BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Estação Tamanduateí - Linha 10
Moderador: Lipe Andreense
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Estação Tamanduateí - Linha 10
Estação da Linha 10 - Turquesa, que futuramente terá integração com o Metrô.
Originalmente chamava-se Parada Vemag, e foi aberta em 1955 para atender aos trens metropolitanos da E. F. Santos-Jundiaí. Hoje atende à CPTM. O nome derivava do fato de ficar atrás da fábrica da montadora alemã Vemag, em meados dos anos 1960 adquirida pela Volkswagen. O nome mais tarde foi alterado para Tamanduateí, devido à proximidade com este rio. Até 1964 manteve o nome original.
(texto de http://www.estacoesferroviarias.com.br)
01 - Plataforma destino Rio Grande da Serra
02 -
03 -
04 - Saguão de acesso
05 -
06 - Plataforma destino Luz
07 -
08 -
09 -
10 -
11 -
12 - Passarela da estação, na área livre
13 - Olhando pro outro lado
14 - Entrada da estação
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Novas fotos da estação, postadas por Rafael Camargo no SSC
01 plataformas
02 - plataforma e trilhos
03 Sentido Luz
04 sentido ABC
05 do alto sentido Luz
06 reparem no Expresso Tiradentes ao fundo
07 o òtimo 2100 chegando (adoro ele)
08 um dos halls
09 entrada, simples e simpática
10 - O acesso, me disseram que esse acesso era perigoso pq havia uma favelinha nessa rua, mas nao vi nada, ao lado há uma construção nova, achie seguro o local. Ao fundo da foto já aparece o Shop Central Plaza
01 plataformas
02 - plataforma e trilhos
03 Sentido Luz
04 sentido ABC
05 do alto sentido Luz
06 reparem no Expresso Tiradentes ao fundo
07 o òtimo 2100 chegando (adoro ele)
08 um dos halls
09 entrada, simples e simpática
10 - O acesso, me disseram que esse acesso era perigoso pq havia uma favelinha nessa rua, mas nao vi nada, ao lado há uma construção nova, achie seguro o local. Ao fundo da foto já aparece o Shop Central Plaza
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Moro na Vila Bela, a uns 15 min. à pé dessa estação...
Até pouco tempo atrás, no lugar onde foi feita essa construção (que vai servir de estacionamento para o Shop. Central Plaza, uma vez que parte do estacionamento atual foi desapropriada para a construção da via elevada por onde vai passar o metrô) havia uma favelinha beeeeem barra pesada, tanto que o povo daqui ia até São Caetano pegar trem pra evitar passar por lá.
Uma coisa: passei por lá ontem, as obras do metrô estão em ritmo MUITO acelerado ultimamente. Uma coisa me chamou atenção: está sendo construído algo que parece ser uma extensão da plataforma, do lado oposto de onde vai ficar a estação do metrô, onde antes ficava a passagem de nível da Rua Vemag... será que vão aumentar o comprimento da platamorma para comportar trens maiores ou algo assim!?
Postarei fotos assim que possível.
Até pouco tempo atrás, no lugar onde foi feita essa construção (que vai servir de estacionamento para o Shop. Central Plaza, uma vez que parte do estacionamento atual foi desapropriada para a construção da via elevada por onde vai passar o metrô) havia uma favelinha beeeeem barra pesada, tanto que o povo daqui ia até São Caetano pegar trem pra evitar passar por lá.
Uma coisa: passei por lá ontem, as obras do metrô estão em ritmo MUITO acelerado ultimamente. Uma coisa me chamou atenção: está sendo construído algo que parece ser uma extensão da plataforma, do lado oposto de onde vai ficar a estação do metrô, onde antes ficava a passagem de nível da Rua Vemag... será que vão aumentar o comprimento da platamorma para comportar trens maiores ou algo assim!?
Postarei fotos assim que possível.
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
É apenas um chute: A nova estação se ligará com a atual, que vai ter também o mesmo padrão da nova. Creio que esta extensão pode ser uma plataforma provisória, para futuras obras de modernização do corpo atual.Eduardo GJF escreveu:Moro na Vila Bela, a uns 15 min. à pé dessa estação...
Até pouco tempo atrás, no lugar onde foi feita essa construção (que vai servir de estacionamento para o Shop. Central Plaza, uma vez que parte do estacionamento atual foi desapropriada para a construção da via elevada por onde vai passar o metrô) havia uma favelinha beeeeem barra pesada, tanto que o povo daqui ia até São Caetano pegar trem pra evitar passar por lá.
Uma coisa: passei por lá ontem, as obras do metrô estão em ritmo MUITO acelerado ultimamente. Uma coisa me chamou atenção: está sendo construído algo que parece ser uma extensão da plataforma, do lado oposto de onde vai ficar a estação do metrô, onde antes ficava a passagem de nível da Rua Vemag... será que vão aumentar o comprimento da platamorma para comportar trens maiores ou algo assim!?
Postarei fotos assim que possível.
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Amanhã de manhã vou passar por lá e tentar tirar umas fotos.
Imagino que vá ser difícil a integração, uma vez que a estação do metrô vai ser suspensa e a pelo menos 20m de distância do fim da plataforma atual da estação da CPTM. Provavelmente vai ser gambiarra, assim como na Barra Funda e no Brás.
A situação é essa:
Esse ponto onde existia o cruzamento (hoje lacrado) é onde está sendo construída a suposta plataforma.
O que se ouve é que o estacionamento do Shopping, ao norte, seria desapripriado para a passagem da linha do Metrô e aquela construção na Rua Vemag onde antes era uma favela seria o novo estacionamento.
Mas as obras do metrô no estacionamento já começaram e o lugar continua funcionando, apenas com algumas "ilhas", que seriam as posições dos pilares de sustentação do futuro elevado.
A construção do futuro estacionamento parece paralisada, uma vez que o lugar está fechado e não há mais sinal de vida.
Imagino que vá ser difícil a integração, uma vez que a estação do metrô vai ser suspensa e a pelo menos 20m de distância do fim da plataforma atual da estação da CPTM. Provavelmente vai ser gambiarra, assim como na Barra Funda e no Brás.
A situação é essa:
Esse ponto onde existia o cruzamento (hoje lacrado) é onde está sendo construída a suposta plataforma.
O que se ouve é que o estacionamento do Shopping, ao norte, seria desapripriado para a passagem da linha do Metrô e aquela construção na Rua Vemag onde antes era uma favela seria o novo estacionamento.
Mas as obras do metrô no estacionamento já começaram e o lugar continua funcionando, apenas com algumas "ilhas", que seriam as posições dos pilares de sustentação do futuro elevado.
A construção do futuro estacionamento parece paralisada, uma vez que o lugar está fechado e não há mais sinal de vida.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
FINALMENTE!lipe_andreense escreveu:Na verdade não vai ter gambiarra, vai ser construída uma estação Tamanduateí totalmente nova para a linha 10 da CPTM, exatamente abaixo da estação do metro.
A estação terá 2 plataformas centrais e 4 vias
Será ais ou menos assim:
Sério, a estação Brás é péssima, não queria ver a Tamanduateí na mesma situação.
Pelo que vejo, a estação atual terá uma parte demolida para a construção da nova e as plataformas prolongadas para o outro lado, e enquanto a nova estiver sendo construída, a antiga vai ficar funcionando com a estrutura temporária... interessante isso, finalmente um projeto que não tem nenhuma "escorregada de Engenharia"! (eu espero)
Agora (perdoe a curiosidade desse simples mortal hehe), o que será feito para que a divisão de uma das vias (acredito eu vá ser assim como é em São Caetano) não atrapalhe o tráfego durante as obras?
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Aí já é mais do que eu sei, heheh
Mas sei que uma das vias será mantida exatamente no mesmo lugar.
O que deverão fazer é algo semelhante o que foi feito nas obras da linha 12: construirão uma via provisória, se necessário
Normalmente as fases da construção são otimizadas para não atrapalhar o trafego, mas acredito que em certo estágio da obra, os trens terão que trafegar por via unica, mas isso deve ser feito apenas aos fins de semana, para não prejudicar muitos usuários.
Mas sei que uma das vias será mantida exatamente no mesmo lugar.
O que deverão fazer é algo semelhante o que foi feito nas obras da linha 12: construirão uma via provisória, se necessário
Normalmente as fases da construção são otimizadas para não atrapalhar o trafego, mas acredito que em certo estágio da obra, os trens terão que trafegar por via unica, mas isso deve ser feito apenas aos fins de semana, para não prejudicar muitos usuários.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Obrigado assim mesmo
Agora, seria interessante se o Central Plaza tivesse integração com as estações, assim como Tatuapé e Santa Cruz.
Mas vi uma vez na Folha da V. prudente que a acessoria do shopping disse que o prédio não tem estrutura para isso.
Enfim, digo isso porque tanto a Rua Guamiranga quanto a Rua Vemag são horríveis, ambas pavimentadas com paralelepípedos e cheias de lama (como dá pra ver na foto acima), seria melhor se os usuários pudessem ir da estação para o shopping sem ter que passar por elas, ou então que ruas decentes fossem feitas ali.
Mais uma coisa: logo atrás do shopping existe uma linha de transmissão da Eletropaulo, vi ultimamente que algumas das torres da linha foram substituídas por postes de concreto, no lugar das torres de alumínio, e mais altos que as torres, sabe se a linha de transmissão passará por cima da linha do metrô?
(ah, como eu queria uma conversa com o engenheiro responsável pela obra *O*)
Nossa, desculpe pela enxurrada de perguntas hehe
Agora, seria interessante se o Central Plaza tivesse integração com as estações, assim como Tatuapé e Santa Cruz.
Mas vi uma vez na Folha da V. prudente que a acessoria do shopping disse que o prédio não tem estrutura para isso.
Enfim, digo isso porque tanto a Rua Guamiranga quanto a Rua Vemag são horríveis, ambas pavimentadas com paralelepípedos e cheias de lama (como dá pra ver na foto acima), seria melhor se os usuários pudessem ir da estação para o shopping sem ter que passar por elas, ou então que ruas decentes fossem feitas ali.
Mais uma coisa: logo atrás do shopping existe uma linha de transmissão da Eletropaulo, vi ultimamente que algumas das torres da linha foram substituídas por postes de concreto, no lugar das torres de alumínio, e mais altos que as torres, sabe se a linha de transmissão passará por cima da linha do metrô?
(ah, como eu queria uma conversa com o engenheiro responsável pela obra *O*)
Nossa, desculpe pela enxurrada de perguntas hehe
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
Em cima disso eu pergunto: A linha de bloqueios de transferência do Metrô para a CPTM será livre (como em BAS e Barra Funda), ou será transferência paga (como em Itaquera e TAT)?lipe_andreense escreveu:Na verdade não vai ter gambiarra, vai ser construída uma estação Tamanduateí totalmente nova para a linha 10 da CPTM, exatamente abaixo da estação do metro.
A estação terá 2 plataformas centrais e 4 vias
Será ais ou menos assim:
***Dom Moreira 1178***
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Na verdade, o sistema de transferência tarifada existente em Tatuapé e Itaquera é uma exceção, para "forçar" o usuário a não usar a linha 3 naqueles trechos. Isto poderia causar superlotação (mais) em Itaquera e TAT, e "subutilizar" a linha 11. Imagine quantas pessoas desejariam não precisar andar aquilo tudo em Brás e fariam a transferência em Itaquera e TAT, onde é só mudar de plataforma. Creio que, com a linha 11 chegando em Barra Funda e operando com o mesmo nível de desempenho (ATO, em breve), estas transferências serão também liberadas.Rodrigo Leste 4 escreveu:Em cima disso eu pergunto: A linha de bloqueios de transferência do Metrô para a CPTM será livre (como em BAS e Barra Funda), ou será transferência paga (como em Itaquera e TAT)?
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Como prometido:
1 - Obras de alongamento da plataforma:
2 - Antigo cruzamento, onde as plataformas temporárias estão sendo feitas:
3 - Rua Vemag:
4 - Rua Guamiranga:
As ruas Vemag e Guamiranga ainda conservam o pavimento de paralelepípedos, feito na época da construção da fábrica da Vemag (que agora eu não lembro quando foi, mas acredito que seja por volta de 1940/50), creio eu que essas ruas precisarão ser asfaltadas para comportar o movimento da estação.
5 - Linhas de transmissão da Eletropaulo, em segundo plano os postes de concreto que estão sendo colocados no lugar das torres metálicas:
Acredito que a Eletropaulo precisou trocar as torres por postes mais altos, para que exista uma altura segura entre a linha de alta tensão e o elevado com os trlhos do metrô.
6 - Pilares de sustentação do elevado por onde passará a linha do metrô:
7 - Canteiro de obras visto da Rua Guamiranga, vê-se os pilares de concreto sendo construídos e um guindaste onde será erguida a nova estação:
Creio eu que esse canteiro nunca tinha sido fotografado em tais detalhes, só não cheguei mais perto porque alguns seguranças já estavam me olhando torto.
Desculpem-me se exagerei na quantidade de fotos, me empolguei
1 - Obras de alongamento da plataforma:
2 - Antigo cruzamento, onde as plataformas temporárias estão sendo feitas:
3 - Rua Vemag:
4 - Rua Guamiranga:
As ruas Vemag e Guamiranga ainda conservam o pavimento de paralelepípedos, feito na época da construção da fábrica da Vemag (que agora eu não lembro quando foi, mas acredito que seja por volta de 1940/50), creio eu que essas ruas precisarão ser asfaltadas para comportar o movimento da estação.
5 - Linhas de transmissão da Eletropaulo, em segundo plano os postes de concreto que estão sendo colocados no lugar das torres metálicas:
Acredito que a Eletropaulo precisou trocar as torres por postes mais altos, para que exista uma altura segura entre a linha de alta tensão e o elevado com os trlhos do metrô.
6 - Pilares de sustentação do elevado por onde passará a linha do metrô:
7 - Canteiro de obras visto da Rua Guamiranga, vê-se os pilares de concreto sendo construídos e um guindaste onde será erguida a nova estação:
Creio eu que esse canteiro nunca tinha sido fotografado em tais detalhes, só não cheguei mais perto porque alguns seguranças já estavam me olhando torto.
Desculpem-me se exagerei na quantidade de fotos, me empolguei
Editado pela última vez por Eduardo GJF em 25 Jan 2009, 19:32, em um total de 1 vez.
-
- Novato
- Mensagens: 12
- Registrado em: 20 Dez 2008, 16:37
Boas fotos!
Passei pela estação ontem e pude perceber que o impacto no shopping não está sendo tão grande como todos imaginavam.
O ritmo das obras está bastante acelerado, tanto nas do Metrô como nas plataformas provisórias.
E outra, assim como aconteceu com as novas estações na linha 12, acredito que haverá adequações dos entornos... E, o que é melhor, com investimentos tanto do Metrô como da CPTM.
Passei pela estação ontem e pude perceber que o impacto no shopping não está sendo tão grande como todos imaginavam.
O ritmo das obras está bastante acelerado, tanto nas do Metrô como nas plataformas provisórias.
E outra, assim como aconteceu com as novas estações na linha 12, acredito que haverá adequações dos entornos... E, o que é melhor, com investimentos tanto do Metrô como da CPTM.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes