Viagem histórica Porto de Santos - Memorial do Imigrante

História, estórias e debates diversos sobre nossa memória ferroviária.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Viagem histórica Porto de Santos - Memorial do Imigrante

Mensagem não lida por HGP » 16 Jun 2008, 11:38

VIAGEM HISTÓRICA

100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL.

No último domingo, 8, um grupo de 20 imigrantes japoneses acompanhados de Jiro Maruhashi, consul geral adjunto do Japão, dos secretários de Estado João Paulo de Jesus Lopes, adjunto dos Transportes Metropolitanos, e Claury Alves da Silva, de Esporte, Lazer e Turismo, Kokei Uehara, presidente da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, e de Akeo Uehara Yogui, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil refizeram a viagem de trem, entre o porto de Santos e o Memorial do Imigrante (antiga hospedaria dos imigrantes), na zona Leste da Capital.


A lanterna ferroviária com o “Fogo da Amizade”, trazida de navio da cidade japonesa de Kobe, de onde partiram os imigrantes, também fez a histórica viagem de trem, que durou cerca de 2h30. Quando os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil, o percurso entre o Porto de Santos e a capital paulista era feito em locomotivas a vapor e a viagem demorava quase cinco horas.


Na oportunidade, o secretário João Paulo de Jesus destacou a importância do evento, que faz parte das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa para o Brasil, e se deu por intermédio da parceria entre as secretarias estaduais de Esporte, Lazer e Turismo, dos Transportes Metropolitanos, MRS Logística, Prefeitura de Santos e instituições ligadas à comunidade nipo-brasileira.


O “Fogo da Amizade” ficará exposto à visitação pública no Memorial do Imigrante até o dia 21 deste mês. De lá, será levado para os festejos oficiais das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, no Sambódromo do Anhembi.

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 16 Jun 2008, 11:39

Isso me encheu de esperança, porque se subiram a Serra, devem ter feito o caminho por Paranapiacaba e linha D, não?


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 16 Jun 2008, 11:58

Eles usaram os carros executivos da MRS, subindo pela cremalheira, mesmo caminho das cargas
Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 16 Jun 2008, 13:05

lipe_andreense escreveu:Eles usaram os carros executivos da MRS, subindo pela cremalheira, mesmo caminho das cargas
2h 30 min foi um tempo razoável, você não acha? E eles entraram no meio da operação da linha D?


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 16 Jun 2008, 13:17

HGPFILHO escreveu:2h 30 min foi um tempo razoável, você não acha? E eles entraram no meio da operação da linha D?
Isso acontece o dia todo. Sempre tem trem de carga passando pela linha D. :evil:

Claro, em menor quantidade que de madrugada.
Imagem


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 19 Jun 2008, 14:02

lipe_andreense escreveu:Eles usaram os carros executivos da MRS, subindo pela cremalheira, mesmo caminho das cargas
Lipe, você teria fotos deste carros da MRS? Não me lembro de já tê-los visto.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 19 Jun 2008, 18:03

cacobianchi escreveu:
lipe_andreense escreveu:Eles usaram os carros executivos da MRS, subindo pela cremalheira, mesmo caminho das cargas
Lipe, você teria fotos deste carros da MRS? Não me lembro de já tê-los visto.
Eu já vi msa não sei onde. Quando tiver tempo procuro melhor
Imagem


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 23 Jun 2008, 00:20

^^ valeu!


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 23 Jun 2008, 00:36

Devem ser os Budd's Automotrizes, na oficina da MRS na lapa deve ter alguns (mas peça autorização ao marketing da MRS para tirar fotos) :wink: !!!!!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Speedy256k
Conta Suspensa
Mensagens: 68
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Speedy256k » 27 Jun 2008, 16:53

Quero ver essas fotos tambem


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 27 Jun 2008, 19:33

lipe_andreense escreveu:
HGPFILHO escreveu:2h 30 min foi um tempo razoável, você não acha? E eles entraram no meio da operação da linha D?
Isso acontece o dia todo. Sempre tem trem de carga passando pela linha D. :evil:

Claro, em menor quantidade que de madrugada.
Mas nos horários de pico, os trens da MRS São impedidos de trafegar nas linhas da CPTM ou não???
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “NOSTALGIA SOBRE TRILHOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes