Linha 8 - Diamante
Moderador: Lipe Andreense
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2532
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Linha 8/B
Em tese, sim. Tecnicamente, a CPTM é responsável pela faixa até Mairinque. Mas é improvável, não há demanda... Pra ABU já achei vazio. Quando visitamos ABU, o Fepasão veio com 7 pessoas no carro, batendo lata quase que até OSA .
O "pós-ABU" é vazio, cara. Não compensa em grana, é gastar dinheiro à toa um trem urbano nos moldes das linhas "daqui de dentro" pra lá . Só valeria a pena, talvez, se operassem uma linha interregional, parando em Mairinque, São Roque e chegando a Sorocaba.
Mas, como disse o Francis (e ele tem conhecimento disso, está lá na CPTM) a prioridade imediata é arrumar o transporte urbano. Não adianta fazermos trens interregionais se ainda temos deficiências nos metropolitanos. Aí, corre-se o risco de não atender bem nem um serviço, nem outro... é uma decisão complicada, em que além dos critérios técnicos, pesam questões de orçamento e até políticas...
O "pós-ABU" é vazio, cara. Não compensa em grana, é gastar dinheiro à toa um trem urbano nos moldes das linhas "daqui de dentro" pra lá . Só valeria a pena, talvez, se operassem uma linha interregional, parando em Mairinque, São Roque e chegando a Sorocaba.
Mas, como disse o Francis (e ele tem conhecimento disso, está lá na CPTM) a prioridade imediata é arrumar o transporte urbano. Não adianta fazermos trens interregionais se ainda temos deficiências nos metropolitanos. Aí, corre-se o risco de não atender bem nem um serviço, nem outro... é uma decisão complicada, em que além dos critérios técnicos, pesam questões de orçamento e até políticas...
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Linha 8/B
Disse tudo, Vicente.
O trecho de ABU só não é suprimido por questões sociais e políticas.
Tecnicamente falando, o trecho ABU - IPV um transporte municipal e de baixa capacidade, e isso é obrigação da prefeitura, não do estado. Trens são para transportar altas demandas, para baixas demandas existem outros modais.
Além disso, a CPTM não opera trens regionais. Pode ser que futuramente, seja este o papel da CPTM, mas não é este o papel hoje.
O trecho de ABU só não é suprimido por questões sociais e políticas.
Tecnicamente falando, o trecho ABU - IPV um transporte municipal e de baixa capacidade, e isso é obrigação da prefeitura, não do estado. Trens são para transportar altas demandas, para baixas demandas existem outros modais.
Além disso, a CPTM não opera trens regionais. Pode ser que futuramente, seja este o papel da CPTM, mas não é este o papel hoje.
Re: Linha 8/B
O mal é que o deputado daqui da cidade (João Caramez) deve encher o saco do pessoal do Palácio do Governo e da STM para extender a linha até Amador. Sabem como é promessa de campanha.
Mas por outro lado, não vendo o lado político mas sim logístico e de importância, a melhoria da região de Amador pode fazer o que aconteceu em Estudantes: melhorias no entorno e adjacencias. O antigo e finado terreno do Cimento Santa Rita pode ser bem aproveitado para um polo industrial ou até mesmo educacional. Amador poderia ganhar com um polo turístico.
O que peca é que a região em si tem seus problemas sociais. Há gangs na região, o que prejudica muito. Sem contar que ainda não há nem posto policial/delegacia, promessa antiga de campanha de muitos prefeitos. E a população da região age como se não estivesse "Nem ai".
Se eu fosse prefeito de Itapevi, aproveitaria o momento da modernização da extensão operacional e criaria uma mini-rodoviaria com ônibus partindo para São Roque e demais localidades no Oeste.
Re: Linha 8/B
Uma coisa que notei na Estação Itapevi é que estão escavando por baixo das plataformas.
Seria algum indício que os acessos serão similares ao que ocorre com a Estação Barueri, ou seja, acesso subterrâneo?
Seria algum indício que os acessos serão similares ao que ocorre com a Estação Barueri, ou seja, acesso subterrâneo?
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2532
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Linha 8/B
Sim, Ligeiro, é verdade. Mas pra isso, a prefeitura precisa agir... Deixar a extensão por deixar, não vale a pena. O negócio é incentivar uma ocupação bem planejada da região, levar emprego, uma estrutura boa pra que a ferrovia seja realmente utilizada como se deve.visitante escreveu:
O mal é que o deputado daqui da cidade (João Caramez) deve encher o saco do pessoal do Palácio do Governo e da STM para extender a linha até Amador. Sabem como é promessa de campanha.
