Esquemas de via do Metrô de São Paulo


[S.E.P.]Anderson
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jul 2008, 23:26
Localização: Itapevi-SP

Mensagem não lida por [S.E.P.]Anderson » 17 Fev 2009, 22:36

Tiago Costa escreveu:Ah, entendi. Então quer dizer que cabem dois trens, um de cada lado da TF (Zona de Transferência)?
Em teoria, sim. Como nunca vi trem lá, e minha noção de distância é ridícula, não sei precisar se o tamanho dos ECRs é suficiente para um trem, porém. Bom, creio que o ECR a leste, o ECR32, tenha espaço suficiente, e só imagino que o ECR31 também tenha porque não sei se teriam coragem de construir um estacionamento que não ser pra estacionar um trem (?) Mas só pra deixar claro pros outros que talvez não tenham entendido ao certo: um trem não fica em uma TF (Zona de Transferência), ela só é utilizada pra fazer a "conexão" do trem com as vias principais. No caso dessa TF (Zona de Transferência), ela tem dois estacionamentos, um de cada lado.
gustavodc escreveu:Legal, minha nega Anderson.
Eu queros dos pátios, no ITT tem, mas tá difícil pegar.
Foi um "momento nostalgia" ver o esquemático do PCR - Páteo Capão Redondo lá no ITT. Hehehe
l fernandes escreveu:Eu tenho PAT, PIT (Páteo Itaquera), PVS (Pátio Vila Sônia) e EPB (Estacionamento/Pátio Belém), falta o PCR - Páteo Capão Redondo!
Se eu conseguir, escanearei a página da minha apostila da alinhamento de rotas. Tem um esquemático do PCR - Páteo Capão Redondo bem grande lá. :DD
Lopes escreveu:Seria interessante colocar um "X" antes de Vila Madalena, para haver revezamento entre plataformas, como é feita em Largo Treze...

Os trens não vão até depois de Vila Madalena pq a linha não possui tantos trens para manter no carrosel, por isso que a plataforma é utilizada somente para limpeza...

Confesso que em 11 anos de Estação, NUNCA utilizei aquela plataforma!


Por que o Metrô não põe então um X antes de Vila Madalena?
O X existe, é o X64. O que não existe nele é a dupla de travessões, comum nos X 01 (JAB), 13 (TUC), 56 (AIP), 42 (Capão Redondo) e 46 (Largo Treze). A situação do X64 é idêntica à do X19 de Barra Funda. O trem que mudar de via por ele, necessariamente tem que manobrar na plataforma 2. Pra ir direto pra plataforma 1, ele necessariamente tem que ir, ou ao X17, ou ao X18 (ou ao X65 no caso de Vila Madalena), ou seja, não se pode, nem em Vila Madalena nem em Barra Funda, utilizar somente a plataforma 1. Ou é apenas a 2, ou são ambas.


[S.E.P.]Anderson
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jul 2008, 23:26
Localização: Itapevi-SP

Mensagem não lida por [S.E.P.]Anderson » 17 Fev 2009, 22:46

haiser escreveu:Estações Mestras são aquelas que possuem em suas salas de Sinalização e Controle de Tráfego –
SCT, ( No caso da sinalização de via ( ATC) falhar em algum trecho responsavel da estação mestra, o funcionário age e atua a sinalização manualmente) os equipamentos do subsistema ATP e do subsistema ATO.

Desconheco as Estações Mestras na Linha 3.
Basicamente, pode-se dizer que a estação Mestra é dona de um "domínio". Do que eu conheço:

Domínio Capão Redondo: Estações Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas. X41, X42, X43 e X44.
Domínio STA: Estações STA e Giovanni Gronchi. X45.
Domínio Largo Treze: Estação Largo Treze. X46.

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 17 Fev 2009, 23:21

[S.E.P.]Anderson escreveu: Se eu conseguir, escanearei a página da minha apostila da alinhamento de rotas. Tem um esquemático do PCR - Páteo Capão Redondo bem grande lá. :DD
Opa, se você conseguir eu vou querer! :D
Editado pela última vez por L Fernandes em 17 Fev 2009, 23:29, em um total de 1 vez.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 17 Fev 2009, 23:23

Eu também vou querer :D!


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 17 Fev 2009, 23:25

Eu também vou querer :DD !!! [1231231231235543]


[S.E.P.]Anderson
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jul 2008, 23:26
Localização: Itapevi-SP

Mensagem não lida por [S.E.P.]Anderson » 17 Fev 2009, 23:59

Só pra deixar claro, o desenho é grande, não o PCR - Páteo Capão Redondo! Hehehe!


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 18 Fev 2009, 01:39

[quote="[S.E.P.]Anderson]
Lopes escreveu:Seria interessante colocar um "X" antes de Vila Madalena, para haver revezamento entre plataformas, como é feita em Largo Treze...

Os trens não vão até depois de Vila Madalena pq a linha não possui tantos trens para manter no carrosel, por isso que a plataforma é utilizada somente para limpeza...

Confesso que em 11 anos de Estação, NUNCA utilizei aquela plataforma!


Por que o Metrô não põe então um X antes de Vila Madalena?
O X existe, é o X64. O que não existe nele é a dupla de travessões, comum nos X 01 (JAB), 13 (TUC), 56 (AIP), 42 (Capão Redondo) e 46 (Largo Treze). A situação do X64 é idêntica à do X19 de Barra Funda. O trem que mudar de via por ele, necessariamente tem que manobrar na plataforma 2. Pra ir direto pra plataforma 1, ele necessariamente tem que ir, ou ao X17, ou ao X18 (ou ao X65 no caso de Vila Madalena), ou seja, não se pode, nem em Vila Madalena nem em Barra Funda, utilizar somente a plataforma 1. Ou é apenas a 2, ou são ambas.[/quote]

O que me referia é a dupla de travessões...
Uma última pergunta:

Nos finais de semana, quando há poucos trens em circulação, seria possível utilizar a plataforma 2 e fazer a reversão de via somente antes de Consolação? A exemplo do que acontece na Extensão 7, não levando em conta claro o intervalo e a distância entre estações...


Uma Observação, pouco tempo atrás, quando fecharam o túnel Consolação - Clínicas para a passagem do Shield da L4, o Metrô utilizou tal esquema:

Os trens vinham de AIP, aguardavam em PSO o trem de sentido oposto vir, para o trem sentido Consolação partir e já realizar reversão de comando no travessão de Paraíso.
Uma coisa me intrigou, não entendi por que mas o trem ao invés de ir numa "velocidade danada" (75Km/h entre PSO - BRG e 87 Km/h entre BRG - Consolação)
Ele foi meio que na "maciota" como todos os meus movimentos são friamente calculados :lol: , estimo que o trem ia a +/- 62Km/h pq o ao dar entrada nas estações, ele não dava aquela "brecada" e sim mantinha a velocidade até alinhar de fato.

OBS> Não havia nenhum Budd rodando e pelo que me lembre apenas 3 ou 4 Milênios prestando serviço.
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Fabrício Moretti
USUÁRIO JR
Mensagens: 251
Registrado em: 16 Fev 2009, 11:38
Localização: Sâo Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Fabrício Moretti » 18 Fev 2009, 10:57

^^^

Mas se reverter as vias somente antes de Consolação, a operação em CLI e SUM fica confusa. Melhor deixar do jeito que está e nao confundir os poucos usuários.


Então podemos dizer que as mestras são estaçãoes que tem o PCL, ou tem PCL em todas?!


Autor do tópico
Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 18 Fev 2009, 11:55

Fabrício Moretti escreveu:Então podemos dizer que as mestras são estaçãoes que tem o PCL, ou tem PCL em todas?!
Sim, só as mestras possuem salas para controle de tráfego local, no seu domínio. Porém, o nome (no caso PCL - Painel de Comando Local), muda de linha para linha. PCL é o nome na Norte-Sul, pois realmente é um painel. Já na Linha 5, o nome é IHM (Interface Homem-Máquina), já que é um software apenas, assim como em Vila Madalena, Chácara Klabin e na linha 9, e será na linha 4. Na Leste, é um CMT (Console de Movimentação de Trens). b )


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 18 Fev 2009, 21:12

Lopes escreveu:Em 11 anos de estação, nunca utilizei aquela plataforma "sentido Cerro Corá", o motivo é que antes de Vila Madalena possui um desvio para a outra via e o metrô não a utiliza pq não há trens suficientes no Carrocel para mandar algum pra depois de Vila Madalena para trocar de via...
Por que o Metrô não põe então um X antes de Vila Madalena?
Eu já por duas vezes: uma porque iria passar por limpeza e a outra foi porque o X64 deu problema.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


[S.E.P.]Anderson
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jul 2008, 23:26
Localização: Itapevi-SP

Mensagem não lida por [S.E.P.]Anderson » 19 Fev 2009, 21:43

Putz, esqueci de pegar a apostila!
Já coloquei no celular, então segunda-feira serei lembrado pelo "Apostila em Vila das Belezas" de resgatá-la de meu "armário perdido" lá. :@: :@: :@:


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 19 Fev 2009, 21:53

Vai levar 50 chibatadas :@:!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


[S.E.P.]Anderson
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jul 2008, 23:26
Localização: Itapevi-SP

Mensagem não lida por [S.E.P.]Anderson » 02 Mar 2009, 19:47

Demorei, mas cá está:

Imagem

Essa é uma representação que eu fiz no Paint com base na minha apostila. Mas acreditem, a minha está melhor feita. hehe
Só não coloquei as identificações das vias e das máquinas porque é informação a mais e desnecessária. :D

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 02 Mar 2009, 20:24

Aeeeee! minha coleção de diagrama de via da Companhia do Metropolitano de São Paulo tá completa!
muito valeu Anderson!
Mas vem cá, você tem escaneada a com as identificações de vias e de X?


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 02 Mar 2009, 20:45

Já fui lá em PCR - Páteo Capão Redondo.

Logo postarei algumas fotos...
Rodrigo Lopes


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 02 Mar 2009, 20:57

O desenho parece uma associação de resistores (relembrando as aulas de Física. Heheheheh).
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!


[S.E.P.]Anderson
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jul 2008, 23:26
Localização: Itapevi-SP

Mensagem não lida por [S.E.P.]Anderson » 02 Mar 2009, 21:18

l fernandes escreveu:Aeeeee! minha coleção de diagrama de via da Companhia do Metropolitano de São Paulo tá completa!
muito valeu Anderson!
Mas vem cá, você tem escaneada a com as identificações de vias e de X?
Opa, de nada!
Então cara, eu não escaneei minha apostila porque fiz algumas anotações durante o treinamento, e também porque está suja (levei-a para a via no treinamento prático, e manivelar uma máquina de chave não é o serviço mais limpo e ergonômico do mundo). Mas ela tá aqui em casa agora, então todas as informações estão aqui. Como eu disse, só não coloquei porque não é tão importante. Só faz diferença quando o CC5 pede pro cara alinhar uma rota pra tal via e o cara tem de saber só com o número da máquina de chave, de qual via ela pertence, e pra qual ela manda se colocada em reverso.

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 07 Mar 2009, 16:04

Aqui tão uns scans porcos do PAT, quem quiser em tamanho gigante pode entrar em contato comigo!

Imagem
Imagem
Ahh, o lugar onde o Lampada V.. ta cortado, seria Lampada verde!


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 08 Mar 2009, 22:38

Anderson, muito obrigado por trazer essa informação inédita :D!

Luiz, muito obrigado também pelo mapa com detalhes do PAT :D!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante