Hoje, após um breve momento rodando 5500's e 3000's, tem sua frota uniformizada com a série 8000. As unidades 5000 foram baixadas e cortadas, restando apenas alguns carros, que operam atualmente na extensão entre Itapevi e Amador Bueno. Extensão esta, que fora reformada entre 2010 e 2013, recebendo bitola larga, dormentes de concreto e rede aérea auto-compensada.
Excerto extraído de http://www.estacoesferroviarias.com.br
Post original:HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
Acho que faltava tópicos destinados a linha inteira, se referindo a ela em geral.
O que há no fórum é tópicos das estações, acho que deixando algumas dúvidas ou assuntos que há sobre a linha toda.
"Se for detectado pelos moderadores ou demais usuários a sobreposição de tópicos com esse, fica a disposição para ser excluido."
-------------------------------------------------------------------------------------
Outra dúvida.
Será que há ou teve o já se pensa numa modernização do trecho Amador Bueno - Itapevi ou existe um pensamento de desativa - la?
Esse trecho, é como o trecho Ribeirão Pires - Rio Gde. da Serra da linha 10/D, administrado por outra empresa (Tipo MRS;)?