa que está fazendo o projeto do Expresso ABC, mas sei lá, poderiam falar mais nele.
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Não sei também, Tiago, prefiro esperar prá ver. Apenas sei que, como parece, esta nova empresa seria a junção entre a CPTM e a Companhia do Metropolitano de São Paulo, que é o que acontece hoje na linha 9, onde apenas os AO e ASO são da CPTM, o corpo gerencial é da Companhia do Metropolitano de São Paulo. E com todo o respeito a opinião dos colegas, a extinção do nome CPTM nas linhas mais centrais de SP é uma questão de tempo. A CPTM fez a transição entre a ferrovia e a reforma das linhas, que serão operadas como metrô. E para isso, tem de se haver uma diferenciação mesmo entre a especialidade da empresa. A vocação da CPTM (e este nome) é para operar trens aproximadores o de média distância, como para Mairinque, Santos, Campinas. Acontece que as pessoas acham que uma linha que liga Grajaú (distrito mais populoso de SP) a Osasco (sexta maior cidade do estado) passando pela Marginal Pinheiros (grande centro comercial, financeiro e hoteleiro) é a mesma coisa que uma linha que liga SP a Campinas, é tudo trem . É obvio que são serviços diferentes!!! Creio que a CPTM fará este papel, daqui em diante, o que é sua especialidade.Tiago Costa escreveu:Bom, Francis, espero que com essa "nova empresa" (se for realmente uma nova empresa), que seja decente e traga alguma melhoria para os usuários, porque até agora me pareceu uma coisa meramente política . Espero que mude alguma coisa pra valer.
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Até onde sei a CPTM seria para operar Trens Metropolitanos...
e não trens expressos de media distancia
No fundo acho que sempre soubemos que a CPTM era uma Cia Provisória de trens Metropolitanos.
Melhor eu deixar pra lá, minha revolta não vai mudar nada, e eu admito que minha visão pode ser pequena e idiota.
Mas como foi dito por um cara em outro fórum, é revoltante ver a CPTM trabalhar tanto nas mudanças da linha 9, trocando placas rapidamente, adaptando as estações (mesmo as "novas") para deficientes, rebaixando vias e aproximando das plataformas, entre outros; ao passo que existem outros 210km para cuidar também (tá, fizeram coisas na linha 12 também, eu sei, eu estive nas inaugurações), e que em alguns casos mereciam muito mais prioridade de execução.
Estações com vão enormes há mais de 20 anos, com degraus enormes da plataforma pro trem, com plataformas e escadas de madeira sem segurança alguma.
Desculpem o desabafo.
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Lipe, você está totalmente coberto de razão, nesse desabafo.
Na primeira vez em que fui a Estudantes, onde a plataforma da estação é mais alta que a porta do trem, e com os meus 1,90m de altura, não prestando muita atenção nesse detalhe, acabei batendo a minha cabeça na porta, quando fui entrar dentro da composição.
Tem coisas que precisam ser corrigidas o mais rápido possivel. Mas que não seja feito o chamado SERVIÇO DE PORCO, que é o que eu tenho visto ultimamente.
Na primeira vez em que fui a Estudantes, onde a plataforma da estação é mais alta que a porta do trem, e com os meus 1,90m de altura, não prestando muita atenção nesse detalhe, acabei batendo a minha cabeça na porta, quando fui entrar dentro da composição.
Tem coisas que precisam ser corrigidas o mais rápido possivel. Mas que não seja feito o chamado SERVIÇO DE PORCO, que é o que eu tenho visto ultimamente.
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Você é que pensa...não posso falar os fatos para não me comprometer, mas é exatamente igual.lipe_andreense escreveu:Eu sei. O que me deixa triste é exatamente nesse ponto, a CPTM é muito "fraca", o Metro é mais "forte" frente ao governo. Ninguém vem com ideias loucas ou muda coisas da noite pro dia no Metrô, na CPTM fazem isso.
É deste jeito que vejo as coisas também, igualzinho a você. Cada empresa na sua especialidade.lipe_andreense escreveu:Eu também sou a favor da unificação bem feita das empresas (não deixando a empresa cptm de canto, ou só colar adesivo), com o Metro absorvendo os trechos de maior adensamento e a CPTM oferecendo o serviço tipo o RER de Paris, como por exemplo até Jundiiaí e Mogi das Cruzes (quando digo trecho adensado isso inclui a RM, e não só a capital )
Quem te disse isto está mal informado... o presidente e o DO da CPTM, o chefe de depto. e os coordenadores da linha 9 são todos metroviários.lipe_andreense escreveu:É tudo Metrô na linha 9 ?
Tem funcionário que me diz que ainda tem gente da Fepasa mandando.
Concordo também.lipe_andreense escreveu:O problema é querer se aplicar o padrão de operação do metrô numa linha que claramente não está apta para isso ainda, com frota mista de trens de diferentes especificações, estações com alguns problemas, outras sem estrutura, etc...
A única coisa que o EL tem de melhor que a linha 9 é a uniformidade da frota e a extensão leste. O tipo de carregamento (pendular) é bem diferente, bem característico de subúrbio (assim como a linha 3), e a via ainda deixa muito a desejar, é a via da EFCB garibada, ao contrário da linha 9. Quando o EL estiver todo no mesmo nível da extensão leste (de Itaquera a Guaianazes), aí sim. Quanto a atenção dada a linha 9, tenho uma opinião simples: quando se começa uma obra tem de se terminá-la, e a "escorregada de Engenharia" que fizeram lá foi esta. Não adianta querer arrumar as outras e não terminar a linha 9, aí ficam todas meia-boca e nenhuma completa. Tem de se terminar a linha 9 sim.lipe_andreense escreveu:Por que o Expresso Leste não se inclui nessa ? Afinal tem tanta coisa do Metrô lá já, além de ter uma estrutura melhor que a linha 9.
Ops, esqueci, passa na Zona Leste, e não na vitrine da Marginal...
Por enquanto, estamos debatendo acaloradamente um boato...lipe_andreense escreveu:Não levem a mal essa minha posição, eu quero sim o melhor para a CPTM (afinal sem ela eu só chegaria em SP de busão, e nunca teria me interessado pelo tema), mas eu não boto minha mão no fogo por essa mudança...
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Depende do que você julga metropolitano. Jundiaí, Várzea e Campo Limpo não fazem parte da RMSP, enquanto a RM de Santos é conurbada a de SP, e é de competência da CPTM (assim como a RM de Campinas).lipe_andreense escreveu:
Até onde sei a CPTM seria para operar Trens Metropolitanos...
e não trens expressos de media distancia
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