[Notícia] Primeiros 2100 iniciam revisão e modernização

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 24 Jun 2008, 15:16

Faz muito tempo que não vejo 1100 na linha D.
Imagem


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Mensagem não lida por ArqPaulo » 24 Jun 2008, 16:18

oi Lipe! to curioso!!! teremos mais boas noticias da cptm? voce sabe algum furo de reportagem? :lol: ?? a cptm ta melhorando muito!!!

quanto a esses trens, bem nao conheço tao bem a frota, mas esses trens que estão sendo reformados sao aqueles com "musiquinha" da linha 9?? e o ar condicionad também???gosto deles!

mas tem algo muito importante nisso tudo
é que a linha 10, que fará em breve ligação com a linha 2 do metro em tamanduatei, receberá mais trens.....so' falta reformar as estações!!!

abçs a todos


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 24 Jun 2008, 16:36

O que sei até agora é que a Estação Santo André e todas da linha A vão receber coberturas iguais as da linha F. (ver aqui)

E a Estação Tamanduateí da CPTM, parece que faz parte do projeto do Metrô, mas não sei se ele construirá ou se isso será responsabilidade da CPTM. Acredito que seja do Metrô, pois os mezaninos são totalmente integrados
Imagem


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 24 Jun 2008, 23:29

HGPFILHO escreveu:Bom, os 2100 "roubados" voltam para a D, a 9 fica com todos os 2070??
Hehehe. Roubados eles não foram, já que à época em que eles eram os mais "vistosos" trens da CPTM o interesse era colocar eles na linha também mais vistosa, que é sem dúvida a 9, que recebe atenção infinitamente superior às outras. É provável que a linha 10 fique com todos os 2100, já que não há trens novos já licitados para esta linha (a informação oficial é de que serão adquiridos 10, provavelmente para o Expresso ABC, mas não se sabe quando), e esta frota se encaixa bem nesta linha, pelo desempenho do trem x distância entre estações, além do que a padronização da frota é um importante fator para a qualidade do serviço prestado (todos os trens com o mesmo desempenho, mesmo nº de carros). Já na Linha 9 ele atrapalha, e bastante, além do que o perfil desejado da linha 9 é Metrô, com os 3000, os novos Alstom mais os oito em fabricação (frota de 30 trens), o que eu acho pouco, primeiro porque pelo menos três trens serão reservas, e sempre há manutenções; segundo pela demanda que promete esta linha, que depois de interligada a linha 4, tende a ser das mais movimentadas de todo o sistema metroferroviário de SP, por atender regiões adensadas (Osasco, Santo Amaro e Grajaú) e de grande concentração de empregos (Santo Amaro, Brooklin, Pinheiros).


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 24 Jun 2008, 23:35

lipe_andreense escreveu:E a Estação Tamanduateí da CPTM, parece que faz parte do projeto do Metrô, mas não sei se ele construirá ou se isso será responsabilidade da CPTM. Acredito que seja do Metrô, pois os mezaninos são totalmente integrados
Pinheiros será modernizda, e Tamanduateí será "refeita", ambas pelo Metrô.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 24 Jun 2008, 23:38

lipe_andreense escreveu:Faz muito tempo que não vejo 1100 na linha D
Quinta-feira eu vi dois... Me desculpem os saudosistas, mas dá impressão que a linha está "regredindo" quando vejo eles lá...


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 25 Jun 2008, 00:02

Francis escreveu:Hehehe. Roubados eles não foram, já que à época em que eles eram os mais "vistosos" trens da CPTM o interesse era colocar eles na linha também mais vistosa, que é sem dúvida a 9, que recebe atenção infinitamente superior às outras.
Não estou me refereindo aos primeiro, e sim aos que foram remanejados mais recentemente, com o aumento da demanda
Imagem


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 25 Jun 2008, 00:06

Francis escreveu: Pinheiros será modernizda, e Tamanduateí será "refeita", ambas pelo Metrô.
Obrigado pela informação :)
Imagem


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 25 Jun 2008, 00:32

Francis escreveu:Hehehe. Roubados eles não foram, já que à época em que eles eram os mais "vistosos" trens da CPTM o interesse era colocar eles na linha também mais vistosa, que é sem dúvida a 9, que recebe atenção infinitamente superior às outras. É provável que a linha 10 fique com todos os 2100, já que não há trens novos já licitados para esta linha (a informação oficial é de que serão adquiridos 10, provavelmente para o Expresso ABC, mas não se sabe quando), e esta frota se encaixa bem nesta linha, pelo desempenho do trem x distância entre estações, além do que a padronização da frota é um importante fator para a qualidade do serviço prestado (todos os trens com o mesmo desempenho, mesmo nº de carros). Já na Linha 9 ele atrapalha, e bastante, além do que o perfil desejado da linha 9 é Metrô, com os 3000, os novos Alstom mais os oito em fabricação (frota de 30 trens), o que eu acho pouco, primeiro porque pelo menos três trens serão reservas, e sempre há manutenções; segundo pela demanda que promete esta linha, que depois de interligada a linha 4, tende a ser das mais movimentadas de todo o sistema metroferroviário de SP, por atender regiões adensadas (Osasco, Santo Amaro e Grajaú) e de grande concentração de empregos (Santo Amaro, Brooklin, Pinheiros).
Na verdade, Francis, a frota da Linha 9 será de 38 trens de 4 carros (ou de 19 trens de 8 carros), pois os 8 trens que vão chegar são de 8 carros (e que podem rodar com composições de 4 carros, sendo na prática 16 trens de 4 carros acoplados formando 8 composições). Como os 22 trens (12 Alstom "2070" e 10 Siemenss 3000) que farão parte da frota atual têm 4 carros, poderão fazer duas alternativas:

-19 trens de 8 carros (5 3000, 6 "2070" e 8 XXXX)
-38 trens de 4 carros (10 3000, 12 "2070" e 16 XXX)

Prefiro a segunda alternativa. Nos planos da CPTM (relatório anual de 2006), está a utilização de 19 trens de 8 carros, mas no site da CPTM (que contém informações atuais), fala em composições de 4 carros. Qual é o plano da CPTM, você tem alguma informação, Francis?


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 25 Jun 2008, 02:55

lipe_andreense escreveu:O que sei até agora é que a Estação Santo André e todas da linha A vão receber coberturas iguais as da linha F. (ver aqui)

E a Estação Tamanduateí da CPTM, parece que faz parte do projeto do Metrô, mas não sei se ele construirá ou se isso será responsabilidade da CPTM. Acredito que seja do Metrô, pois os mezaninos são totalmente integrados
Ah, lembrei de mais uma coisa: a passarela da Estação Itapevi vai ser coberta
Imagem


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 25 Jun 2008, 19:40

Tiago Costa escreveu:Na verdade, Francis, a frota da Linha 9 será de 38 trens de 4 carros (ou de 19 trens de 8 carros), pois os 8 trens que vão chegar são de 8 carros
Interessante! Não sabia que estes 8 trens seriam de 8 carros. Sem dúvida, a configuração 38 trens de 4 carros é mais interessante, pois seria possível programar intervalos de 3 minutos, e assim ficaria no padrão metroviário. Não sei muita coisa não, Tiago. Como já te disse, depende muito do secretário e do governador. Quando entrei no Metrô, em 2002, estava tudo certo para a linha 9 ser a Linha 7-Celeste do Metrô e a 11 ser a 6-Laranja (isso era divulgado no site do próprio Metrô, e em folders e CDs da Linha 4-Amarela, que eu tenho). Mas aí o Covas morreu e... tudo mudou! A situação hoje é a seguinte: O ex- Gerente de Operações do Metrô, Mário Fioratti, foi transferido para a CPTM, não sei ao certo qual a função; dois ex-Supervisores Gerais meus (inclusive um deles saiu na foto que vocês tiraram, sentado no trem com o crachá no peito, na inauguração da estação Grajaú), foram promovidos a coordenadores e também foram para a CPTM, para trabalhar na Linha 9 e fazer a transição para metrô - mas não sei se a transição será apenas no "modus operandi" do sistema e da linha, porque (apesar de ter muitos colegas que eu gosto muito lá) tem muita gente na CPTM (assim como no Metrô também) que não consegue se modernizar, fala que trabalha há trinta anos na ferrovia e que sempre foi assim (mas a CPTM só tem 15 anos, então como ele trabalha há 30??? a empresa mudou e ele não percebeu que a Fepasa acabou?), coisas simples como usar um uniforme com a camisa por dentro da calça ou agir quando ver um pedinte, alguém ultrapassando a faixa amarela ou alguém fumando - repare bem, você verá muito disso lá. Se a linha efetivamente passará para a nossa operação, ainda é uma incógnita.
Editado pela última vez por Francis em 04 Jul 2008, 19:06, em um total de 1 vez.


Speedy256k
Conta Suspensa
Mensagens: 68
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Speedy256k » 30 Jun 2008, 10:37

Francis, conte-me mais. O que tem nesse CD ?


