[Flumitrens - Ramal de Saracuruna] Estação São Bento

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

[Flumitrens - Ramal de Saracuruna] Estação São Bento

Mensagem não lida por cataclism2 » 05 Jun 2008, 17:47

Nome: São Bento

Inauguração: ?
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Flumitrens Imagem - Ramal de Saracuruna (?-1998)
. Supervia Imagem - Ramal de Saracuruna (1998-?)
Uso Atual: Desativada

Eu trabalho em um bairro chamado Lote XV, em Duque de Caxias. E, por acaso, um dia cheguei mais cedo ao trabalho coisa de umas duas horas, e resolvi explorar o bairro. Na realidade eu estava um pouco intrigado sobre a razão de não existir uma estação da Supervia ali, uma vez que o bairro, que é populoso, é cortado pelo Ramal de Saracuruna no trecho entre Gramacho e Campos Elíseos. Então, fui perguntando aos moradores sobre isso e fui informado que ali já existiu uma estação ferroviária, desde a época da extinta Flumitrens, mas que havia sido demolida já sob operação da Supervia.

Ainda assim eu fui perguntando aos moradores sobre aonde a estação se localizava, a fim de encontrar ao menos a plataforma, e quase no leito da via, encontrei um senhor que me disse que a estação não fora demolida, mas encontrava-se em ruinas. Eu estive lá com ele mas eu estava sem a minha máquina fotográfica. Ele me disse que a estação foi desativada há seis anos e chamava-se Estação São Bento (Lote XV é um bairro dentro do São Bento).

Comecei a procurar registros sobre a estação e não encontrei absolutamente nada, até que, por acaso, observando um mapa da CENTRAL Logística que eu já tinha há anos, vi que a Estação São Bento estava sinalizada no mapa, coisa que eu nunca havia percebido.

Mapa:
Imagem

Observem, ela se encontra entre as estações Gramacho e Campos Elíseos, e a linha da FCA marcada em verde bate com algo que o senhor havia me dito: que ali há muitos anos passava uma linha de carga (mais precisamente a ligação São Bento x Ambaí, que fazia a junção deste ramal com a Linha Auxiliar da EFCB). Notem também que esse mapa é razoavelmente antigo: o que conhecemos hoje como Ramal de Saracuruna, ainda não partia da Central do Brasil, mas sim da Estação Barão de Mauá.

Provavelmente a estação foi desativada e esquecida por falta de demanda, mas hoje o São Bento é um bairro bem mais denso do que era há seis anos, quando supostamente a estação foi desativada. Por isso, atualmente a associação de moradores pleiteia junto a um deputado cujo nome não posso revelar a reativação da estação sob concessão da Supervia.

Foto 1: A construção branca é a Estação São Bento
Imagem

Foto 2: Interior
Imagem

Foto 3: Esse buraco foi feito para passar pela estação de um lado a outro da via, após a desativação
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7:
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9: Nada restou. Sinalização, bloqueios, janelas... Na verdade parece desativada há muito mais do que seis anos. Minha opinião pessoal é que a estação foi se degradando aos poucos, ainda em funcionamento, servindo como parada em alguns horários, até que enfim, deve ter sido desativada e saqueada
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16: Ao fundo da foto corre uma composição da Supervia rumo a Saracuruna. O terreno à direita da foto é mangue. O bairro São Bento foi aterrado para que pudesse ser habitado, mas parte do brejo permanece
Imagem

Foto 17:
Imagem

Foto 18:
Imagem

Foto 19:
Imagem

Foto 20: Escombros
Imagem

Foto 21: Todas as fotos anteriores foram tiradas onde, acredito eu, era a parte frontal da estação. Atravessando o buraco na parede e alguns metros de matagal cheguei à via. Essa é a estação, vista da via
Imagem

Foto 22:
Imagem

Foto 23: A via. Os trilhos de bitola métrica à esquerda são utilizados por veículos de manutenção da Supervia. Os de bitola larga à direita são os do Ramal de Saracuruna (o trecho Gramacho x Saracuruna opera em via singela)
Imagem

Foto 24: Não há sinal de nada que lembre plataformas. Acredito que se ainda existe algo, ao menos a fundação, deve estar encoberta pelo mato
Imagem

Foto 25:
Imagem

Foto 26: Trilhos do Ramal de Saracuruna
Imagem

Foto 27: Trilhos de manutenção da Supervia
Imagem

Foto 28:
Imagem

Foto 29:
Imagem

E finalmente, termino o thread na esperança de que a associação de moradores obtenha sucesso, e que um dia nós movamos esse thread para o Fórum da Supervia, removendo a Estação São Bento do Estações Desativadas. Reativação de estações não é nada comum no nosso país, mas o São Bento e a minha bela Duque de Caxias como um todo merece.

Só pra fechar, me sinto muito honrado em fazer o único registro fotográfico da Estação São Bento (ao menos que eu conheça), antes que o tempo a devore e ela termine a ruir por completo, deixando morrer mais um pouco da história ferroviária brasileira.

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-29 por Renan Souza, em 2007
Mapa: Obtido no website da CENTRAL Logística <http://www.central.rj.gov.br/>, em 2007

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante