[Notícia] CBTU não será mais extinta, diz Governo

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[Notícia] CBTU não será mais extinta, diz Governo

Mensagem não lida por AGV » 05 Jun 2008, 18:42

HGPFILHO escreveu:Diretor da CBTU diz que não há mais possibilidade de extinção da empresa

Fim do programa de estadualizações das linhas de trens urbanos e incoporação do metrô de Teresina dão novo fôlego à CBTU
Alana Gandra - pela Agência Brasil


Rio de Janeiro - O governo federal já descartou a hipótese de extinção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), vinculada ao Ministério das Cidades. A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa do ministério. O diretor-técnico da CBTU, Marcus Vinicius Quintella, afirmou à Agência Brasil que “não há mais possibilidade de extinção da empresa”.

Quintella enfatizou que a CBTU trabalha atualmente com outro objetivo: a expansão. Ele acrescentou que não há mais hoje a ameaça de estadualização dos sistemas de metrô de Belo Horizonte (MG) e de Recife (PE).

“Isso é uma tranqüilidade para todo mundo trabalhar. E os sistemas estão sendo desenvolvidos com esse novo norte”. Com isso aumenta o poder decisório e de atuação da CBTU, analisou.

Quintella assegurou que a CBTU agora tem novo foco, destacando a recuperação da empresa que estava “muito sucateada” também em termos salariais.

“O nosso corpo técnico foi perdido. Então, é importante para nós recuperar a auto-estima dos nossos funcionários e melhorar o que vai ser o futuro das cidades brasileiras na parte da mobilidade urbana, com a espinha dorsal sendo sempre o trilho”.

O diretor técnico afirmou que os repasses orçamentários e os convênios referentes ao transporte urbano sobre trilhos no país ficam agora a cargo da CBTU.

Segundo Quintella, a CBTU enfrenta muitos problemas de qualificação, como resultado das perdas de pessoal especializado nos níveis superior e técnico. Para ele, o baixo salário é um entrave para a recuperação dos antigos funcionários, inclusive para atrair novos servidores.

“O sujeito não é atraído pelo salário que a empresa está oferecendo. Isso vem dificultando bastante a ação da CBTU”

Quintella disse que o quadro de nível técnico também se ressente da falta de pessoal especializado. Em Recife e Belo Horizonte, por exemplo, onde funcionam as oficinas de manutenção de trens da CBTU, a empresa contrata pessoal, treina e, ao cabo de seis a oito meses, esses funcionários vão para a iniciativa privada, que oferece salários mais altos.

“Nossas oficinas são uma referência muito importante no país. Só que nós não conseguimos manter esse pessoal aqui dentro. Quer dizer, treinamos pessoal para a iniciativa privada. Isso é um custo para o país muito elevado”.

No momento, a CBTU está recontratando engenheiros aposentados, na tentativa de reconstruir a memória da empresa. A falta de pessoal especializado traz um problema maior de risco de acidentes.

“Se eu não tiver manutenção nos sistemas de Belo Horizonte e Recife, nós estamos botando em risco pessoas. Estamos transportando entre 150 mil e 180 mil pessoas em Belo Horizonte e outras tantas em Recife e o risco é muito elevado. Não podemos arriscar. Por isso, estamos tentando sensibilizar o governo em relação ao orçamento, que sofreu um corte forte”.

O diretor não soube precisar, entretanto, o valor proposto para orçamento da companhia este ano, nem o percentual cortado. “Eu garanto o seguinte: o corte foi muito alto. Foi cortada uma grande parte do nosso orçamento e isso deixou todo mundo aqui muito preocupado”.

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