O acidente envolvendo dois monorails ocorreu no mais famoso parque temático dos EUA, a Disney World, em Orlando, Florida.
Os veículos colidiram de frente, causando a morte de um dos condutores. O acidente ocorreu às 2:00 da manhã do da madrugada de domingo, dia 5 de julho de 2009.
Acidente com monorail da Disney Mata condutor:
![Imagem](http://img18.imageshack.us/img18/96/mono4.jpg)
Além da morte de um dos condutores, cinco visitantes do parque ficaram feridos.
O monorail da Disney sofreu seu primeiro acidente em 38 anos de operação. Acidentes com veículos deste tipo são raros, mas não impossíveis. O mais famosos acidente envolvendo um MagLev ocorreu na Alemanha, quando o trem da Transrapid que vinha em altíssima velocidade (200km/h) atropelou um carro de linha, esquecido na pista. O saldo do desastre foi cataclísmico: 21 mortos.
O acidente da Transrapid foi um marco, que estabeleceu novos critérios de segurança para veículos do tipo.
Enquanto nós ainda estamos desenvolvendo o MagLev Cobra 01 para operar no Campus da UFRJ, temos uma equipe iniciando um estudo sobre protocolos de segurança, operação e comunicação para o trem nacional.
O sistema MagLev Cobra está planejado para uma operação remotamente controlada e localmente controlada. Teremos um condutor no veículo, que terá autonomia para realizar paradas emergenciais e efetuará o controle de acesso e segurança interna no veículo. O sistema de segurança operará em camadas de redundância, tentando prevenir falhas.
Um dos principais protocolos de operação do MagLev Cobra envolve uma viagem inicial de reconhecimento, onde o veículo percorre toda a pista vazio.
Estamos planejando uma tecnologia embarcada que permita aos computadores de bordo se comunicarem remotamente. Planejamos usar a Inteligência Artificial para prever e elaborar inúmeros cenários possíveis, de modo que o trem seja “inteligente”.
A idéia é que mesmo que viesse a ocorreu um improvável erro humano por parte dos condutores e dos operadores no centro de controle, os trens teriam condições de atuar prevenindo um choque iminente.
O painel de controle no MagLev Cobra 01 será ativado apenas para os operadores credenciados. Planejamos usar sensores biométricos que escaneiam a impressão digital do usuário e só liberam o acesso aos controles para quem tem autorização. Este tipo de controle de acesso é muito utilizado para áreas de alta segurança, como bancos, salas de controle, áreas restritas e etc.
Paralelamente aos sistemas de segurança do equipamento, no design buscamos soluções inteligentes para rotas de fuga. A principal solução é que as pontas do veículo transformam-se em portas de emergência, abrindo rapidamente e permitindo a evacuação imediata da tripulação para a passarela onde o veículo trafega.
Felizmente, o MagLev Cobra conta com o apoio da Ergon Projetos em parceria com o Laboratório de Ergonomia do Instituto Nacional de Tecnologia. A Ergon e o Laber possuem notória experiência em aplicações de segurança, ergonomia e pesquisas envolvendo o elemento humano em áreas industriais de alto risco. Recentemente, as duas institições produziram um evento internacional de Confiabilidade Humana para as empresas do setor de petróleo e gás.
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Fonte: http://www.maglevcobra.com.br
Este blog é dedicado ao Maglev-Cobra. Eu costumo acompanhar as opiniões do moderador do blog e às vezes trasncrevo aqui, mas gosto sempre de frizar que são opiniões do cara e não notícias propriamente ditas.