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 30 Jun 2008, 22:10

Speedy128k escreveu:Francis, conte-me mais. O que tem nesse CD ?
Era o projeto da linha à época, com informações técnicas e publicitárias. Como os projetos são muito dinâmicos, hoje este CD já está um pouco desatualizado. Existia a estação Três Poderes, a Faria Lima seria deixada para a segunda fase, a linha 11 e a 9 seriam, respectivamente 6 e 7 do Metrô. Num dia que fizermos um encontro do TGV podemos trocar estas informações mais detalhadamente, tenho mais de um deste CD.
Abraço.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 05 Set 2008, 01:35

Já estão rodando?
Se não, quando vão ou a previsão deles voltarem.
Eles vão voltar na linha 9 provisóriamente, para "durar mais", sem nenhum preconceito...
Rodrigo Lopes


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 11 Jan 2009, 21:39

Hoje eu peguei um desses trens !!!!!!! ( o Tiago ficou sabendo quase ao vivo, hehe )

Peguei um 2100 no Brás, a unidade 2128, estava com os paineis de LEDs nos carros das pontas, placa identificadora dos carros em braille e pegamãos com adesivo fluorescente.


Sincereamente esperava mais, o interior não mudou nada, eta estava meio acabadinho em certas partes, e não havia luzes indicadoras de fechamento das portas.

Infelizmente não tinha câmera no momento :(
Imagem


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 11 Jan 2009, 21:45

lipe_andreense escreveu:Hoje eu peguei um desses trens !!!!!!! ( o Tiago ficou sabendo quase ao vivo, hehe )

Peguei um 2100 no Brás, a unidade 2128, estava com os paineis de LEDs nos carros das pontas, placa identificadora dos carros em braille e pegamãos com adesivo fluorescente.


Sincereamente esperava mais, o interior não mudou nada, eta estava meio acabadinho em certas partes, e não havia luzes indicadoras de fechamento das portas.

Infelizmente não tinha câmera no momento :(

Decepcionante. Ficou tanto tempo parada para fazerem nada !!!! :( wll


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 12 Jan 2009, 00:00

bah...que pena...tambem esperava algo a mais neles <_<

Avatar do usuário

L Fernandes
MEMBRO PLENO
Mensagens: 596
Registrado em: 08 Jun 2008, 11:03
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por L Fernandes » 12 Jan 2009, 00:19

Sério, to decepcionado!
Agora só faltam por o adesivo XX trem reformado!
que merda!
E por fora, o que fizeram? pelo menos repintaram ele?


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 12 Jan 2009, 00:24

lipe_andreense escreveu:Hoje eu peguei um desses trens !!!!!!! ( o Tiago ficou sabendo quase ao vivo, hehe )

Peguei um 2100 no Brás, a unidade 2128, estava com os paineis de LEDs nos carros das pontas, placa identificadora dos carros em braille e pegamãos com adesivo fluorescente.


Sincereamente esperava mais, o interior não mudou nada, eta estava meio acabadinho em certas partes, e não havia luzes indicadoras de fechamento das portas.

Infelizmente não tinha câmera no momento :(
Vamos ver se entendi...
Painéis de LED's (Seria aquelas luizinhas que os Milênios teem?)
Placas identificadoras do carro em Braile (Só tem no 2000- 2)
Pegamãos com adesivo fluorescente (Está que nem os onibus de SP)


Outra coisa... se esses painéis de LED's, não forem as luizinhas da porta, seriam o que os 2000- 2 têm para indicar as estações?

Mais 2 perguntas (últimas)
Vão ficar na 10?
e a disposição dos bancos?
Rodrigo Lopes


Autor do tópico
Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 12 Jan 2009, 00:36

Lopes escreveu:Vamos ver se entendi...
Painéis de LED's (Seria aquelas luizinhas que os Milênios teem?)
Não, são painéis como os que existem nos carros dos Metropolis da Linha 5 e nos carros motores dos "2070", que exibem mensagens visuais sobre as estações em que os trens vão parar e o lado de abertura das portas, além de mensagens educativas/instrutivas e o destino dos trens (esse último não tem nos Metropolis da Linha 5).
Lopes escreveu:Placas identificadoras do carro em Braile (Só tem no 2000- 2)
Na verdade, essas placas eu vi nos 4400 e "5550" também. Acho que trens reformados de outras séries também devem ter essas placas.
Lopes escreveu:Pegamãos com adesivo fluorescente (Está que nem os onibus de SP)
Na verdade, os ônibus têm apenas um revestimento amarelado bem forte nos pega-mãos. Eles não brilham no escuro, como os pega-mãos fluorescentes nos trens que os têm.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante