• Menor custo no assentamento dos dormentes na linha férrea.
• Menor quantidade de dormentes por km de ferrovia.
• Menor custo de reparação ou substituição de dormentes.
• Menor peso, oferecendo maior facilidade, rapidez e menor custo no transporte e manuseio do dormente.
• Maior vida útil, estimada acima de 60 anos, enquanto os dormentes de madeira tem uma vida de 20 anos e os de concreto, de 35 anos, em média.
• Ganhos com o lastro ferroviário, com menor volume de brita ou de escória.
• Intervalos maiores de manutenção da linha férrea obtendo-se maior produtividade.
• O aço é reciclável e imune ao ataque dos fungos e ao risco de incêndios.
• Assistência técnica permanente.
Pelos fatores acima, os Dormentes de Aço certamente representam economia de custo e aumento de produtividade. O Dormente de Aço é um produto duplamente ecológico, pois é reciclável, não agredindo a natureza e elimina a necessidade do corte de florestas para a produção dos dormentes de madeira.
A entrada da Hidremec neste segmento representa uma melhoria na balança cambial brasileira, pela substituição de importações.
![Imagem](http://www.hidremec.com.br/b_img/dormente3.gif)
DORMENTE DE AÇO - UIC 865
Peso Linear = 28,46 Kg
Área = 3.625,4 mm²
Jx = 277,5 cm4
Jy = 2.393 cm4
Wo = 103,16 cm³
Wu = 43,98 cm³
POR BITOLA
• ESTREITA
distância entre trilhos 1m
(comp. dormente 2.200mm)
• STANDARD
distância entre trilhos de 1,435m
(comp. dormente 2.700mm)
• LARGA
distância entre trilhos 1,6m
(comp. dormente 2.800mm)
• MISTA
utilizado para bitolas estreita, larga ou standard
• PARA AMV
POR FIXAÇÃO
• COM OMBREIRAS SOLDADAS
(Deenik ou Pandrol)
• SEM OMBREIRAS
(4 ou 8 furos)
Propriedades
Produzidos de acordo com a norma UIC 865, os Dormentes de Aço Hidremec poderão, mediante consulta, atender a características e necessidades de cada cliente. Apresentam superfície limpa e plana, livre de defeitos. As bordas são arredondadas e os furos estampados a frio.
Os Dormentes de Aço Hidremec foram também avaliados e aprovados pelo Centro de Tecnologia da UNICAMP através dos seguintes testes, que simulam as condições e necessidades de operações da via permanente:
• Teste de Torque do Inserto, conforme item 1.9.1.9B da Norma AREMA, com torque de 340N.m.
• Teste de Arrancamento do Inserto, conforme item 1.9.1.9A da Norma AREMA, com carga de 54kN.
• Teste de resistência sob carga oblíqua, à carga de 14,1 a 141 kN, a uma frequência de 5 Hz até 3.000.000 de ciclos.
• Verificação visual e dimensional
Créditos do Texto:http://www.hidremec.com.br/produtos.asp?pag=316
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![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATYAAAC147jR-5FR7bqGQ416IPRznBctNR4GOzQrz-f5IeChf7FCg6zonpvV30yg5pDplRp4Uak2HEDYslXW7f7p0NyeAJtU9VALfGZ9i5hqjojBnPu3FTbPtlC1BA.jpg)
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![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATYAAACeih9aJm3Z5QwaNapHmvEGV64D_51vmW-nZlzHqpumhwHptioSPjXurBNvoLnFkl5D6SE9gnYIDEqOEPZAC3geAJtU9VAfesCNSlz0Kvyb6MH1Qzlo1hiSQQ.jpg)
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![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATYAAAD5DoSNjsF7WSrKvNSdB3uIbxAUEM8W3Ro7Ht4thSHamMnNJEnLUDv3l0lqLuFheEuW3LHkjAUPbbovJuDePX1aAJtU9VDz1QjeDkDbXJUHCxVq4h-6wwC9Sg.jpg)
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![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATYAAAACFY8l0XnUAJnO1NgRxdjov8naiWwzSsKWKSojBHxLfExutk_UFl2CV560Kyw5wCRXsv-Z_uxT19FqeImQhP4WAJtU9VCygbG0CsgwdnDPEC1tosdVM59RVA.jpg)
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![Imagem](http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATYAAAD34l4khvXxkZMMS9W-CGTwioz35VsglM0SflnqHvg24TFUUeIcJ-y36i_EXJMghl1MGHlL5DB0FmYqlQhxrBwZAJtU9VDoB7jJAbFhBqsMLMqUY3YNqpLIaA.jpg)
Créditos das fotos: Rogério Horácio