LINHA 11 LARANJA do METRO

Discussões sobre Projetos e Obras em andamento, e também propostas de novos projetos.

Autor do tópico
Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por Jorge Luis » 15 Jul 2009, 21:17

Gostaria de sugerir apenas para debate, a transformação da linha 11 em metro.

Esta linha viria de Guaianases até a estação D Pedro da linha 3, entre Itaquera e Tatuapé seria anexada a estação Penha, depois a estação Bresser dai em tunel ate a Estação Braz, la se construiria uma estação subterranea em baixo do terminal de onibus,saindo perto da plataforma da cptm em direção a rua piratininga e segue para uma estação que poderia ser localizada proximo (do treme treme)Av senador queiros com Av mercurio dai ate a estação terminal D Pedro;Ela passaria a ser operada totalmente pelo metro com intervalos de 90s no pico, ja a cptm ficaria com a banda b Guaianases / Estudantes, mas para que a ideia seja possivel a cptm teria que trazer de volta a operação centro, agora vindo de Tamanduatei até a Lapa.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por Vicente » 15 Jul 2009, 23:16

Jorge,
Você está mencionando isso como um aproveitamento possível da parte "morta" da estação Pedro II ?

A linha 11, tecnicamente falando (e todas as da CPTM) já são "metrô", pelo modo de operação.

Inclusive, o trecho Itaquera-Guaianazes foi construído para ser uma extensão da Leste-Oeste (atual 3) operada pelo metrô, mas houve uma troca entre as empresas: esse trecho ficou pra CPTM operar. Depois a CPTM construiu a L5 atual (originalmente ramal da linha Sul, atual 9), mas o metrô opera.

Sua ideia, mesmo com uma bela demanda, tem complicações: o trecho final de túnel ficaria muito caro (desapropriações e escavações), e é praticamente um espelho da L3.

Se a L3 não fosse essa lotação absurda que é hoje, e também houvessem vias de ultrapassagem, poderia haver loopings diferenciados para aliviar a situação nos picos, com criação de trens expressos nela mesma. Mas isso é outra história, porque envolve o projeto conceitual da linha.

Hoje, qualquer linha pesada que seja implantada na ZL nasce com uma demanda enorme. A população dessa área chega a ser comparável à de alguns países (é, e isso não é exagero! o0 ). Mas, infelizmente, grande parte do pessoal de lá trabalha em outras regiões de SP ou nas cidades em volta. E isso trava os transportes (independe de ser individual ou coletivo).


Autor do tópico
Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por Jorge Luis » 16 Jul 2009, 17:27

Vicente A.O.Junior escreveu:Jorge,
Você está mencionando isso como um aproveitamento possível da parte "morta" da estação Pedro II ?
O que eu gostaria de discutir, seria o trecho bresser/ estação dom pedro (parte subterranea) no sentido de aliviar a linha 3, não sei se fiz entender e não a criação de uma nova linha.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por Francis » 16 Jul 2009, 20:59

Jorge, complementando o que o Vicente disse com propriedade, a atual linha 11 já se denominou (apenas internamente) de linha 6-Laranja. E seria operada de Barra Funda a Guaianazes, fazendo um sistema complementar expresso, levando direto da periferia ao centro, com a linha 3-Vermelha, que é paradora. Isso faria muito sentido, porém a dinâmica de deslocamentos muda muito, e hoje temos no horizonte o Expresso Leste chegando até Suzano, enquanto o trecho do Integração Centro está sendo totalmente reformulado, com inúmeras mudanças de projeto. Provavelmente esta linha será operada pelo Metrô (empresa) mesmo, o que não quer dizer que isto mudará suas características técnicas, pois ela já é uma linha de metrô (sistema de transporte). Pode mudar na filosofia de operação, que é realmente a melhor operação de todos os sistemas de transporte que conheço, reconhecida internacionalmente. E a operação da CPTM tem deficiências herdadas de outras empresas e dificuldades culturais (dos usuários) e tecnológicas ainda a superar.
Quanto a Estação Penha, ela será ampliada para a passagem da linha 11 assim que a linha 2 chegar lá. Antes disso, não tem lógica alguma.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por Lopes » 16 Jul 2009, 22:10

Sugiro que esse tópico seja movido para o Fórum de Obras, Projetos e Infra - Estrutura.
Rodrigo Lopes


GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por GospelRafa » 20 Jul 2009, 15:11

Eu tenho a seguinte idéia, como a cidade de Guarulhos necessita muito de um sistema descente sobre trilhos (não o rabicho que projetaram para a cidade), poderia pegar o trecho até Vila Maria (ver no tópico Projetos Antigos do Metro), o inicio dela seria na atual parte abandonada da estação D. Pedro Segundo, passaria pela região do Pari, Canindé, Vila Guilherme, Vila Maria, Pq. Novo Mundo, e chegaria até a cidade de Guarulhos, com um traçado que passasse pelo centro da cidade de Guarulhos, e chegasse até o Aeroporto.


Autor do tópico
Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por Jorge Luis » 20 Jul 2009, 21:34

A minha outra ideia,Gospel, seria a partir do Parque Novo Mundo iria em direção ao Gangaiba e de la até Tiquatira; Ja no centro teriamos a estação 25 de março conectada com a estação São Bento, tendo como ponto inicial a estação D Pedro.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Autor do tópico
Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por Jorge Luis » 21 Jul 2009, 18:57

Na minha visão a CPTM esta correta em levar a linha 13 até Guarulhos,pois assim futuramente esta linha pode ser espandida até Bom Suçesso/Santa Isabel e Aruja, ja que estas regioes tem grande potencial, ja com metro em Guarulhos a coisa fica limitada.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por GospelRafa » 23 Jul 2009, 21:16

Bom, fiz no semestre passado, um projeto na materia de planejamento urbano para a região, e levar metro até santa isabel e arujá, não é viável, pois a população desses dois municípois são são baixa, ao meu ver não teria demanda, e guarulhos, possui muito mais viagens entre ela e são paulo, e fora, as viagens internas no município que são bastante... ao meu ver, seria legal uma linha que ligasse são paulo, a guarulhos, e que também fosse uma alternativa para o transporte municipal em gaurulhos, e uma ligação com a tiquatira, creio eu, que não seria viável, pois qual interesse existem entre tiquetira e parque novo mundo, nenhum interesse de viagem, fora que a cptm tem um projeto de se fazer uma estação na linha 12, na região de tiquatira, com um terminal metropolitano...


Autor do tópico
Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por Jorge Luis » 23 Jul 2009, 21:46

Jorge Luis escreveu:Na minha visão a CPTM esta correta em levar a linha 13 até Guarulhos,pois assim futuramente esta linha pode ser espandida até Bom Suçesso/Santa Isabel e Aruja, ja que estas regioes tem grande potencial, ja com metro em
Guarulhos a coisa fica limitada.
Eu não disse levar trem do Metro e sim trem da CPTM,até Aruja, mas isto é um sonho distante Metro é para cidades de grande porte e quanto a Guarulhos os politicos de la não fazem o menor esforço para melhorar o transporte na cidade,veja o caso do "TEU" que poderia ser transformado em metro leve por sugestão do governo do estado.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por Francis » 24 Jul 2009, 10:37

GospelRafa escreveu:Bom, fiz no semestre passado, um projeto na materia de planejamento urbano para a região, e levar metro até santa isabel e arujá, não é viável, pois a população desses dois municípois são são baixa, ao meu ver não teria demanda.


Certíssimo.
GospelRafa escreveu:e uma ligação com a tiquatira, creio eu, que não seria viável, pois qual interesse existem entre tiquetira e parque novo mundo, nenhum interesse de viagem, fora que a cptm tem um projeto de se fazer uma estação na linha 12, na região de tiquatira, com um terminal metropolitano...
Esta ligação existirá sim, porém entre Tiquatira (Penha) e Guarulhos. Existem muitas viagens entre Guarulhos e Penha, o que torna esta ligação interessante e viável. O terminal projetado para esta estação é da SPTrans, parte integrante do corredor Celso Garcia.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por Francis » 24 Jul 2009, 10:42

Jorge Luis escreveu: Eu não disse levar trem do Metro e sim trem da CPTM,até Aruja, mas isto é um sonho distante Metro é para cidades de grande porte
A capacidade de transporte ferroviária é a mesma, independentemente da empresa operadora. Arujá teria potencial apenas para uma ligação de média capacidade, um ramal saindo de Itaquaquecetuba, por exemplo.


GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por GospelRafa » 25 Jul 2009, 00:03

Jorge Luis escreveu: Eu não disse levar trem do Metro e sim trem da CPTM,até Aruja, mas isto é um sonho distante Metro é para cidades de grande porte e quanto a Guarulhos os politicos de la não fazem o menor esforço para melhorar o transporte na cidade,veja o caso do "TEU" que poderia ser transformado em metro leve por sugestão do governo do estado.
Li em um jornal de circulação em guarulhos, que tem projeto para implantar bilhete unico na cidade, mais toda vez que vai para pauta na camara, os safados vetam o projeto, votam contra... lá os políticos, cada um, só quer tirar a brasa pra sua sardinha, e a população que se lasca...


GospelRafa
USUÁRIO JR
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por GospelRafa » 25 Jul 2009, 00:06

Francis escreveu:
Esta ligação existirá sim, porém entre Tiquatira (Penha) e Guarulhos. Existem muitas viagens entre Guarulhos e Penha, o que torna esta ligação interessante e viável. O terminal projetado para esta estação é da SPTrans, parte integrante do corredor Celso Garcia.
Eu vi um projeto (não estou lembrado onde, acho que no site do PITU), que com a construção do TEU em guarulhos, teria um terminal no centro da cidade (na Praça IV Centenário), ai, teria um ramal do TEU que chegaria até esse termina (na Tiquatira), e Penha...


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por Gustavodc » 25 Jul 2009, 09:14

O interessante da extensão até Guaia é que existem pelo menos 2 indícios BEMM claros que ela realmente iria acontecer.

1°: Indo para Itaquera (via 2) olhando para a ferrovia, um pouco antes da curva à esquerda que deixa de frente à estação tem uma parte que as passarelas de emergência ficam na parte central (isso para a via 1) e a mureta aprofunda-se um tanto para o lado do EL.
Ali existia um X de verdade (me falaram que o nome dele era X-Quércia) para a integração.

2°: Nas alças de ligação Itaquera - PIT (Páteo Itaquera), depois das TF (Zona de Transferência)'s tem uma parte que o viaduto "acaba" do nada. Também seria uma ligação essa alça.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 25 Jul 2009, 15:51

Gustavodc escreveu:O interessante da extensão até Guaia é que existem pelo menos 2 indícios BEMM claros que ela realmente iria acontecer.

1°: Indo para Itaquera (via 2) olhando para a ferrovia, um pouco antes da curva à esquerda que deixa de frente à estação tem uma parte que as passarelas de emergência ficam na parte central (isso para a via 1) e a mureta aprofunda-se um tanto para o lado do EL.
Ali existia um X de verdade (me falaram que o nome dele era X-Quércia) para a integração.

2°: Nas alças de ligação Itaquera - PIT (Páteo Itaquera) - Páteo Itaquera, depois das TF (Zona de Transferência) - Zona de Transferência's tem uma parte que o viaduto "acaba" do nada. Também seria uma ligação essa alça.
Seriam esses locais?


Imagem
Imagem


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por Gustavodc » 26 Jul 2009, 02:03

Seriam esses locais?
Esses mesmos Lipe!
Muito obrigado pela visualização.


Autor do tópico
Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por Jorge Luis » 28 Jul 2009, 19:03

Francis escreveu:pois qual interesse existem entre tiquetira e parque novo mundo,
Entre Tiquatira e Parque Novo Mundo existe duas rodovias segregando os bairros, da mesma forma que querem uma linha de metro vindo de Corifeu ate Bresser via zona norte, porque não uma linha saindo de Tiquatira passando por Cangaiba, Parque Novo Mundo, Vila Maria, Pari, Parque Dom Pedro, interligando zona leste com zona norte sem precisar ir até Luz .
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por Francis » 28 Jul 2009, 19:49

Jorge Luis escreveu:
Francis escreveu:pois qual interesse existem entre tiquetira e parque novo mundo,
Não sei como meu nome foi parar aí em cima, mas não fui eu quem escreveu isto (verifique os posts), e esta não é minha opinião. Só não concordo com mudar o traçado da linha 11, por motivos que já expus aqui.

Avatar do usuário

AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: LINHA 11 LARANJA do METRO

Mensagem não lida por AGV » 28 Jul 2009, 22:04

Algum erro de edição, vindo deste post:
GospelRafa escreveu:Bom, fiz no semestre passado, um projeto na materia de planejamento urbano para a região, e levar metro até santa isabel e arujá, não é viável, pois a população desses dois municípois são são baixa, ao meu ver não teria demanda.


Certíssimo.
GospelRafa escreveu:e uma ligação com a tiquatira, creio eu, que não seria viável, pois qual interesse existem entre tiquetira e parque novo mundo, nenhum interesse de viagem, fora que a cptm tem um projeto de se fazer uma estação na linha 12, na região de tiquatira, com um terminal metropolitano...
Esta ligação existirá sim, porém entre Tiquatira (Penha) e Guarulhos. Existem muitas viagens entre Guarulhos e Penha, o que torna esta ligação interessante e viável. O terminal projetado para esta estação é da SPTrans, parte integrante do corredor Celso Garcia.
Cuidado nas citações, pessoal. Senão compromete quem não é autor do comentário.

E segue o post....

abs

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “OBRAS, PROJETOS, PLANEJAMENTO & INFRA-ESTRUTURA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante