O Metrô cria traçado para aumentar a capacidade de passageiros
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Na superfície: a estação terá ventilação e luz naturais
Longe do burburinho que cerca a abertura, em dezembro, da Estação General Osório, a primeira do sistema em Ipanema, o Metrô Rio já iniciou as obras para inaugurar, em março de 2010, a Estação Cidade Nova, localizada em frente à sede da prefeitura. A 36ª parada é um ponto estratégico para o transporte subterrâneo na cidade. Ela marca a entrada em funcionamento da Linha 1A, um trecho de 2 800 metros que liga os dois trajetos existentes e elimina a necessidade de baldeação na plataforma do Estácio para quem transita entre a Zona Sul e os bairros do subúrbio. De acordo com a concessionária, o novo traçado, resultado de um investimento de 250 milhões de reais, deve reduzir o intervalo dos trens de quatro para dois minutos. A previsão é que, com esse espaçamento menor, as composições consigam transportar até 800 000 pessoas diariamente, diminuindo assim o desconforto, que é a principal reclamação dos usuários. Atualmente, 550 000 passageiros utilizam o transporte a cada dia.
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Mais rápido: viagem entre Pavuna e Botafogo diminuirá em treze minutos
Sua eficácia, no entanto, causou polêmica e foi até tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ex-diretor de planejamento e projetos do Metrô durante sua fase de implantação, o engenheiro de transportes Fernando Mac Dowell questiona o trajeto que interliga as estações de São Cristóvão e Central. "Se um único trem parar por um problema qualquer, a rede inteira não andará", afirma o especialista. "As duas linhas têm sistemas de sinalização e velocidades distintas. É matematicamente impossível que os trens passem a operar com intervalos de dois minutos." Ele enfatiza que o novo percurso é em curva e ainda tem um aclive, o que inviabilizaria a manutenção da velocidade no trecho. No entanto, o presidente da concessionária, José Gustavo de Souza Costa, sustenta a eficiência do projeto. "O cliente ganhará treze minutos na viagem entre Pavuna e Botafogo, sem a necessidade de saltar do trem", prevê.
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A plataformas terão 7 metros de largura para escoar os passageiros: acesso por meio de escadas e elevadores
Em construção desde dezembro passado, a Estação Cidade Nova já está com as fundações prontas e começa a pôr as vigas em pé. Será erguida na superfície e as plataformas, com 7 metros de largura, terão ventilação e luz naturais, como as paradas da Linha 2 (Estácio-Pavuna). O projeto do escritório JBMC Arquitetura prevê uma passarela de 200 metros de extensão e 7,5 de largura sobre a Avenida Presidente Vargas, a 6 metros de altura para não prejudicar a passagem dos carros alegóricos no Carnaval. "Queremos que a passarela faça parte da paisagem da Avenida Presidente Vargas", afirma o arquiteto responsável pelo projeto, João Batista Martinez Corrêa. "Teremos a Candelária em uma extremidade e a estação na outra."
Fonte: http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-j ... idade-nova