Mas por outro lado, não vendo o lado político mas sim logístico e de importância, a melhoria da região de Amador pode fazer o que aconteceu em Estudantes: melhorias no entorno e adjacencias. O antigo e finado terreno do Cimento Santa Rita pode ser bem aproveitado para um polo industrial ou até mesmo educacional. Amador poderia ganhar com um polo turístico.
O que peca é que a região em si tem seus problemas sociais. Há gangs na região, o que prejudica muito. Sem contar que ainda não há nem posto policial/delegacia, promessa antiga de campanha de muitos prefeitos. E a população da região age como se não estivesse "Nem ai".
Se eu fosse prefeito de Itapevi, aproveitaria o momento da modernização da extensão operacional e criaria uma mini-rodoviaria com ônibus partindo para São Roque e demais localidades no Oeste.
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 577
- Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56
Re: Linha 8/B
Esse assunto foi levantado aqui, por que os foristas do SSC , falavam sobre o trem turistico para São Roque, e não treens regionais,como nosso pessoal e bem informado, dificilmente vai acontecer a não ser que o prefeito de la tenha cacife politico.
Obrigado Francis pelo seus esclarecimento
Obrigado Francis pelo seus esclarecimento
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Linha 8/B
Onde o Fepasão parava foi demolido uma boa parte da plataforma. (na verdade, interromperam a plataforma).visitante escreveu:Uma coisa que notei na Estação Itapevi é que estão escavando por baixo das plataformas.
Seria algum indício que os acessos serão similares ao que ocorre com a Estação Barueri, ou seja, acesso subterrâneo?
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Linha 8/B
Adivinhão . Como enche.visitante escreveu: O mal é que o deputado daqui da cidade (João Caramez) deve encher o saco do pessoal do Palácio do Governo e da STM para extender a linha até Amador.
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Linha 8/B
Jorge, o Expresso vai acontecer sim, e o prefeito de São Roque está bem engajado na questão. Só que ele será em bitola métrica.Jorge Luis escreveu:Esse assunto foi levantado aqui, por que os foristas do SSC , falavam sobre o trem turistico para São Roque, e não treens regionais,como nosso pessoal e bem informado, dificilmente vai acontecer a não ser que o prefeito de la tenha cacife politico.
Obrigado Francis pelo seus esclarecimento
O que não vai acontecer é modernizar a linha e aumentar a bitola, era a isso que me referia.
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2532
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Linha 8/B
Vou olhar pelo lado bom da coisa, Francis: ao menos, se ele está pressionando vocês aí na CPTM e STM, está tentando cumprir uma promessa de campanha...Francis escreveu:Adivinhão . Como enche.visitante escreveu: O mal é que o deputado daqui da cidade (João Caramez) deve encher o saco do pessoal do Palácio do Governo e da STM para extender a linha até Amador.
Mas, como disse antes (e você sabe muito melhor que eu), levar o trem só pra rodar vazio é desperdício. O deputado João (e o prefeito de Itapevi)também tem de trabalhar para a estruturação da região. Aí, ABU pode subir uns degraus na lista de prioridades da STM e CPTM...
Evandro, Ligeiro, e pessoal da ZO: por quê não fazer um abaixo-assinado ou encher a caixa de e-mails do deputado e da prefeitura com sugestões e pedidos de melhorias pra região? Se o cara quer trabalha, cumprir as promessas de campanha, então, vocês devem cobrar...
Re: Linha 8/B
nhé, eu já tinha falado issoRafael Lopes escreveu:Onde o Fepasão parava foi demolido uma boa parte da plataforma. (na verdade, interromperam a plataforma).visitante escreveu:Uma coisa que notei na Estação Itapevi é que estão escavando por baixo das plataformas.
Seria algum indício que os acessos serão similares ao que ocorre com a Estação Barueri, ou seja, acesso subterrâneo?
Re: Linha 8/B
Cara, eu já trabalhei do lado do João Caramez, e presto serviços para um articulador político da região, além de conhecer outros políticos ligados diretamente com a prefeita daqui. E digo com todas as palavras: não adianta.Vicente A.O.Junior escreveu:Vou olhar pelo lado bom da coisa, Francis: ao menos, se ele está pressionando vocês aí na CPTM e STM, está tentando cumprir uma promessa de campanha...Francis escreveu:Adivinhão . Como enche.visitante escreveu: O mal é que o deputado daqui da cidade (João Caramez) deve encher o saco do pessoal do Palácio do Governo e da STM para extender a linha até Amador.
Mas, como disse antes (e você sabe muito melhor que eu), levar o trem só pra rodar vazio é desperdício. O deputado João (e o prefeito de Itapevi)também tem de trabalhar para a estruturação da região. Aí, ABU pode subir uns degraus na lista de prioridades da STM e CPTM...
Evandro, Ligeiro, e pessoal da ZO: por quê não fazer um abaixo-assinado ou encher a caixa de e-mails do deputado e da prefeitura com sugestões e pedidos de melhorias pra região? Se o cara quer trabalha, cumprir as promessas de campanha, então, vocês devem cobrar...
Apenas Evandro, Anderson, o Ligeiro aqui e alguns outros não adiantam. O povão não cobra e não quer cobrar. Sabe por que? Por que o povão sabe que para todo o direito, tem um dever.
Cara, Itapevi tem de tudo para melhorar, mas a própria cidade, o próprio povo (não falo cidadão e explico já) não quer fazer a sua parte. Ao invés de jogarem o lixo no lixo, arrumarem as ruas, deixarem as casas bonitas... meu, pelo que vejam, incentivam o crime aqui nesta cidade. É pixação, lixo nas ruas, desprezo a cidade...
No caso da Extensão Amador - Itapevi, já disse inumeras vezes (até com bom humor no Fepasão Wins News, que preciso revitaliza-lo) que o pessoal não cuida daqueles trens. Puxa, a CPTM deixa de graça lá, e o povo não se une para evitar pingentes, pixadores e vândalos. A estação antiga de Amador Bueno está as moscas lá, e era para a prefeitura cuidar. Nem o povo da região cuida.
Aqui o povão é massa de manobra. Não duvido que umas palavrinhas do João, dizendo que ele que arrumou a Renê Benedito Silva e a Extensão Operacional, além do futuro Ambulatório de Especialidades nos próximos comícios e ele será eleito. Não desmerecendo o trabalho do mesmo, afinal, até que ele faz uma ou outra coisa boa (como ser um dos membros da pasta de transportes da ALESP), mas eu sei como é a peça pessoalmente.
No caso da Prefeitura, é o mesmo caso dos petistas clássicos: tiveram 8 anos para provar que são melhores que qualquer tucano, e até hoje nada. O trânsito está a cada dia pior (graças a Sabesp e a incompetência da secretaria de transportes, que não pensa em indicar via placas rotas alternativas), o pronto socorro sempre é alvo de denúncias, sem contar que ele fica num lugar péssimo, a saúde não é lá aquelas coisas (e o secretário ainda é o que foi acusado de homicídio doloso), enfim.... meu, como podemos mudar a consciência de um povo que elege pessoas assim e deixa relevar?
Re: Linha 8/B
Uma boa é implantar trens expressos nas linhas atuais da CPTM, tal como será feito na linha 10 com o expresso ABC (ai absorveria o grosso da demanda da linha sem a necessidade de ter que construir novas linhas....)Francis escreveu:A titularidade do trecho é da CPTM até Mairinque, depois ainda de São Roque. A ALL passa lá através de concessão federal, assim como a MRS passa em outros trechos da malha, enfim, aquela história que todos sabem.
O Expresso Turístico é um serviço diferenciado que, além de atender um nicho que a RMSP não tinha (turismo ferroviário), traz muitos ganhos para a imagem da empresa. Mas a idéia do Expresso sempre foi oferecer um serviço a mais utilizando o que a CPTM já tem, ou seja, é uma questão de otimização. Agora, construir uma via nova para operar o trem turístico é outra coisa.
Ainda há muito o que fazer com relação a malha metropolitana: substituir os trens antigos, substituir as estações antigas, modernizar via permanente (corrigir raios de curva, retificar traçados, trocar dormentes de madeira por concreto), modernizar rede aérea (implantar rede aérea auto-tensionada), construir novas subestações, implantar nova sinalização... e ainda tem mais coisas além disso.
A prioridade de investimentos sempre será o metropolitano.
Já os trens de longa distancia são os ultimos a virem, após a total modernização e ampliação da oferta dos serviços de trens metropolitanos da grande SP e de mais linhas de metrô.....
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2532
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Linha 8/B
E pelo andar da carruagem, Richter, é isso mesmo que vai acontecer...
Vai se melhorando os metropolitanos comuns, aumentando aos poucos os turísticos...
E eis que pode surgir um inter-regional.
Mas isso é planejamento estratégico da CPTM... e está sujeito a chuvas e trovoadas políticas.
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Linha 8/B
Como disse anteriormente, os trens turísticos são uma otimização de grade ociosa, e trens de longa distância não são de competência da CPTM. A CPTM é metropolitana, e só.Richter30 escreveu:Já os trens de longa distancia são os ultimos a virem
Não sou contra trens de longo percurso, obviamente. Mas é necessário se tirar a expectativa de que a CPTM vá reativar estes trens. Que resurja a FEPASA, mas que não se confunda o papel da CPTM.
Re: Linha 8/B
Boooa. Cara, se resurgir a FEPASA, nem que seja como CPTM-FEPASA (Divisão de Longa Distância), acho que muitos aqui ficariam felizes.Francis escreveu:Como disse anteriormente, os trens turísticos são uma otimização de grade ociosa, e trens de longa distância não são de competência da CPTM. A CPTM é metropolitana, e só.Richter30 escreveu:Já os trens de longa distancia são os ultimos a virem
Não sou contra trens de longo percurso, obviamente. Mas é necessário se tirar a expectativa de que a CPTM vá reativar estes trens. Que resurja a FEPASA, mas que não se confunda o papel da CPTM.
Em tempos, falando nisso e aproveitando a deixa, queria deixar uma sugestão para todos nós pensarmos, sobre o falado e idealizado Expresso do Vinho (São Roque).
Já que não há mais bitola métrica entre Domingos de Moraes e Julio Prestes, poderiam fazer assim:
a) Pegar o trem do Expresso Turístico e deixar ele fazer o Trecho Julio Prestes (ou Luz) até Amador. De Amador, partiria um trem exclusivo que faria o trecho Amador < > São Roque.
b) Apenas deixar o trem Amador < > São Roque, retomar a estação clássica de Amador Bueno ( ou fechar uma parceria com a prefeitura para que ela continue com a manutenção do prédio).
c) Partir um trem a partir de Jurubatuba. O mal é que como é via única, prejudicaria todo o tráfego da linha 9.
d) Partir um trem a partir de Domingos de Moraes. O mal é que não tem plataforma extra para não atrapalhar o tráfego.
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Linha 8/B
Com certeza, eu ficaria felizvisitante escreveu:Boooa. Cara, se resurgir a FEPASA, nem que seja como CPTM-FEPASA (Divisão de Longa Distância), acho que muitos aqui ficariam felizes.
Você tem algum espião aqui na empresa?visitante escreveu: a) Pegar o trem do Expresso Turístico e deixar ele fazer o Trecho Julio Prestes (ou Luz) até Amador. De Amador, partiria um trem exclusivo que faria o trecho Amador < > São Roque.
É essa mesmo a idéia.
Re: Linha 8/B
São opções lógicas Francis. Acho que no quadro que temos, já que nós aqui sabemos muito sobre trens, é o que está no nosso alcance imaginar. E em muitas conversas da turma do TGVBR é o que acaba caindo na roda da conversa.Francis escreveu: Você tem algum espião aqui na empresa?
É essa mesmo a idéia.
Se a idéia for essa mesmo, vou pensar em contribuir com alguma idéia adicional, como criar algum museu ferroviário em Amador por exemplo ou dá um jeito de transformar Amador em um portal turístico para os sítios da região. Isso aí é bom conversar com a prefeitura, e tenho as pessoas certas para isso (ou não )
(Tem horas que me pergunto por que não fiz tecnologo ferroviário para trabalhar aí na CPTM )
--------------
Atualizações:
- A passarela que ligará a Vila Aparecida a região do Pronto Socorro de Itapevi está sendo pré-fabricada em um terreno ao lado do acesso a futura passarela. E já tem algumas partes adiantadas.
- Muitos trechos murados já estão prontos, inclusive na região do Santa Rita.
Re: Linha 8/B
E por quê não faz????visitante escreveu: São opções lógicas Francis. Acho que no quadro que temos, já que nós aqui sabemos muito sobre trens, é o que está no nosso alcance imaginar. E em muitas conversas da turma do TGVBR é o que acaba caindo na roda da conversa.
Se a idéia for essa mesmo, vou pensar em contribuir com alguma idéia adicional, como criar algum museu ferroviário em Amador por exemplo ou dá um jeito de transformar Amador em um portal turístico para os sítios da região. Isso aí é bom conversar com a prefeitura, e tenho as pessoas certas para isso (ou não )
(Tem horas que me pergunto por que não fiz tecnologo ferroviário para trabalhar aí na CPTM )
Nunca é tarde... demorou!
Abs!
Re: Linha 8/B
AGV escreveu:
E por quê não faz????
Nunca é tarde... demorou!
Abs!
Sabe o que é ser preguiçoso? É bem por aí
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante