[Notícia] Prefeitura apoia Estado para tirar Linha 4 do...

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Vinicius
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[Notícia] Prefeitura apoia Estado para tirar Linha 4 do...

Mensagem não lida por Vinicius » 12 Fev 2009, 17:29

Prefeitura apoia Estado para tirar Linha 4 do papel

Por Guedes de Freitas

O governador Sérgio Cabral começa a tirar do papel o antigo projeto de levar o metrô à Barra da Tijuca, na Zona Oeste, graças às parcerias com o governo federal e a Prefeitura do Rio. Do primeiro, ganhou a promessa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, de destinar para a implantação da Linha 4 parte do dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, que vai financiar obras que facilitem o deslocamento de pessoas durante a Copa do Mundo de 2014. Do outro parceiro, o prefeito Eduardo Paes, recebeu hoje o apoio, concretizado por meio da assinatura de convênio, visando a esforços conjuntos para levantar recursos que serão investidos na expansão do ramal.

Em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, sede da prefeitura, em Botafogo, na manhã desta quinta-feira, o prefeito já entregou ao presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felipe, mensagem do Executivo solicitando a aprovação de recuperação do poder construtivo de terrenos do Estado remanescentes das desapropriações para a implantação da Linhas 1 do metrô, terrenos declarados áreas de especial interesse urbanístico pela Lei municipal 2.396/1996. A mudança na lei permitirá ao governo estadual vender esses terrenos e aplicar os recursos na implantação do metrô até a Barra.

Eduardo Paes disse a Felipe e aos vereadores presentes, quase a totalidade da Câmara, que vai participar com todo o seu secretariado dos trabalhos de abertura do ano legislativo na próxima segunda-feira.

– Vou estar lá para estabelecer uma relação aberta e transparente com os vereadores e encaminhar as mensagens prioritárias da prefeitura. E quero pedir prioridade absoluta para o projeto do metrô. Os vereadores, como legítimos representantes do povo, sabem a importância de darmos viabilidade para um investimento como este. O metrô não é uma tarefa da prefeitura, mas é também uma responsabilidade da cidade. E tudo que diz respeito à cidade passa a ser responsabilidade e obrigação do prefeito – disse Paes.

Cabral ressaltou que a expansão metroviária é uma demanda do crescimento da cidade, prioritária em sua política de valorização do transporte coletivo, mas, em termos imediatos, também vai ajudar os deslocamentos de torcedores durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 e atenderá a uma das exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI) para dar ao Rio a vitória na disputa com Chicago, Madri e Tóquio para sede das Olimpíadas de 2016.

– Além de tirar milhares de carros das ruas, a expansão da Linha 1 do metrõ não vai dar conforto apenas aos moradores da Barra e do Recreio dos Bandeirantes, mas de toda a cidade, ao turista, a todos que usam o metrô. Quem não usou o metrô quando viajou ao exterior? Então, é um marco civilizatório o que estamos fazendo aqui hoje. E mais: combinado com este momento mágico, de sermos uma das 12 sedes do Mundial, e, tenho certeza, de ganharmos as Olimpíadas de 2016 – exaltou Cabral.

São mesmo muitos os motivos de entusiasmo do governador, do prefeito, vereadores e de todos os que moram e visitam o Rio. Dentro de alguns anos, viajando de metrô, uma pessoa poderá sair do Centro do Rio e chegar à Barra da Tijuca, na Zona Oeste, ou vice-versa, em apenas 34 minutos. Percurso que atualmente, se feito de carro ou de ônibus, dura até duas horas, nos horários de pico. Com um atrativo a mais: pagando de passagem somente o equivalente à tarifa hoje praticada de R$ 2,60.

O projeto foi apresentado pelo secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, com a exibição de um vídeo. Ele se divide em dois subprojetos: um, licitado em 1998, vencido pelo Consórcio Rio Barra, que vai da Gávea ao Jardim Oceânico, na Barra, com três estações (Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico), e outro, a ser licitado, que será a expansão da Linha 1, saindo da estação General Osório, em Ipanema, até a Gávea, com a construção de mais três estações intermediárias (Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Jardim de Alah e Leblon).

Atendendo um estudo de demanda, que mostrou ser a Zona Sul carioca, especialmente os bairros de Leblon, Ipanema e Copacabana, o destino de maior parte dos moradores da Barra, com movimentação de passageiros durante todos os dias e em todos os horários, o projeto original da Linha 4 foi modificado pelo governo do estado, depois de negociação com o consórcio, responsável pela construção e operação da linha.

O antigo traçado saía do Morro de São João, em Botafogo, passava pelo Humaitá, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico. Com a construção de seis estações, o trajeto teria 16,3 quilômetros de trilhos, atendendo uma demanda estimada de 120 mil passageiros por dia. Além de o custo da obra ser bem mais elevado, este traçado implicaria na cobrança de uma tarifa de R$ 6,40. Se quisesse seguir viagem pela Linha 1, o passageiro teria de pagar mais R$ 2,60 de passagem cobrada pela concessionária Metrô Rio.

Com o traçado alterado, a Linha 4 irá do Jardim Oceânico até a Gávea, passando por São Conrado, como estava previsto. A conexão com a Linha 1 se dará na Gávea, com extensão deste ramal desde a Praça General Osório, em Ipanema. A extensão da Praça General Osório à Barra será de 13,5 quilômetros, 2,8 quilômetros a menos e mais estações (6) que o traçado anterior, além de atender uma demanda maior de passageiros: 230 mil/dia, pagando apenas uma passagem de R$ 2,60.

– Serão 34 minutos de viagem da Barra ao Centro, sem a angústia dos congestionamentos diários. Este traçado atende a bairros mais populosos e com maior atividade econômica, além de incluir uma estação na Gávea que favorecerá a população universitária da PUC e também facilitando o acesso ao shopping da Gávea – argumentou o secretário de Transportes, Julio Lopes, acrescentando que as regiões de Botafogo, Humaitá e Jardim Botânico, a partir da estação Gávea, serão contempladas com a integração metrô/ônibus, sistema que hoje já transporta por dia 120 mil passageiros das linhas 1 e 2. – 0 mesmo deverá ocorrer na estação Jardim Oceânico para Jacarepaguá e Recreio - completou.

Estiveram presentes o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, os secretários de Governo, Wilson Carlos de Carvalho, de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, e de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro, o presidente do COB, Carlos Nuzman, líderes comunitários dos bairros envolvidos, vereadores e secretários municipais, entre outros.

Fonte: http://www.imprensa.rj.gov.br/detalheNo ... ag=Noticia


Renanfsouza
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Mensagem não lida por Renanfsouza » 12 Fev 2009, 18:00

Ok.........

E qual será a prioridade realmente ? Levar o metrô até a Gávea (próxima estação Nossa Senhora da Paz) ou construir a L4 não integrada de uma vez ? tnk
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


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Mensagem não lida por Vinicius » 12 Fev 2009, 19:07

^^

Renan, parece que eles querem tocar os dois projetos ao mesmo tempo: expansão da Linha 1 até a Gávea e a construção da Linha 4 entre o Jardim Oceânico e Gávea.


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Mensagem não lida por Vinicius » 12 Fev 2009, 19:20

O projeto:

Imagem


Renanfsouza
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Mensagem não lida por Renanfsouza » 12 Fev 2009, 22:21

Obrigado Vinicius, sempre com informações valiosas.

É tanto projeto... L3, arco metroviário........... Espero que pelo menos esse saia e que seja realmente observada essa política cooperativa "entre as três esferas de governo", como o prefeito Eduardo Paes tanto disse.

Estranho é que no mapa que você postou a L4 aparece em laranja, como se fosse continuação da L1.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 18 Fev 2009, 14:48

Entre as futuras S. Conrado e Jd. Oceânico temos quantos km de distância??? Isso tudo vai ser feito na base de tunel na pedra????


Luiz Fernando
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Mensagem não lida por Luiz Fernando » 18 Fev 2009, 15:45

Eu ouvi dizer que a distância entra a Estação São Conrado e Jardim Oceânico será de 5,3 km. O túnel será construido sobre o maciço.

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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 18 Fev 2009, 15:54

luiz Fernando escreveu:Eu ouvi dizer que a distância entra a Estação São Conrado e Jardim Oceânico será de 5,3 km. O túnel será construido sobre o maciço.
Aff, vai dar trabalho aí no Rio.... Será a maior distância no Brasil de sistemas desse tipo...


aproveito luiz e reitero o pedido que fiz por pm a você para se apresentar para a galera te conhecer e dar as boas vindas. Bem vindo desde já!!!


Luiz Fernando
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Mensagem não lida por Luiz Fernando » 18 Fev 2009, 16:04

Obrigado! :lol:


Brunoraraujo
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Mensagem não lida por Brunoraraujo » 19 Fev 2009, 07:54

Há tempo hábil até 2014?
Eram tantas as promessas para o PAN, o legado então foi uma linha de integração ônibus...
Abraços,
Bruno


Luiz Fernando
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Mensagem não lida por Luiz Fernando » 19 Fev 2009, 10:01

Eu acredito que saia, na época do PAN os Governos federal,estadual e municipal não se entendiam, as obras estavam super atrasadas, era um querendo ferrar o outro...
Hoje vemos um bom entendimento entre os governos e mais, Copa é muito mais importante que PAN.

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Erick_UT440R
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Mensagem não lida por Erick_UT440R » 19 Fev 2009, 10:12

Não sei não... nnoo
Aqui ni Brasil parece que os políticos não levam os prazos a sério!

Sinceramente, acredito que nem 50% de tudo o que foi prometido apra a Copa de 2014 va iestar pronto... wll
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Luiz Fernando
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Mensagem não lida por Luiz Fernando » 19 Fev 2009, 20:22

Monotrilho a partir da Linha 4 no Jardim Oceanico
Empresa da Malásia apresenta sistema monorail
17/02/2009 - 16h57

Executivos da empresa Scomi Group Bhd, da Malásia, visitaram a Secretaria de Transportes, em Copacabana, na tarde desta segunda-feira (16/02). Eles se reuniram com o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e com o subsecretário Delmo Pinho para apresentar o sistema monorail, que permite a locomoção de trens sobre apenas um trilho, em vias elevadas. Comparado ao metrô, o investimento para aquisição do monotrilho é baixo, além de causar pouco impacto ambiental, visual e sonoro. Outro diferencial do sistema monorail é a versatilidade para realizar curvas e subidas em segurança.
O secretário sugeriu que a empresa apresente um projeto básico ao governo do Estado e à Prefeitura do Rio, sobre a possibilidade de se utilizar o monotrilho na integração da futura estação da Linha 4 do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, com o Corredor Expresso T5.

Em agosto do ano passado, a empresa Japonesa Hitachi LTDA, concorrente da Scomi, também esteve na secretaria para apresentar o sistema monorail.

Fonte: http://www.sectran.rj.gov.br/detalhe_no ... ?ident=539 b )


Lopes
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Mensagem não lida por Lopes » 19 Fev 2009, 20:28

Monotrilho só me faltava essa?
Lembro muito bem do que aconteceu em Poços de Caldas... :brv:

Monotrilho =
Imagem



Monotrilho =
Imagem



Não é?
Sou mais um VLT ou Fura Fila...
Rodrigo Lopes


Luiz Fernando
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Mensagem não lida por Luiz Fernando » 19 Fev 2009, 20:36

O monorail vai atender o Recreio até o Jardim Oceânico(metrô), acho que vai ter uma boa demanda. =|


Renanfsouza
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Mensagem não lida por Renanfsouza » 19 Fev 2009, 23:34

Realmente as experiências brasileiras com o monorail não foram das melhores mas acho que será uma boa idéia. O visual da Barra ficará ainda mais bonito com um belo monorail passando.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Luiz Fernando
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Mensagem não lida por Luiz Fernando » 13 Mar 2009, 00:03

RJ garante início de obras do metrô em 2009

12/03/2009 - O Globo

Com as mudanças feitas pelo governo do estado no projeto da Linha 4 do metrô, concebida agora como uma extensão da Linha 1, será possível iniciar as obras ainda este ano.

Ficou decidido que o percurso terá 13,5 quilômetros de linha e seis estações, do Jardim Oceânico até a Praça General Osório, em Ipanema. Pelo novo traçado, os passageiros que pegarem o metrô na Barra seguirão para Leblon e Ipanema antes de chegar à Botafogo.

A redução do trajeto original, que era de 16,3 quilômetros e incluía trechos muito longos e estações com pouca demanda, permitirá agilizar a implantação e reduzir a tarifa de R$ 6,40 para R$ 2,60.

— Além de baratear, o novo projeto vai atender mais passageiros, com um custo menor por pessoa. Pela projeção de demanda, Copacabana, Ipanema e Leblon têm potencialmente duas vezes mais passageiros que Botafogo — diz Júlio Lopes, secretário estadual de Transportes.

Serão 230 mil passageiros transportados diariamente na extensão da Linha 1. A proposta original da Linha 4 previa uma demanda de 120 mil pessoas ao dia. A viagem do Jardim Oceânico até a General Osório levará 15 minutos e meio, enquanto o tempo estimado de percurso até o Centro é de 33 minutos e 40 segundos.

Para moradores, estação deve ter estacionamento

O secretário Júlio Lopes garante que a estação do metrô na Barra será construída no local onde funcionava o motel Maxim, atrás do Condado de Cascais, no Jardim Oceânico. Embora o espaço tenha sido comprado pelo grupo Opportunity, Lopes diz que já começou a fazer o encaminhamento da desapropriação no governo.

— A Casa Civil pediu estudos do local para torná-lo de utilidade pública. O interesse da sociedade é que tem que prevalecer — frisa.

Sérgio Dias, secretário municipal de Urbanismo, tenta, no entanto, negociar para que o local abrigue tanto o prédio de escritórios — cuja licença para construção foi concedida no ano passado — quanto a estação do metrô.

— Vamos tentar intermediar uma solução. Esperamos que o proprietário se interesse pelo projeto, que agregará valor ao negócio e reduziria os custos da estação. Uma desapropriação de um terreno na Barra será algo caro para o estado — afirma.

Segundo ele, foi descartada a obra em frente ao Barra Point: — Pelo primeiro traçado, a estação ficaria no canteiro central, em frente ao shopping. Mas haveria um impacto viário grande durante a obra. Então, o estado optou pelo local do motel, que foi fechado e vendido.
O impacto provocado pelo grande fluxo de pessoas na área da estação preocupa moradores do Jardim Oceânico. Presidente da associação de moradores, Luiz Igrejas diz que um dos temas a serem discutidos com o governo é a criação de vagas de estacionamento, já que o metrô deve atrair pessoas de outros pontos da Barra e do Recreio.

— Há o problema da segurança. E o Jardim Oceânico não comporta um grande número de pessoas. Vão fazer garagem de dois ou três andares? — indaga.

O trajeto da Gávea à Barra será implantado pelo consórcio Rio-Barra, enquanto o restante da extensão da Linha 1 será licitada. O governo aguarda a liberação da verba do Tesouro Nacional para lançar o edital.

O presidente do consórcio Rio-Barra, Júlio Teixeira, diz que as obras serão concluídas em cinco anos, para a Copa de 2014. Parte do investimento do projeto — R$ 500 milhões dos R$ 3 bilhões orçados — virá do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade.

O estado também tenta captar recursos com a venda de terrenos. O negócio depende ainda de autorização da Câmara dos Vereadores, para que haja mudanças na legislação urbanística.

http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... teria=7874

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