Projetos de transportes são assunto de reunião do COB

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Projetos de transportes são assunto de reunião do COB

Mensagem não lida por Renanfsouza » 02 Dez 2009, 22:30

Projetos de transportes são assunto de reunião do COB

01/12/2009 - 19h16

Representante do Comitê Olímpico Brasileiro se reuniram, na tarde desta terça-feira (01/12), com as autoridades de transporte do estado e do município para discutir o cronograma de obras e intervenções do setor com vistas aos eventos esportivos que o Rio de Janeiro vai receber nos próximos anos. A reunião aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Transportes e contou com a presença do secretário Julio Lopes, do secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, e técnicos do setor.

As autoridades do setor se comprometeram a manter uma agenda de reuniões periódicas com representantes do COB, de forma a manter o comitê organizador das Olimpíadas de 2016 informado de cada fase dos projetos viários e da evolução de cada um deles. Essa prestação periódica de contas está prevista no Caderno de Encargos apresentado ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Os trabalhos iniciados nesta terça também serão aproveitados pela futura ATTO - a Autoridade de Tráfego e Transportes Olímpicos -, que será criada entre os meses de março e abril. Neste primeiro encontro, o secretário municipal apresentou detalhes e prazos da construção do T5, o corredor expresso de ônibus que vai ligar a Barra da Tijuca a Penha.

Alexandre Sansão disse que o Transcarioca, como está sendo chamado, será feito em três etapas. Os dois primeiros lotes, entre Barra e Madureira ficarão prontos até 2012. A extensão até a Penha ficará para 2014. O secretário disse ainda que a prefeitura vai analisar a possibilidade de estender o Transcarioca até o Aeroporto Internacional Tom Jobim.

- Sabemos da necessidade de construir uma estrutura de transportes adequada para atender os passageiros que chegam ao Rio pelo Galeão. E não descartamos a possibilidade de levar o T5 até lá – comentou Sansão, que falou ainda dos planos de reorganização do tráfego de ônibus na Zona Sul do Rio.

O secretário Julio Lopes destacou que o Governo do Estado está trabalhando para construir o metrô para a Barra da Tijuca antes das Olimpíadas. O projeto não faz parte das propostas apresentadas ao COI, mas seria um equipamento a mais para auxiliar no deslocamento dos inúmeros visitantes que a cidade vai receber.

O BRT da Avenida Brasil também não é um encargo olímpico, mas o Governo do Estado e a Prefeitura estão empenhados em construí-lo antes mesmo da Copa de 2014. O secretário explicou que os dois níveis de governo estão negociando a forma de financiamento da obra, que pode ter início em 2010. E disse ainda que os técnicos da secretaria vão desenvolver um estudo ligando o estádio de São Januário ao corredor da Avenida Brasil, de forma a facilitar o deslocamento de torcedores em dias de jogos.

- Temos que aproveitar que o bairro de São Cristovão está passando por um momento de total revitalização, começando com as obras do entorno do Maracanã, para desenhar uma estrutura de trânsito que atenda bem aos milhões de torcedores que vão ao São Januário e irão lá durante os Jogos Olímpicos – comentou Julio Lopes.

O secretário também passou aos representantes do COB detalhes da negociação da renovação do contrato de concessão da SuperVia, o que vai permitir a antecipação das reformas das principais estações de trem do sistema, e disse ainda que está otimista que os novos trens comprados na China comecem a chegar antes do prazo previsto – final de 2010.

O próximo encontro com representantes do COB ficou marcado para daqui a 15 dias. - O que nos deixa tranqüilos e otimistas é o bom entrosamentos entre as esferas de governos envolvidas. Mas não podemos descansar, o COI é rigoroso quanto a metas e prazos, e todo cronograma do que foi prometido tem de ser cumprido. Da nossa parte, vamos trabalhar para deixar tudo pronto com bastante antecedência - disse Alexandre Techima, diretor de Infraestrutura do COB.

---

Fonte: Site da SETRANS/RJ
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante