Acessibilidade Universal

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Pablo ITT
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Acessibilidade Universal

Mensagem não lida por Pablo ITT » 29 Mai 2009, 19:18

JB de hoje
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Pelo direito autônomo de ir e vir
Após 30 anos, Alerj aprova lei que obriga Metrô a instalar elevadores para cadeirantes

João Pequeno

Trinta anos após o Metrô do Rio ser inaugurado, sua direção promete adotar sistemas considerados de acessibilidade plena em todas as suas 33 estações. Provavelmente terá mais motivos, uma vez que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta semana a lei que, se for sancionada pelo governador Sérgio Cabral, obrigará a instalação, em 180 dias, de elevadores para cadeirantes e escadas rolantes das plataformas às saídas.

Entretanto, até estes recursos foram apontados como insuficientes por cadeirantes que o Jornal do Brasil acompanhou ontem.

No Catete, a escada rolante vai da plataforma à rua, mas, em vez de sair no nível da calçada, há mais três degraus que atrapalham o sociólogo João Carlos Farias, 50, do IBDD (Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência).

Para pegar o metrô nessa estação, Farias, que é paraplégico, precisa da boa vontade de passageiros a fim de chamar um funcionário para ajudá-lo a subir os três degraus e inverter o sentido da escada rolante, permitindo que ele desça.

– Como não sei se cada pessoa vai chamar mesmo, peço a várias. É bom que o guarda se enche de tanta gente pedindo e vem logo.

A assessoria de comunicação da concessionária Metrô Rio afirma que 14 estações já são adaptadas para cadeirantes, mas Farias contesta. Para ele, só a Siqueira Campos, em Copacabana, lhes dá autonomia total, por ter rampas e elevadores no percurso da rua à plataforma.

– A única dependência, a do agente que abre a grade ao lado das catracas, não é problema, pois ela fica ao lado do ponto deles.

No entanto, Farias critica a estação Cantagalo, no mesmo bairro – e de plena acessibilidade, segundo o Metrô –, por ter o elevador fora da entrada principal e trancado, o que torna necessário chamar funcionários para abri-lo.

A estação de Botafogo, também classificada como acessível pelo Metrô, é contestada por outro cadeirante, o estudante de moda Antonio Bordallo, 29, pelo mesmo motivo: falta de autonomia.

– Eles colocaram um elevador, mas ele tem chave e a gente precisa chamar o segurança para abrir, perdendo de cinco a dez minutos.

Desde que perdeu a perna direita, atropelado por um ônibus há quatro anos, Antonio coleciona críticas específicas a cada estação.

No Maracanã, são "até 15 minutos" para que um segurança seja avisado, monte e desmonte o carrinho apelidado de "robocop" e o libere para seguir seu caminho.

Na quarta-feira, quando foi torcer pelo Corinthians contra o Vasco pela Copa do Brasil, ele desistiu de esperar o carrinho e pediu que o guarda o ajudasse de outra forma.

– Ele me apoiou do lado esquerdo; peguei o corrimão do direito e fui pulando; demorou menos, cinco minutos – afirma, acrescentando o sofrimento de subir a rampa "muito íngreme" que liga a entrada do estádio ao metrô.

Ontem, ele voltou à estação com o JB para mostrar a dificuldade com o "robocop", mas, embora a assessoria de comunicação do Metrô Rio tivesse assegurado a entrada da reportagem uma hora antes, ela foi negada pelos seguranças, que alegaram não terem sido avisados.

– Cada estação, um problema. Na Presidente Vargas, já desisti de descer porque estava chovendo, a escada molhou e o segurança teve medo de escorregar e eu cair. O Flamengo tem escada rolante, mas para uma só pessoa, cadeira de rodas não passa. Com tanta coisa, cadeirante não pode ter hora marcada, porque não sabe se vai chegar.

O Metrô Rio disse, em nota, que trabalha "para tornar todas as 33 estações acessíveis (...) até o final deste ano".

A concessionária acrescentou que o projeto original do Metrô – do governo do estado, que o geriu até 1997 – não previa elevadores nem rampas. Ela não respondeu porque seu plano não atende à exigência da lei, assinada em 2007 pelos deputados Gilberto Palmares (PT) e Chiquinho da Mangueira (PMDB) – hoje, secretário municipal de Esporte e Lazer –, de pôr elevadores e escadas rolantes da plataforma à rua. Se fosse sancionada hoje, a lei daria até 24 de novembro para o Metrô implantá-los.

Sexta-feira, 29 de Maio de 2009 - 00:00


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Renanfsouza
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Re: Acessibilidade Universal

Mensagem não lida por Renanfsouza » 01 Jun 2009, 09:11

Eu ia postar essa mesma notícia agora mesmo, o Pablo se adiantou.

ATÉ QUE ENFIM !!!

Nas cidades brasileiras se você pesa mais de 100kg, tem mais de 1,90 ou não possui uma perna ou tem mais de 70 anos você é excluido porque nada foi planejado para essa imensa parcela da população que necessita de acessos especiais, não apenas os cadeirantes.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

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