Metrô do Porto - em Portugal

Discussões sobre ferrovias no mundo, em geral.
Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Metrô do Porto - em Portugal

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 14:22

Tiago Costa escreveu:Inveja total... sabem quantos passageiros esse sistema carrega por ano? 48 milhões :shock: ! É um sistema de Metrô implementado utilizando VLTs. Por isso que eu digo, somos muito preconceituosos quanto ao que é metrô e o que não é, e que outros países, principalmente a Europa, são extremamente flexíveis quanto a sistemas de metrô. Muito bom, cataclism!

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 14:23

QUARENTA E OITO MILHÕES? :) E bota " :shock: " nisso!

Vai dizer que não é economicamente viável? E olha que, por lá, combustível e/ou eletrecidade devem ser meio carinhos..... :oops:
HGPFILHO escreveu:Cara, fantástico! :o O que o Tiago disse é importante, somos preconceituosos. Mas no caso de Mogi das cruzes, eu acho que tem que melhorar a ferrovia, nao desativa-la para um VLT.
Eduardo escreveu:^^ Exatamente. No nosso caso, que já temos a estrutura de trens pesados, o VLT seria uma alternativa para complementar o sistema existente. Ou no caso de cidades que não ainda não têm um sistema de metrô, como parece que é o caso de Vitória, se não me engano, o sistema de VLTs cairia bem.
lipe_andreense escreveu:
will.dh escreveu:que bunitinho :lol:

parece um vlt...

gostei !
Mas é um VLT.

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 14:23

Tiago Costa escreveu:Ô gente, só um detalhe. Pra fazer um VLT em Mogi não precisa desativar nada, nem vias, nem rede aérea, nem sinalização, se falarem em desativar vai ser demagogia. No máximo teria que rebaixar as plataformas, cujas estruturas de sustentação são a parte mais importante, e não teriam que mexer nelas. Já para fazer um VLP, aí sim tem que desativar e retirar os trilhos e tudo o mais. Por isso que não esquento tanto se tivesse um VLT lá. Mas o problema é que os políticos pensam no VLT como motivo para não construir pontes e viadutos, isso eu não apóio mesmo. Mas, enfim, só conhecendo um VLT pra perder o medo (os belorizontinos também morrem de medo de ter VLTs na região central). O importante não é se é trem ou VLT, e sim se o projeto atende a demanda. E infelizmente, por enquanto, não há projeto detalhado nem estudos de demanda mais atualizados. É esperar para ver. Enquanto isso, enquanto as características técnicas não saem, não temos como afirmar que não será possível atender Mogi com um sistema desses. Mas claro, todo o restante dos transportes de Mogi deve ser atendido, inclusive o transporte rodoviário, que sofre com as interferências da passagem dos trens. Por isso, independente de virar VLT ou continuar sendo trem pesado, o mais importante é que eles pensem no transporte da cidade como um todo. Infelizmente, parece que não é isso o que está acontecendo.

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 14:24

will.dh escreveu:falando em transporte rodoviario x transporte ferroviario em mogi, os dois praticamente não tem contato.
antigamente haviam varios onibus que tinham ponto final perto da estação mogi das cruzes, mas agora praticamente todos ( ou todos, não me recordo) tem como ponto final no terminal estudantes dos onibus, que fica perto da estação estudantes, porque queriam tirar os onibus da area central da cidade, ou seja, nada a ver tambem com uma ligação com transporte ferroviario. agora, onibus que tem como destino as estações jundiapeba e bras cubas inexistem (alguns passam perto, mas por causa das avenidas que passam proximas, ou seja, não foi pensado para atender as estaçoes.
perto da estação mogi das cruzes apenas passam alguns onibus, mas a prefeitura provavelmente retirara varios onibus que passam ali porque vai ser construido outro terminal de onibus, a cerca de uns 500 metros dali

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 11 Jun 2008, 14:24

Tiago Costa escreveu:Isso realmente é uma pena, porque sem integração não tem demanda suficiente nos dois sistemas pra justificar a melhoria pesada dos dois. Isso é o que as autoridades brasileiras não conseguem enxergar de jeito nenhum. Vamos cobrar deles mais visão! As eleições estão aí, vamos ver se alguma coisa sai...

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “FERROVIAS - MUNDO”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes