Lopes escreveu:Que pena que não tem maism que pena mesmo!
Gostaria muito de utilizar o sistema, imaginem quantas pessoas subiram ou desceram a serra por esse sistema.
Me parece que esse não é o mais antigo né?
Quem souber mais informações, por favor.
Mas esse Locobreque soltava uma fumaça desgraçada!
Pena que não tem mais!
O funicular virou trilha, assim como uma dessas casas de máquinas, virou acampamento! (Só doido sobe) nessa trilha passa - se por pontes e túneis abandonados...
O Primeiro sistema funicular, que chamamos de "Serra Velha", funcionou mais ou menos entre 1867 e 1899, a cremalheira foi construída por cima dele. Esse sistema tinha via singela, e outras peculiaridades (como os Serrabreques, que são os antecessores dos Locobreques, que possuem propulsão própria) que reduziam a sua capacidade de carga. O Governo Imperial exigiu da SPR um plano para aumento da capacidade no trecho de serra (representava um enorme gargalo) e em aderência simples, sem funicular (o sistema era extremamente criticado). Porém a SPR depois de estudar vários traçados, chegou a conclusão final de que instalar um sistema funicular novo, com algumas inovações e com via dupla, seria a melhor solução - aprovada pelo Governo Imperial, a "Serra Nova" foi inaugurada em 1900 se não me engano, ela foi construída logo acima do antigo traçado, e com rampas a 8%, ao contrário da Serra Velha que tinha rampas de 10% e um patamar a menos.
A Antiga continuou funcionando como sistema alternativo (os desabamentos na serra eram e são comuns) até os anos 70, quando a RFFSA construiu em seu leito o sistema cremalheira-aderência, já sugerido pela SPR em 1945.