BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Trem série 4400 - FNV/Cobrasma

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Trem série 4400 - FNV/Cobrasma

Mensagem não lida por Tiago Costa » 10 Jun 2008, 22:56

Os trens da série 4400 já sofreram várias reformas, sendo a mais recente ocorrida entre 2006 e 2008 (PQMR II da CPTM). Rodam nas linhas 11 e 12 da CPTM. Como foram comprados pela EFCB, também possuem similares no Rio de Janeiro (série 400).

Ficha Técnica:

Formação básica do TUE

Imagem


Características

Formação TUE: RC+M+RC1
Fabricante: FNV/COBRASMA
Ano de Fabricação: 1965
Origem: EUA
Ano Operação: 1981
Caixa: Aço Carbono
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas de operação: Linha 11 e Linha 12
Composição Linha 11: 6 Carros
Composição Linha 12: 6 Carros


Dimensões

Altura Carro: 3,910 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,400 m
Altura Pantogr. Levantado: 6,400 m
Altura Boleto ao Piso: 1,254 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 1,050 m
Largura Carro: 2,977 m
Largura Portas: 1,20 m
Comprimento M: 22,000 m
Comprimento R/RC: 22,000 m
Peso M: 61.200 Kg
Peso RC1: 42.200 Kg
Peso RC: 47.900 Kg
Diâmetro das Rodas: 36 pol.


Capacidade e Desempenho

Esforço Trator: 12.400 Kgf
Potência Contínua: 1.260 Kw
Velocidade Máxima: 100 Km/h
Aceleração Máxima: 0,55 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,65m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência: 0,85 m/s²
Raio Mín Curv Horiz.: 80 m
Lotação MC: 74+200
Lotação RC/RC1: 66+201
Lotação TUE: 808


Legenda
M: Carro Motor
RC: Carro Reboque com cabine de condução
RC1: Carro Reboque diferenciado com cabine de condução

Fotos

Reforma mais recente

Exterior

1 -
Imagem


2 -
Imagem


3 -
Imagem


4 -
Imagem


5 -
Imagem


6 -
Imagem


7 -
Imagem




Interior

1 -
Imagem


2 -
Imagem


3 -
Imagem


4 -
Imagem


5 -
Imagem


6 -
Imagem


7 -
Imagem


8 -
Imagem




Reforma anterior (PQMR I)

Exterior

1 -
Imagem
Editado pela última vez por Tiago Costa em 10 Dez 2008, 23:55, em um total de 3 vezes.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 10 Jun 2008, 23:01

Pessoal, postem mais fotos, para eu colocar no primeiro post :D!

Fotos necessárias

-Reforma atual (PQMR II):
=>Interior
=>Cabine

-Reforma anterior (PQMR I):
=>Interior
=>Cabine

-Primeira reforma:
=>Exterior
=>Interior
=>Cabine

E fotos das partes já representadas também são bem vindas!

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 594
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 11 Jun 2008, 13:25

Valeu Tiago!
Editado pela última vez por L Fernandes em 30 Set 2008, 20:32, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 594
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 11 Jun 2008, 13:40

editado
Editado pela última vez por L Fernandes em 23 Jun 2008, 17:15, em um total de 1 vez.


Sergio Silva

Mensagem não lida por Sergio Silva » 12 Jun 2008, 02:38

Bom, aproveitando o tópico e o fato de ter ido a Calmon Viana ver os trens que faziam a escala das linhas E e F, vou postar aqui a lista do estado das unidades:

Antes que eu esqueça: a frota dessa série é de 32 unidades, porém a numeração vai até 35, logo, três das unidades listadas provavelmente não existem :wink:

Código: Selecionar todos

Unidade	Estado					Obs.:
4401		Reformado: T'Trans	Adesivado como o "3º trem reformado entregue na linha F"
4402		Paradeiro Desc.	
4403		Reformado: T'Trans	Adesivado como o "12º trem reformado entregue na linha F"
4404		Reformado: Siemens	Adesivado como o "7º trem reformado entregue na linha F"
4405		Reformado (PQMR I)
4406		Paradeiro Desc.	
4407		Reformado (PQMR I)
4408		Não reformado	
4409		Paradeiro Desc.	
4410		Paradeiro Desc.	
4411		Reformado: Siemens	Adesivado como o "9º trem reformado entregue na linha F"
4412		Reformado: Siemens	Adesivado como o "13º trem reformado entregue na linha F"
4413		Reformado: Siemens	Adesivado como o "13º trem reformado entregue na linha F"
4414		Reformado: T'Trans	Adesivado como o "21º trem reformado entregue"
4415		Reformado: T'Trans	Adesivado como o "19º trem reformado"
4416		Paradeiro Desc.	
4417		Reformado: T'Trans	Adesivado como o "14º trem reformado entregue na linha F"
4418		Reformado: T'Trans	Adesivado como o "14º trem reformado entregue na linha F"
4419		Paradeiro Desc.	
4420		Reformado: T'Trans	Adesivado como o "12º trem reformado entregue na linha F"
4421		Reformado: T'Trans	Adesivado como o "21º trem reformado entregue"
4422		Reformado: T'Trans	Adesivado como o "19º trem reformado"
4423		Reformado: T'Trans	Adesivado como o "3º trem reformado entregue na linha F"
4424		Reformado: Siemens	Adesivado como o "7º trem reformado entregue na linha F"
4425		Reformado (PQMR I)
4426		Reformado: Siemens	Adesivado como o "20º trem reformado entregue"
4427		Reformado: Siemens	Adesivado como o "4º trem reformado entregue na linha F"
4428		Reformado: Siemens	Adesivado como o "4º trem reformado entregue na linha F"
4429		Reformado: Siemens	Adesivado como o "20º trem reformado entregue"
4430		Reformado: Siemens	Adesivado como o "5º trem reformado entregue na linha F"
4431		Reformado: Siemens	Adesivado como o "5º trem reformado entregue na linha F"
4432		Paradeiro Desc.	
4433		Paradeiro Desc.	
4434		Paradeiro Desc.	
4435		Reformado: Siemens	Adesivado como o "9º trem reformado entregue na linha F"
Editado pela última vez por Sergio Silva em 04 Jul 2008, 03:10, em um total de 5 vezes.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 12 Jun 2008, 12:07

O Caco disse ter visto um 4400 na estação de Mogi, um trem reformado, porém sem o adesivo de entrega ainda, e ele não conseguiu ver o número da unidade. Era apenas uma unidade (3 carros) e estava com o letreiro "testes". Talvez seja um desses que estão com paradeiro desconhecido.
Imagem


Sergio Silva

Mensagem não lida por Sergio Silva » 12 Jun 2008, 12:40

Vi o 4414 em Engenheiro São Paulo. Pode ser ele, com alguma outra unidade.


R E N F E
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 205
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Mensagem não lida por R E N F E » 12 Jun 2008, 15:27

O 4406 foi para reforma em Fevereiro desse ano. Deve estar pra chegar ou deve ser algum desses trens que está em testes.

Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 12 Jun 2008, 19:44

Muito bonito esse Trem, só uma correção Tiago:
Aqui no Rio existem outras unidades que estão em uso desde 1967 (Ano de fabricação) embora tenham tido a máscara frontal trocada não tiveram o número de sua Série alterados, permanecem como S-400, somente os Série 8000 e 9000 tiveram o acréscimo de 1 zero após passar por remodelagem total que incluiu a substituição das máscaras.
Os 400 só são denominados por fases, o original é o Fase 1, os que foram reformados na década de 80 Fase 2, os que foram reformados em 2000, a parte mecânica/elétrica e alguns ajustes no salão Fase 3.

No mais o número da Série existem no Rio é 400. :wink:
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 12 Jun 2008, 20:22

Obrigado pela correção, David! É que tem alguns X00 e X000 que me confundo, ehehehe. Aliás, você tem a listagem das séries dos trens que rodam aqui e que também rodam aí no Rio? E quantos TUEs de cada são?

Luiz, passei suas fotos para o primeiro post! Teve algumas que eu tirei, ok?


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 12 Jun 2008, 20:47

Dos 4400 eu sei que existem 32 Trens, 22 ativos e 10 inativos, 96 carros ao todo.
No RJ temos o mesmo número de Trens e carros, 4 unidades inativas, sucateadas.

Série 1700, tem 25 Trens como muitos já sabem, 6 estão inativos.
No RJ também 25 e somente 1 está inativo, foi sucateado.

Acho que somente essas duas Séries são usadas pelas STUs de São Paulo e Rio de Janeiro hoje, os Série 900 não contam porque foram emprestados a STU de SP e todos estão aqui no Rio.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 594
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 12 Jun 2008, 21:01

Tiago Costa escreveu:Obrigado pela correção, David! É que tem alguns X00 e X000 que me confundo, ehehehe. Aliás, você tem a listagem das séries dos trens que rodam aqui e que também rodam aí no Rio? E quantos TUEs de cada são?

Luiz, passei suas fotos para o primeiro post! Teve algumas que eu tirei, ok?
Beleza Tiago!


Sergio Silva

Mensagem não lida por Sergio Silva » 13 Jun 2008, 01:32

[D.S.R] David SR escreveu:Dos 4400 eu sei que existem 32 Trens, 22 ativos e 10 inativos, 96 carros ao todo.
No RJ temos o mesmo número de Trens e carros, 4 unidades inativas, sucateadas.

Série 1700, tem 25 Trens como muitos já sabem, 6 estão inativos.
No RJ também 25 e somente 1 está inativo, foi sucateado.

Acho que somente essas duas Séries são usadas pelas STUs de São Paulo e Rio de Janeiro hoje, os Série 900 não contam porque foram emprestados a STU de SP e todos estão aqui no Rio.
David, esses dados são da revista ferroviária??

Só algumas obervações: contei 22 unidades ativas (19 recentes, dos quais 18 já adesivados, 2 mais antigos, e 1 não-reformado) da série 4400. São 21 as unidades reformadas, e uma com a pintura "Hollyood" ou "Paulistinha". E tem outra(s) unidade(s), sumida(s), que ainda mantém a primeira máscara frontal. Esses sumidos provavelmente estão em reforma, já que agora o foco é a banda B da linha E

Da série 1700, contei 16 unidade no trecho principal da linha A (Luz-Francisco Morato). Quatro estão encostados nos pátios de Luz e Lapa, provavelmente esperando a reforma. Três rodam na extensão, mas não sei quais. E outros 2 estão sumidos, mas provavelmente voltarão a rodar até o final do ano.


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 13 Jun 2008, 15:16

[D.S.R] David SR escreveu:Dos 4400 eu sei que existem 32 Trens, 22 ativos e 10 inativos, 96 carros ao todo.
No RJ temos o mesmo número de Trens e carros, 4 unidades inativas, sucateadas.

Série 1700, tem 25 Trens como muitos já sabem, 6 estão inativos.
No RJ também 25 e somente 1 está inativo, foi sucateado.

Acho que somente essas duas Séries são usadas pelas STUs de São Paulo e Rio de Janeiro hoje, os Série 900 não contam porque foram emprestados a STU de SP e todos estão aqui no Rio.
Valeu pela informação, David! Na verdade, queria saber quais as séries do Rio e quantos TUEs de cada série daí que existiam. Os daqui eu já conhecia, pelos dados da Revista Ferroviária. Mas valeu pela informação!


Will .
MEMBRO PLENO
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 14 Jun 2008, 00:42

o 4400 ...gosto deles :D

deve ser a serie com que eu mais me identifico... acho que por causa do costume, :lol:
os reformados então...ficaram lindos , pena que ali ele tava tão sujo... :cry:

aguardo ansiosamente os proximos reformados ... :wink:

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2866
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 14 Jun 2008, 17:55

Esse topico tá muito bom. Eu sugiro que o caco post o topico dele de novo de material rodante e vamos colocando esses topicos dos trens como links, para fazer um guia fixo do material rodante CPTM.. o que acham?


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 15 Jun 2008, 00:18

HGPFILHO escreveu:Esse topico tá muito bom. Eu sugiro que o caco post o topico dele de novo de material rodante e vamos colocando esses topicos dos trens como links, para fazer um guia fixo do material rodante CPTM.. o que acham?
Podemos adicionar ao indice de estações da CPTM
Imagem


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 16 Jun 2008, 01:40

O que que eu faço?

Crio um novo tópico com o material rodante?


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 16 Jun 2008, 01:55

cacobianchi escreveu:O que que eu faço?

Crio um novo tópico com o material rodante?
Faça o que achar melhor, deixo a decisão com você :roll:

Mas no caso seria apenas um tópico-indice, igual o das estações, já que todas as informações sobre os trens estão dentro de seus respectivos tópicos
Imagem

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2866
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 16 Jun 2008, 07:13

cacobianchi escreveu:O que que eu faço?

Crio um novo tópico com o material rodante?
Talvez você podia manter a base do seu tópico e os trens que já tivessem um tópico específico, poderia se usar alguma foto como link para isso, como já fazemos com as estações. O seu tópico seria um indice geral e quem quiser mais detalhes ou comentar, clica em cima do thumbnail e vai embora....


Isto é apenas uma idéia. Analisem e vejam se é viável e legal fazer isso. :wink:

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes