[Notícia] Suecos Visitam Obra do Metrô de Ipanema

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[Notícia] Suecos Visitam Obra do Metrô de Ipanema

Mensagem não lida por Renanfsouza » 09 Jun 2008, 11:43

08/06/2008 - 17h05 - Atualizado em 09/06/2008 - 09h45

Suecos Visitam Obra do Metrô de Ipanema

Alunos de engenharia civil tiveram aula prática sobre método de construção.

Estudantes ingleses e americanos já visitaram outras escavações do metrô.

A obra do metrô em Ipanema, na Zona Sul do Rio, recebeu uma visita internacional neste domingo (dia 8). Um grupo de 30 estudantes de engenharia civil da Universidade de Lund, na Suécia, esteve no local e conheceu de perto o projeto das futuras galerias que vão ligar as estações Cantagalo e General Osório.

A visita começou com uma palestra técnica, no escritório da obra, ministrada pelos engenheiros responsáveis. A equipe mostrou aos estudantes os detalhes de todo o processo construtivo, o método de escavação utilizado, as peculiaridades do solo, traçado, tipo de rochas encontradas e dados sobre o planejamento e a execução da obra.

Em seguida o grupo seguiu para visitar as galerias e se surpreendeu com a dimensão da obra. O estudante Fredrik Berghvist se disse impressionado com o que viu. “Foi um bom aprendizado, uma complementação na prática do que aprendemos na teoria. Na Suécia, vistamos dois túneis, cujo método construtivo é o TBM (Tunnel Boring Machine - também conhecido como Shield), e não conhecíamos este método, com detonações em rocha”, disse.


Segundo o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, este tipo de intercâmbio é uma oportunidade de mostrar para outros países a capacidade do Brasil de empreender grandes projetos.

“Nós temos hoje a maior caverna em área urbana do país. É uma obra de grande envergadura, com vários desafios para nossa engenharia”, destacou Julio Lopes.

Essa não é a primeira vez que estudantes estrangeiros visitam as obras do metrô do Rio. Estudantes ingleses, americanos, entre outros, já visitaram outras escavações do metrô, desde que ele começou a ser construído.

De acordo com o secretário, a obra atrai atenção porque é feita numa área delicada, em um terreno constituído por rocha e areia. Além disso, segundo ele, o desafio envolve detonações em áreas densamente povoadas.

O secretário afirmou que, conforme compromisso assumido pelo governador Sérgio Cabral, o metrô Ipanema será entregue à população, funcionando, no dia 17 de dezembro de 2009.

Imagem

Imagem

---

Fonte: G1
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 10 Jun 2008, 22:26

Que interessante. Eu também estou bastante impressionado com o tamanho das galerias. Só gostaria de saber como será a estação General Osório. Eu não sei o porquê, mas o Governo do Estado nunca libera renders das futuras estações.


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 10 Jun 2008, 22:57

Eu tenho uma foto aqui que mostra o poço da estação, de inicio tinham divulgado que ela seria igual a Saens Peña, com 3 vias e 2 plataformas, mas só que pela foto e pela legenda da mesma percebe-se que seguirá o padrão das estações terminais do resto do sistema por exemplo a Pavuna, plataforma central e laterais.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 10 Jun 2008, 23:09

^^

Eu me lembro disso. David, você poderia postar essa sua foto?

E mais algumas fotos da visita dos suecos:

1.

Imagem

2.

Imagem

3.

Imagem

4.

Imagem

Fonte: Secretaria de Transportes.

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 09:27

Mas olha que beleza! Obra bem-feita serve sempre de exemplo! 8)


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 11 Jun 2008, 10:36

Pelo menos agora eu entendo o porque do prazo de 3 anos, pra ter um capricho desses com as escavações, tudo muito perfeito. :)
Eu estou pensando em ir numa visita ao túnel até o fim do ano. :D
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 11 Jun 2008, 11:36

Imagem
A foto que saiu no G1, o poço da General Osório.

Miais fotos aqui► http://g1.globo.com/Noticias/0,,GF58686-5606,00.html
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 11 Jun 2008, 14:06

^^

Obrigado David.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante