Mail Rail - Correio Subterrâneo de Londres (Interessante)

Moderador: Caco


Autor do tópico
Alex Carvalho
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Jun 2008, 16:30
Localização: São Paulo - SP

Mail Rail - Correio Subterrâneo de Londres (Interessante)

Mensagem não lida por Alex Carvalho » 19 Jun 2008, 16:40

Estava procurando imagens e matérias da Big Boy e nesse Blog ví essa matéria interessante

Em Londres existe um sistema subterrâneo de distribuição de correio que serviu a cidade durante cerca de 140 anos, o MailRail. Este facto, tão surpreendente, é desconhecido da maioria das pessoas. A infraestrutura é semelhante a um mini-metrô, com pequenos vagões que se deslocam em túneis de aproximadamente 2 metros de diâmetro, como se fossem vagonetas no interior de uma mina, o que se percebe dada a tradição mineira inglesa.

Imagem

A ideia surgiu bem atrás no tempo, corria o ano de 1855, e consistia basicamente num túnel sujeito a vácuo com uma linha férrea no seu interior. As carruagens seriam movidas pela sucção provocada por um compressor de ar fixo numa das extremidades do túnel. Este sistema rebuscado parecia no entanto bastante exequível aos olhos do seu autor, Thomas Rammell, e levou-o inclusivamente a fundar a Pneumatic Despatch Company, em 1859.

Após a construção de um pequeno troço experimental e da realização de alguns testes, a ideia revelou-se eficaz e propôs-se a ampliação da linha. O primeiro ramal ligando dois postos dos Correios foi então inaugurado com pompa e circunstância a 15 de Janeiro de 1863, passando a linha a ter um tráfego diário de 70 vagonetas. Cada viagem de um posto a outro demorava pouco mais de um minuto e aí permanecia o tempo estritamente necessário para a carga e descarga da mercadoria, voltando a partir de seguida.

Imagem
Inauguração do primeiro ramal em 1865

Imagem
Obras de electrificação da linha de 1915 a 1924

Imagem

Imagem

O MailRail funcionou bem durante alguns anos e foi até melhorado com novas vagonetas um pouco maiores. No entanto a evolução dos meios de transporte à superfície retirou-lhe a vantagem que possuía. Depois de algumas hesitações resolveu-se adoptar um novo sistema de propulsão eléctrico. Estávamos ainda em 1895 mas a adaptação da linha só se iniciou em 1915 para ficar totalmente concluída em 1927. Pelo meio houve a Primeira Guerra Mundial e durante este tempo os túneis e estações serviram como abrigo, nomeadamente de obras de arte (grande parte do acervo da Tate Gallery foi guardada nestes locais). O mesmo aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial mas durante este período continuou a funcionar, parando entre as 23h00 e as 7h00.

Imagem

Depois da guerra o correio subterrâneo conheceu o seu ponto mais alto. Funcionava em três turnos durante 19 a 22 horas por dia, excepto domingos, altura reservada à manutenção da linha e das composições de vagonetas. Somente no último quartel do século passado começou a perder importância e a acumular prejuízos, que ditaram a sua morte adiada. Estações e ramais foram sendo fechados uns após outros até ao encerramento total, ocorrido em Março de 2003. O famoso sistema é agora um silencioso complexo de túneis abandonados onde apenas correm comboios-fantasma...

Imagem

Fonte: Blog Unicovering

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 19 Jun 2008, 18:28

Que legalllll!!!!!

Acho muito bacanas estas coisas "subterrâneas".

Será que não estão em uso nem como atração turística? Isto é muito interessante.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 19 Jun 2008, 20:21

Nossa, que achado! :o Eu nunca tinha ouvido falar disso. Certamente deve ser bem interessante todo esse sistema. Eu só espero que ele seja preservado e que no futuro receba algum tipo de função.


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 19 Jun 2008, 21:05

muito interessante... espero que não seja abandonado :D

enquanto aqui faltam tuneis, la sobram tuneis :|


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 20 Jun 2008, 10:18

Impressionante ! Muito legal mesmo Alex !

Nunca tinha ouvido falar nisso. Engraçado que parece ser uma coisa muito inteligente e rápida mas pelo visto o custo operacional não deve compensar.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Alex Carvalho
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Jun 2008, 16:30
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por Alex Carvalho » 20 Jun 2008, 11:27

Vinicius escreveu:Nossa, que achado! :o Eu nunca tinha ouvido falar disso. Certamente deve ser bem interessante todo esse sistema. Eu só espero que ele seja preservado e que no futuro receba algum tipo de função.
Eu também não.. muito show.. e como comentaram, o custo operacional hoje deve ser muito elevado mesmo.

Mas é uma boa idéia mesmo se tornar uma atração turística.. ia ser muito bacana.
Imagem


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 20 Jun 2008, 16:54

SEN-SA-CIO-NAL.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Mensagem não lida por AGV » 20 Jun 2008, 16:59

Alex Carvalho escreveu:
Vinicius escreveu:Nossa, que achado! :o Eu nunca tinha ouvido falar disso. Certamente deve ser bem interessante todo esse sistema. Eu só espero que ele seja preservado e que no futuro receba algum tipo de função.
Eu também não.. muito show.. e como comentaram, o custo operacional hoje deve ser muito elevado mesmo.

Mas é uma boa idéia mesmo se tornar uma atração turística.. ia ser muito bacana.
Era isto que ia falar, Alex.

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 20 Jun 2008, 17:32

Cara, muito legal, muito bom mesmo hahahaha :lol:
Que correio simpático! :D

Também não tinha ouvido falar. O máximo foi em algo parecido, mas aí era no filme "V de Vendeta" (ou de Vingança, sei lá...), que o cara arma uma bomba num desses... :roll:

Maravilha de encontrado, guri!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “FERROVIAS & COMPANHIAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante