BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Moderador: Lipe Andreense
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Trem série 4400 - FNV/Cobrasma
Os trens da série 4400 já sofreram várias reformas, sendo a mais recente ocorrida entre 2006 e 2008 (PQMR II da CPTM). Rodam nas linhas 11 e 12 da CPTM. Como foram comprados pela EFCB, também possuem similares no Rio de Janeiro (série 400).
Ficha Técnica:
Formação básica do TUE
Características
Formação TUE: RC+M+RC1
Fabricante: FNV/COBRASMA
Ano de Fabricação: 1965
Origem: EUA
Ano Operação: 1981
Caixa: Aço Carbono
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas de operação: Linha 11 e Linha 12
Composição Linha 11: 6 Carros
Composição Linha 12: 6 Carros
Dimensões
Altura Carro: 3,910 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,400 m
Altura Pantogr. Levantado: 6,400 m
Altura Boleto ao Piso: 1,254 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 1,050 m
Largura Carro: 2,977 m
Largura Portas: 1,20 m
Comprimento M: 22,000 m
Comprimento R/RC: 22,000 m
Peso M: 61.200 Kg
Peso RC1: 42.200 Kg
Peso RC: 47.900 Kg
Diâmetro das Rodas: 36 pol.
Capacidade e Desempenho
Esforço Trator: 12.400 Kgf
Potência Contínua: 1.260 Kw
Velocidade Máxima: 100 Km/h
Aceleração Máxima: 0,55 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,65m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência: 0,85 m/s²
Raio Mín Curv Horiz.: 80 m
Lotação MC: 74+200
Lotação RC/RC1: 66+201
Lotação TUE: 808
Legenda
M: Carro Motor
RC: Carro Reboque com cabine de condução
RC1: Carro Reboque diferenciado com cabine de condução
Fotos
Reforma mais recente
Exterior
1 -
2 -
3 -
4 -
5 -
6 -
7 -
Interior
1 -
2 -
3 -
4 -
5 -
6 -
7 -
8 -
Reforma anterior (PQMR I)
Exterior
1 -
Ficha Técnica:
Formação básica do TUE
Características
Formação TUE: RC+M+RC1
Fabricante: FNV/COBRASMA
Ano de Fabricação: 1965
Origem: EUA
Ano Operação: 1981
Caixa: Aço Carbono
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas de operação: Linha 11 e Linha 12
Composição Linha 11: 6 Carros
Composição Linha 12: 6 Carros
Dimensões
Altura Carro: 3,910 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,400 m
Altura Pantogr. Levantado: 6,400 m
Altura Boleto ao Piso: 1,254 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 1,050 m
Largura Carro: 2,977 m
Largura Portas: 1,20 m
Comprimento M: 22,000 m
Comprimento R/RC: 22,000 m
Peso M: 61.200 Kg
Peso RC1: 42.200 Kg
Peso RC: 47.900 Kg
Diâmetro das Rodas: 36 pol.
Capacidade e Desempenho
Esforço Trator: 12.400 Kgf
Potência Contínua: 1.260 Kw
Velocidade Máxima: 100 Km/h
Aceleração Máxima: 0,55 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,65m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência: 0,85 m/s²
Raio Mín Curv Horiz.: 80 m
Lotação MC: 74+200
Lotação RC/RC1: 66+201
Lotação TUE: 808
Legenda
M: Carro Motor
RC: Carro Reboque com cabine de condução
RC1: Carro Reboque diferenciado com cabine de condução
Fotos
Reforma mais recente
Exterior
1 -
2 -
3 -
4 -
5 -
6 -
7 -
Interior
1 -
2 -
3 -
4 -
5 -
6 -
7 -
8 -
Reforma anterior (PQMR I)
Exterior
1 -
Editado pela última vez por Tiago Costa em 10 Dez 2008, 23:55, em um total de 3 vezes.
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
Bom, aproveitando o tópico e o fato de ter ido a Calmon Viana ver os trens que faziam a escala das linhas E e F, vou postar aqui a lista do estado das unidades:
Antes que eu esqueça: a frota dessa série é de 32 unidades, porém a numeração vai até 35, logo, três das unidades listadas provavelmente não existem
Antes que eu esqueça: a frota dessa série é de 32 unidades, porém a numeração vai até 35, logo, três das unidades listadas provavelmente não existem
Código: Selecionar todos
Unidade Estado Obs.:
4401 Reformado: T'Trans Adesivado como o "3º trem reformado entregue na linha F"
4402 Paradeiro Desc.
4403 Reformado: T'Trans Adesivado como o "12º trem reformado entregue na linha F"
4404 Reformado: Siemens Adesivado como o "7º trem reformado entregue na linha F"
4405 Reformado (PQMR I)
4406 Paradeiro Desc.
4407 Reformado (PQMR I)
4408 Não reformado
4409 Paradeiro Desc.
4410 Paradeiro Desc.
4411 Reformado: Siemens Adesivado como o "9º trem reformado entregue na linha F"
4412 Reformado: Siemens Adesivado como o "13º trem reformado entregue na linha F"
4413 Reformado: Siemens Adesivado como o "13º trem reformado entregue na linha F"
4414 Reformado: T'Trans Adesivado como o "21º trem reformado entregue"
4415 Reformado: T'Trans Adesivado como o "19º trem reformado"
4416 Paradeiro Desc.
4417 Reformado: T'Trans Adesivado como o "14º trem reformado entregue na linha F"
4418 Reformado: T'Trans Adesivado como o "14º trem reformado entregue na linha F"
4419 Paradeiro Desc.
4420 Reformado: T'Trans Adesivado como o "12º trem reformado entregue na linha F"
4421 Reformado: T'Trans Adesivado como o "21º trem reformado entregue"
4422 Reformado: T'Trans Adesivado como o "19º trem reformado"
4423 Reformado: T'Trans Adesivado como o "3º trem reformado entregue na linha F"
4424 Reformado: Siemens Adesivado como o "7º trem reformado entregue na linha F"
4425 Reformado (PQMR I)
4426 Reformado: Siemens Adesivado como o "20º trem reformado entregue"
4427 Reformado: Siemens Adesivado como o "4º trem reformado entregue na linha F"
4428 Reformado: Siemens Adesivado como o "4º trem reformado entregue na linha F"
4429 Reformado: Siemens Adesivado como o "20º trem reformado entregue"
4430 Reformado: Siemens Adesivado como o "5º trem reformado entregue na linha F"
4431 Reformado: Siemens Adesivado como o "5º trem reformado entregue na linha F"
4432 Paradeiro Desc.
4433 Paradeiro Desc.
4434 Paradeiro Desc.
4435 Reformado: Siemens Adesivado como o "9º trem reformado entregue na linha F"
Editado pela última vez por Sergio Silva em 04 Jul 2008, 03:10, em um total de 5 vezes.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 205
- Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
- Localização: Barueri \o/
O 4406 foi para reforma em Fevereiro desse ano. Deve estar pra chegar ou deve ser algum desses trens que está em testes.
Abraços
Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa
http://br.youtube.com/user/Fepasa
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Muito bonito esse Trem, só uma correção Tiago:
Aqui no Rio existem outras unidades que estão em uso desde 1967 (Ano de fabricação) embora tenham tido a máscara frontal trocada não tiveram o número de sua Série alterados, permanecem como S-400, somente os Série 8000 e 9000 tiveram o acréscimo de 1 zero após passar por remodelagem total que incluiu a substituição das máscaras.
Os 400 só são denominados por fases, o original é o Fase 1, os que foram reformados na década de 80 Fase 2, os que foram reformados em 2000, a parte mecânica/elétrica e alguns ajustes no salão Fase 3.
No mais o número da Série existem no Rio é 400.
Aqui no Rio existem outras unidades que estão em uso desde 1967 (Ano de fabricação) embora tenham tido a máscara frontal trocada não tiveram o número de sua Série alterados, permanecem como S-400, somente os Série 8000 e 9000 tiveram o acréscimo de 1 zero após passar por remodelagem total que incluiu a substituição das máscaras.
Os 400 só são denominados por fases, o original é o Fase 1, os que foram reformados na década de 80 Fase 2, os que foram reformados em 2000, a parte mecânica/elétrica e alguns ajustes no salão Fase 3.
No mais o número da Série existem no Rio é 400.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Dos 4400 eu sei que existem 32 Trens, 22 ativos e 10 inativos, 96 carros ao todo.
No RJ temos o mesmo número de Trens e carros, 4 unidades inativas, sucateadas.
Série 1700, tem 25 Trens como muitos já sabem, 6 estão inativos.
No RJ também 25 e somente 1 está inativo, foi sucateado.
Acho que somente essas duas Séries são usadas pelas STUs de São Paulo e Rio de Janeiro hoje, os Série 900 não contam porque foram emprestados a STU de SP e todos estão aqui no Rio.
No RJ temos o mesmo número de Trens e carros, 4 unidades inativas, sucateadas.
Série 1700, tem 25 Trens como muitos já sabem, 6 estão inativos.
No RJ também 25 e somente 1 está inativo, foi sucateado.
Acho que somente essas duas Séries são usadas pelas STUs de São Paulo e Rio de Janeiro hoje, os Série 900 não contam porque foram emprestados a STU de SP e todos estão aqui no Rio.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 594
- Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
- Localização: São Paulo - SP
Beleza Tiago!Tiago Costa escreveu:Obrigado pela correção, David! É que tem alguns X00 e X000 que me confundo, ehehehe. Aliás, você tem a listagem das séries dos trens que rodam aqui e que também rodam aí no Rio? E quantos TUEs de cada são?
Luiz, passei suas fotos para o primeiro post! Teve algumas que eu tirei, ok?
David, esses dados são da revista ferroviária??[D.S.R] David SR escreveu:Dos 4400 eu sei que existem 32 Trens, 22 ativos e 10 inativos, 96 carros ao todo.
No RJ temos o mesmo número de Trens e carros, 4 unidades inativas, sucateadas.
Série 1700, tem 25 Trens como muitos já sabem, 6 estão inativos.
No RJ também 25 e somente 1 está inativo, foi sucateado.
Acho que somente essas duas Séries são usadas pelas STUs de São Paulo e Rio de Janeiro hoje, os Série 900 não contam porque foram emprestados a STU de SP e todos estão aqui no Rio.
Só algumas obervações: contei 22 unidades ativas (19 recentes, dos quais 18 já adesivados, 2 mais antigos, e 1 não-reformado) da série 4400. São 21 as unidades reformadas, e uma com a pintura "Hollyood" ou "Paulistinha". E tem outra(s) unidade(s), sumida(s), que ainda mantém a primeira máscara frontal. Esses sumidos provavelmente estão em reforma, já que agora o foco é a banda B da linha E
Da série 1700, contei 16 unidade no trecho principal da linha A (Luz-Francisco Morato). Quatro estão encostados nos pátios de Luz e Lapa, provavelmente esperando a reforma. Três rodam na extensão, mas não sei quais. E outros 2 estão sumidos, mas provavelmente voltarão a rodar até o final do ano.
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Valeu pela informação, David! Na verdade, queria saber quais as séries do Rio e quantos TUEs de cada série daí que existiam. Os daqui eu já conhecia, pelos dados da Revista Ferroviária. Mas valeu pela informação![D.S.R] David SR escreveu:Dos 4400 eu sei que existem 32 Trens, 22 ativos e 10 inativos, 96 carros ao todo.
No RJ temos o mesmo número de Trens e carros, 4 unidades inativas, sucateadas.
Série 1700, tem 25 Trens como muitos já sabem, 6 estão inativos.
No RJ também 25 e somente 1 está inativo, foi sucateado.
Acho que somente essas duas Séries são usadas pelas STUs de São Paulo e Rio de Janeiro hoje, os Série 900 não contam porque foram emprestados a STU de SP e todos estão aqui no Rio.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Talvez você podia manter a base do seu tópico e os trens que já tivessem um tópico específico, poderia se usar alguma foto como link para isso, como já fazemos com as estações. O seu tópico seria um indice geral e quem quiser mais detalhes ou comentar, clica em cima do thumbnail e vai embora....cacobianchi escreveu:O que que eu faço?
Crio um novo tópico com o material rodante?
Isto é apenas uma idéia. Analisem e vejam se é viável e legal fazer isso.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 3 visitantes