Double Stack e Auto-Racks

Moderador: cataclism2

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Double Stack e Auto-Racks

Mensagem não lida por AGV » 14 Abr 2009, 17:42

Pessoal, comentando um artigo da RF:

Revista Ferroviária escreveu:Trem da BNSF com quatro locomotivas, 66 vagões double-stack (de contêineres empilhados) e 19 auto-racks, saindo do Túnel 2 em Caliente, Califórnia. A composição reúne o que de mais moderno existe nas ferrovias americanas: well-cars (carros-poço) de piso rebaixado em unidades quíntuplas e truques articulados (dois eixos por vagão em lugar de quatro), pertencendo ao pool da TTX e operados em regime de leasing; e auto-racks de prateleiras móveis, podendo acomodar duas ou três camadas de veículos. Os trens double-stack e o transporte de automóveis são duas fatias altamente lucrativas das ferrovias americanas, e o transporte que mais cresceu nos anos pré-crise. Nenhum dos dois existe até agora no Brasil. Para discutir porque as ferrovias brasileiras não transportam contêineres a Revista Ferroviária vai organizar o seminário Terminais, Ferrovias e Contêineres, no próximo dia 26 de maio, em São Paulo. Clique aqui para ver o programa.


Podemos ver que o aproveitamento nesta modalidade é o máximo possível, além de que os vagões são otimizados para não ocupar tanto espaço assim. Os vagões que levam os containers o fazem carregando os o mais próximo dos trilhos, com podemos ver, nas imagens, com os truques montados mais afastados das extremidades dos vagões para permitir isto, além de uma necessidade de menor altura no túnel, embora nossos layout´s dos túneis nacionais não permitam o uso desta modalidade de tansporte...

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: Double Stack e Auto-Racks

Mensagem não lida por cataclism2 » 15 Abr 2009, 07:59

O legal é que eles dão um jeito de fazer valer quase tudo: é vagão maior sobre menor, mais largo ou estreito que o de baixo, e por aí vai :D .

Pra maioria dos nossos túneis, precisaríamos desenvolver containers triangulares pra ir na parte de cima, no estilo daquela montagem do trem-Toblerone que está no Café da Estação :P

Eu acho-os feios, mas só imagino a PRATICIDADE do uso desses vagões pros intermodais... app

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Double Stack e Auto-Racks

Mensagem não lida por Vicente » 15 Abr 2009, 15:35

Esse é o exemplo que precisamos seguir de uso eficiente da infraestrutura. Só assim o país cresce economicamente.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TRANSPORTE - CARGA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Semrush [Bot] e 7 visitantes