APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Discussões sobre Projetos e Obras em andamento, e também propostas de novos projetos.
Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 18 Set 2009, 16:13

"streblithichevsk", traduza aí cumpadi!

Não sou to "erudito assim. :lol:


















:ph34r:


Nada...

Pra começar, nem existe ligação que possa se considerar entre as 2 regiões. É uma baita volta, até de carro.
Nem corredor conseguiriam colocar por causa disso. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas isto é sinal que falta mais alguns dados, como o populacional, da região.

Te garanto, é muuuuita gente. :ph34r:


Unus pro omnibus, omnes pro Metrus! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por HGP » 18 Set 2009, 16:17

cueca, ipsiliteri vem do latim e quer dizer que uma coisa foi feita "tal e qual" "copiada" "identica". Isso que quis afirmar, não que tenha a ver 100% com o seu trajeto proposto, mas que coincide em pequenas partes. :lol:

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por Vicente » 18 Set 2009, 16:21

Exato, Horácio...

A OD é gigante, permte muitas interpretações. E não é só pra transporte público que é usada okk

Pô, "ipsliteri", foi longe! Tá estudando direito, além de medicina? :P

E eu tenho a certeza que, olhando os dados de demanda e com o conhecimento do relevo de qualquer região da GSP, é possível propor uma solução para a mobilidade.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por HGP » 18 Set 2009, 16:24

Como uma nova linha caro Athos, sua proposta realmente deveria ter como trecho prioritário inicial o link JUB-JAB, ajudando a criar novas opçoes para essas pessoas que estão entre a 9 , a 1 e em breve lindeiros da 5. Pode ajudar a jogar gente para a linha 9 e linha 5 ou para a linha 1, sobrecarregando-a ainda um pouco mais, mas ela fará o papel de inumeros onibus que por lá circulam.

A questão que também tem de ser pensada é - após o trecho prioritário, e sendo uma linha de metrô pesada, para onde ela iria ? Ir buscar a linha 2 em Sacomã? Região do Ipiranga? ou fazer uma perna e ir na direção de Diadema e São Bernardo????

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por HGP » 18 Set 2009, 16:30

Vicente A.O.Junior escreveu:Exato, Horácio...

A OD é gigante, permte muitas interpretações. E não é só pra transporte público que é usada okk

Pô, "ipsliteri", foi longe! Tá estudando direito, além de medicina? :P

E eu tenho a certeza que, olhando os dados de demanda e com o conhecimento do relevo de qualquer região da GSP, é possível propor uma solução para a mobilidade.

Não sei se sou ufanista, futurologo, otimista, sei la, mas eu creio que ao menos na nossa região metropolitana, na quase totalidade das vezes , a implantação de trilhos levou a uma melhora consideravel do entorno - vejam as novas estações da linha 12 e as mais caçulinhas da 2 Santos Imigrantes, Alto do Ipiranga e em breve Sacomã, Tamanduateí e V. Prudente - ocorreram adensamentos, serviços, pessoas foram morar nas proximidades. Eu imagino o impacto de uma ligação assim nesses bairros que são considerados por muitos como "marginais" ( não no sentido de violência, mas na questão de acesso dificultado...) e que de repente tornam-se passagem para o complexo linhas 9 + 5 ou linha 1 + EMTU ABD , não há como negar que haverá intervenção urbana que trga mais pessoas , novos empreendimentos, faculdades, serviços, etc.

Por isso, hoje, eu acho que revitalização tem muito a ver com uma politica publica de transporte de qualidade. Isso muda radicalmente realidades.

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 18 Set 2009, 16:44

^^ O negócio é espalhar os usuários pelo sistema, através de campanmhas que mostrem que ouitros itinerários também são válidos, desde que não deem voltas e voltas. tnk


Virtus Unita Fortius Agit

:lol: :lol: :lol:

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por HGP » 18 Set 2009, 16:46

AGV escreveu:^^ O negócio é espalhar os usuários pelo sistema, através de campanmhas que mostrem que ouitros itinerários também são válidos, desde que não deem voltas e voltas. tnk


Virtus Unita Fortius Agit

:lol: :lol: :lol:
Por exemplo. Estou na Vila Joaniza da JUB-JAB e resolvo ir para a Clinicas, mas opto por ir para JUB + LInha 9 + Linha 4 e Linha 2. Será que é considerada viagem negativa?? :UH:

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por HGP » 18 Set 2009, 16:48

AGV escreveu:^^ O negócio é espalhar os usuários pelo sistema, através de campanmhas que mostrem que ouitros itinerários também são válidos, desde que não deem voltas e voltas. tnk


Virtus Unita Fortius Agit

:lol: :lol: :lol:
Depois diz que não é erudito, só no latindo.... :P

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 18 Set 2009, 16:57

HGPFILHO escreveu:
AGV escreveu:^^ O negócio é espalhar os usuários pelo sistema, através de campanmhas que mostrem que ouitros itinerários também são válidos, desde que não deem voltas e voltas. tnk


Virtus Unita Fortius Agit

:lol: :lol: :lol:
Por exemplo. Estou na Vila Joaniza da JUB-JAB e resolvo ir para a Clinicas, mas opto por ir para JUB + LInha 9 + Linha 4 e Linha 2. Será que é considerada viagem negativa?? :UH:
Considerando as opções que se tem pelo sistema, acredito que não.
E considerando a volta que o sistema de “viagem ponto a ponto" dos sites do Metrô/CPTM oferecem (pois consideram a viagem por trilhos (ta vendo? rsss)

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 19 Set 2009, 16:10

HGPFILHO escreveu:Como uma nova linha caro Athos, sua proposta realmente deveria ter como trecho prioritário inicial o link JUB-JAB, ajudando a criar novas opçoes para essas pessoas que estão entre a 9 , a 1 e em breve lindeiros da 5. Pode ajudar a jogar gente para a linha 9 e linha 5 ou para a linha 1, sobrecarregando-a ainda um pouco mais, mas ela fará o papel de inumeros onibus que por lá circulam.

A questão que também tem de ser pensada é - após o trecho prioritário, e sendo uma linha de metrô pesada, para onde ela iria ? Ir buscar a linha 2 em Sacomã? Região do Ipiranga? ou fazer uma perna e ir na direção de Diadema e São Bernardo????

Tosqueiras a parte :O , em amarelo há a região lindeira aonde poderia acessar Joaniza e, em vermelho, a região da Pedreira, acessando Campo Grande pela NS. do Sabará, sem considerar as demais regiões.

Agora é quantificar a população das regiões e sub regiões. tnk
Anexos
PEDREIRAcl.JPG

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por Vicente » 21 Set 2009, 09:49

Pedreira/Eldorado também dá acesso pra Diadema e São Bernardo do Campo (a região do Alvarenga).
Por essa área consigo, da minha casa atual, chegar ao autódromo / Grajaú, sem usar as vias principais (Cupecê / Washington Luís / Interlagos).
É uma região muito populosa, mas é área de proteção a mananciais com ocupação consolidada. Ou seja: não deveria haver ninguém por lá, mas já está num ponto em que é inviável desocupar. O que deve ser feito, em minha opinião, é um trabalho urbanístico grande (requalificação urbana, tratamento de esgotos da região, instalação de mais escolas e de hospitais além do Pedreira) e junto com isso, levar um modal de média / alta capacidade para a região, de modo a desafogar o tráfego.
Não podemos nos esquecer de que o caos de mobilidade que vivemos penaliza principalmente quem tem emprego ou estuda longe de sua casa, ou quem mora em áreas extremamente densas, mas próximas. As pessoas chegam a gastar 2h30, 3h pra deslocamento para conseguir ir trabalharou estudar e a mesma coisa pra voltar!!
Eu mesmo sou um desses, pois levo perto de 1h30 a 2h para vir de SBC até aqui o meu trabalho (são +/- 22km). Tenho colegas que moram na ZL (Tatuapé, Vila Matilde, distâncias de 9 a 15 km) que gastam o mesmo tempo.
Qualquer proposta que possa ser benéfica à população e tenha possibilidade técnica e orçamentária é viável de ser enviada à STM, ao meu ver.

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 21 Set 2009, 13:03

^^ Exato!

Mas o pessoal desta região acessaria a estação Campo Grande, no cruzamento da N.S. do Sabará com a Av. Interlagos, através das avenidas locais.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por Vicente » 21 Set 2009, 14:32

Ali pro "miolinho" da Cidade Ademar / Cupecê / Joaniza, isso seria uma verdadeira revolução.
Cara, a proposta simplesmente é capaz de eliminar boa parte dos ônibus que saem do extremo sul pro JAB.
Mas, tenho uma pergunta: será que isso não pode travar JAB?? tnk
Eu conheço bem aquilo no pico da manhã ( e talvez o Francis possa dar uma visão melhor, pois ficava por lá), e sei que já é bem lotado. :UH:

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 21 Set 2009, 14:42

Então, lotado com o pessoal que vem de onibus, ou seja, os passageiros já chegariam em Jabaquara no trem, de certa forma. tnk

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por HGP » 21 Set 2009, 18:50

AGV escreveu:~Então, lotado com o pessoal que vem de onibus, ou seja, os passageiros já chegariam em Jab no trem, de certa forma. tnk

mas você esqueceu que a galera teria que baldear da linha Jab-jub para a linha 1 ou não????

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 21 Set 2009, 19:03

^^ Ou baldear ou, vir direto, se fosse a linha 1 estendida até JUB,lembrando que da L9 para o centro haveria L4, L5 e esta linha.

Seria mais uma forma de acessar o centro e, diretamente as regiões específicas, atendidas pela L1 (por exemplo, São Judas, Praça da Árvore...), relembrando que a L4 em breve já começará a diminuir um pouco o carregamento da L1. tnk


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por Jorge Luis » 21 Set 2009, 19:39

AGV escreveu:Ou baldear ou, vir direto, se fosse a linha 1 estendida até JUB,lembrando que da L9 para o centro haveria L4, L5 e esta linha.
lembrando tambem a linha 17
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 21 Set 2009, 19:59

Jorge Luis escreveu:
AGV escreveu:Ou baldear ou, vir direto, se fosse a linha 1 estendida até JUB,lembrando que da L9 para o centro haveria L4, L5 e esta linha.
lembrando tambem a linha 17


Isso mesmo! Aliás a 2a etapa desta linha poderia sair da estação "V. Campestre" e não de Jabaquara. tnk

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por HGP » 21 Set 2009, 23:19

AGV escreveu:^^ Ou baldear ou, vir direto, se fosse a linha 1 estendida até JUB,lembrando que da L9 para o centro haveria L4, L5 e esta linha.

Seria mais uma forma de acessar o centro e, diretamente as regiões específicas, atendidas pela L1 (por exemplo, São Judas, Praça da Árvore...), relembrando que a L4 em breve já começará a diminuir um pouco o carregamento da L1. tnk

Estender não dá Athos, a linha 1 está saturada , o jeito é baldear mesmo...

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: APRESENTANDO: LINHA "OLIVA/AZUL - METRÔ - SP"

Mensagem não lida por AGV » 22 Set 2009, 12:47

Estender ou baldear, daria na mesma, com relação a carregamento da linha, pois ela chegaria em Jab de qualquer jeito. ;)

A questão de estender ou nova linha pensei na questão da engenharia em sí, envolvida entre, por exemplo, remanejar os trilhos do PAT, e fazer uma estação embaixo, seguindo uma linha direta (Por isto o"L1/OLIVA"), com enlace com o PAT.

O importante é dar um novo conceito de mobilidade à região e entornos entre JAB e JUB, inalcançável por nenhum modal.

Um dado interessante: Entre Interlagos e Jabaquara,leva-se cerca de 60 minutos de ônibus, um pouco menos de carro, sendo que são cerca de 10km entre este bairro e a Estação Jabaquara

(Queria ver é de bicicleta..... :rl: no plano e não respeitando a sinalização é facil........ )

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “OBRAS, PROJETOS, PLANEJAMENTO & INFRA-ESTRUTURA”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes