Metrô de Teresina

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Metrô de Teresina

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 22:05

HGPFILHO escreveu:Gente o que é aquilo..... Eu vi o tópico no SSC e caí para trás( como é que chamam o bagulho de metrô???!???!?!!!!) Que ultraje.... :evil: :evil:

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 22:05

Eduardo escreveu:Eu vi mas não li o thread inteiro. Foram os políticos que chamaram aquilo de metrô? Eu hein...

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 22:06

HGPFILHO escreveu:Até que algumas estações até passam a idéia de metrô, mas as pirambeiras a diesel em passagem de nível é um atentado... :x

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 22:06

cacobianchi escreveu:As passagens de nível são um terror e o estado de algumas composições também, se bem que gostei daquelas reformadas, ficaram com uma cara "modernosa". Um pouco mais de boa vontade poderia deixar esse sistema pelo menos mais "simpático.

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 22:07

will.dh escreveu:'metrô' de teresina causando polemicas pela internet afora :lol: ...
e transporta tão pouca gente tambem...
mas aqueles carros reformados ficaram lindos sim sim :D

trata se infelizmente de um caro descarado de instrumento politico :x

metrô... :roll:

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 22:07

lipe_andreense escreveu:Não sei se vocês perceberam, mas aqueles carros reformados têm porta só de um lado (apenas no lado da plataforma) :shock: :shock:
Ele não operaria em via dupla, só se fosse re-reformado. :lol:

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 22:08

fabio_arruda escreveu:Os trens de teresina são os velhos ganz mavag hungaros da rffsa do rio grande do sul operaram o trem minuano entre porto alegre a uruguaiana algum dia ainda pretendo viajar pra la pra conhecer esse trem q aqui em são paulo só vi sucateado no patio da lapa.

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 22:08

Inconfidente escreveu:Alguns carros estão "nojentos" :?
e as passagens de nível então... :(

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 22:09

LANDRAIL escreveu:segundo informações só transporta 4.000 usuários/dia
muito pouco!!!!! :roll:
falta informação também!!!! tem muita coisa para melhorar!!!!
mas assim é o transporte em países sub-desenvolvidos, qualquer coisa que ande sobre trilhos, e foje do trem de carga convencional é chamado de metrô :?

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Jun 2008, 22:10

LANDRAIL escreveu:segundo informações só transporta 4.000 usuários/dia
muito pouco!!!!! :roll:
falta informação também!!!! tem muita coisa para melhorar!!!!
mas assim é o transporte em países sub-desenvolvidos, qualquer coisa que ande sobre trilhos, e foje do trem de carga convencional é chamado de metrô :?


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 13 Jun 2008, 01:30

Eu vou aproveitar e postar aqui o material que eu coloquei lá no SSC:

Trem de Teresina (Metrô) - Piauí

O Metrô de Teresina foi criado em 1991, utilizando velhos trens "Húngaros", trazidos do Rio Grande do Sul, onde haviam deixado de ser usados em 1987.

Percurso: São Luiz, MA - Teresina, PI.

Origem da linha: A linha corre basicamente no leito da antiga E. F. São Luiz-Teresina e, depois, no da E. F. Central do Piauí, dentro da cidade de Teresina. O leito, entretanto, foi rebaixado em alguns pontos. Também passam pela linha cargueiros da atual concessionária, a CFN.

Imagem
ACIMA: Mapa do metrô de Teresina (Cessão: Tarcisio Silva).

Segundo Ângela Ferry, em um artigo de 22/12/2004, "desde que foi criado, o Metrô de Teresina vem se consolidando como um meio de transporte de grande alcance social, possibilitando o deslocamento diário de 4 mil passageiros, a um custo de R$ 0,50 por passagem. O Metrô de Teresina funciona normalmente de segunda a sexta-feira quando atende um número significativo de trabalhadores que se deslocam até o Centro de Teresina, pagando uma passagem a preço acessível. Nos finais de semana o metrô funciona quando atende a reivindicações de organizações ou entidades que realizam eventos na capital. Dessa forma, o metrô já participou de passeios educativos com estudantes da rede pública de ensino, estudantes de Turismo e também crianças carentes".

Os trens que ali rodam são, e sempre foram, os remanescentes das unidades dos chamados "Trens Húngaros", na verdade, trens "Ganz-Mávag" fabricados na Hungria e exportados para o Brasil em 1974 em troca de pagamento de café brasileiro. Os trens de bitola métrica, depois de rodarem anos na Viação Férrea do Rio Grande do Sul, fazendo o percurso na linha E. F. Porto Alegre-Uruguaiana, foram finalmente aposentados pela RFFSA em 1987. Samuel Rachdi, em 10/2007, descreve o que são os trens no Metrô de Teresina: "Os "Húngaros" em Teresina são 3 trens vindos do Rio Grande do Sul, de bitola métrica. Dois encontram-se em uso permanente, só um trafega a cada dia, o outro fica sempre como reserva, o terceiro é reservado para partes para manutenção dos outros dois.

Entre 2004 e 2006, dois desses trens foram modernizados, ganhando frentes novas, reabilitação técnica e reforma do seu interior, e o terceiro trem deve seguir reformas este ano (2007) ou em 2008, e neste caso os três estarão prontos para trafegar. O Metrô de Teresina faz 13 viagens (os dois sentidos juntos) por dia, de segunda à sexta-feira e transporta quase 6000 passageiros a cada dia. Em 2005, foram pouco mais qué 122.000 no ano todo. A linha tem 8 estações em 13 km. Em 2005, 12 viagens foram canceladas dos 624 programados. A velocidade comercial média é de 30 km/h, a tarifa é de R$ 0,50. O Metrô corre 7 viagens de Matinha ao Mercado e 6 de volta, de segunda a sexta".

Esse trem chegou ao Piauí vindo do RS já reformado, e com o vitrô diferente. Foram, acho, 4 carros-motor e 4 carros pax, que formavam até pouco tempo atrás duas composições que rodavam durante todo o dia. Após um choque de uma dessas composições com um cargueiro da CFN - devido a falhas no sistema de comunicação, já houve dois acidentes desse tipo, sem vítimas, pois ambas as empresas usam a mesma via -, um dos carros-motor ficou inutilizado, sendo canibalizado depois, devido à dificuldade em se conseguir peças para esses equipamentos. Há alguns anos, quatro carretas vieram de São Paulo carregadas de peças, acho que da FEPASA.

O governador da época, Alberto Silva, defensor das ferrovias como principal meio de transporte de cargas e pax, rebaixou toda a via permanente situada na zona urbana de Teresina, então operada pela RFFSA e hoje pela CFN, e criou o que ele chamou de "pré-metrô". A população usuária do sistema, do subúrbio e com pouca instrução, com o tempo, passou a chamar de metrô. Toda a via permanente é singela, existindo já pronto o espaço lateral para a construção da segunda via, no futuro. Atualmente (10/2007), dois carros-motor estão rodando reformados, bem como os dois de pax que completam a composição, inclusive com ar condicionado (Tarcísio Silva, 10/2007).

Imagem
ACIMA: O trem em julho de 2003, ainda velho, com o símbolo do metrô à frente, mal cuidado, mantendo a frente do velho Trem Húngaro. ABAIXO: À esquerda, os carros da composição e à direita, o trem passando pelo fosso em frente à estação de Teresina, esta aberta originalmente em 1926. O fosso foi feito para o metrô e não existia quando ainda trafegavam os trens da E. F. São Luiz-Teresina e da E. F. Central do Piauí (Fotos Luiz Eloi Vieira, julho de 2003).

Imagem Imagem
ACIMA: O trem em julho de 2007,reformado, bem diferente. ABAIXO: À esquerda, o trem e à direita,, trecho do fosso. (Fotos Fabricio M. Storto, julho de 2007).

Imagem

Imagem Imagem

Imagem
Acima, estação de Teresina, em 2003, desativada, mas ao lado do poço do metrô. cujas paredes podem ser vistas abaixo da estação. Os trilhos foram rebaixados (Foto Luiz Eloi Vieira, 07/2003).

Fonte: Estações Ferroviárias do Brasil.

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 13 Jun 2008, 08:19

Boa, Vinicius! Muito obrigado por trazer esse material pra cá também! :P

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 13 Jun 2008, 16:14

Valeu Vinícius, gostei da reforma dos trens!
Uma curiosidade, de qunado são os trens?


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 14 Jun 2008, 00:29

o texto diz 1974...da impressão de serem um pouco mais antigos


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 14 Jun 2008, 19:03

Por nada pessoal. :)

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRENS URBANOS - OUTROS ESTADOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante