Inauguração: 1937
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Maricá (1937-?)
. Estrada de Ferro Leopoldina (?-?)
Uso Atual: Abandonada
Neste carnaval (2008) eu viajei a São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro com a minha namorada. Quem tiver a oportunidade, vale a pena conhecer. Lindíssimas praias.
Assim que chegamos à rodoviária de São Pedro da Aldeia eu notei essa bela construção que se assemelhava a uma antiga estação ferroviária. E chegando à pousada eu confirmei com os funcionários.
Aquela edificação foi uma estação ferroviária de passageiros nos anos 60, integrando o extinto Ramal de Cabo Frio. Posteriormente foi utilizada como rodoviária, mas como era muito pequena, uma nova rodoviária foi construida ao lado (a atual) e hoje em dia a antiga estação não possui uso algum. O dono da pousada aonde nos hospedamos informou que ela será usada como fábrica de artesanatos.
Foto 1: Vista lateral
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_001.jpg)
Foto 2:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_002.jpg)
Foto 3: Plataforma. O dono da pousada me informou que os trilhos permanecem abaixo do asfalto
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_003.jpg)
Foto 4: Porta
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_004.jpg)
Foto 5: Mais algumas fotos da plataforma
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_005.jpg)
Foto 6:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_006.jpg)
Foto 7:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_007.jpg)
Foto 8:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_008.jpg)
Foto 9: Lateral pelo outro lado
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_009.jpg)
Foto 10:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_010.jpg)
Foto 11:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_013.jpg)
Foto 12: Vista traseira
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_014.jpg)
Foto 13:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_017.jpg)
Foto 14:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_018.jpg)
Foto 15:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_019.jpg)
Foto 16:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_020.jpg)
Foto 17: Interior, visto pela grade
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_021.jpg)
Foto 18:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_011.jpg)
Foto 19: Interior visto pela janela
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_022.jpg)
Foto 20:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA/SAO_PEDRO_DA_ALDEIA_023.jpg)
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-20 por Renan Souza em 02/2007